27 julho 2008

Notícias da Semana no Cariri - Coluna Tarso Araújo - Jornal "O Povo".


As Notícias da Semana no Cariri

AR PURO

O Sesc encerrou o projeto Pauta Contemporânea com o show de lançamento do CD Ar Puro, do gaitista carioca Jefferson Gonçalves, no Teatro do Sesc Crato. O projeto se deu no Cariri, desde o último dia 19, com oficinas, conversas, experimentações e apresentações; com toda a programação gratuita.

EDUCAÇÃO
Acontece entre os dias 30 e 1º de agosto o Congresso de Educação do Cariri, em Juazeiro do Norte, Ceará. O evento pretende reunir profissionais da área de educação, psicólogos e psicanalistas de várias cidades nordestinas. Segundo os organizadores do Congresso, mais de 1.500 pessoas, de 120 cidades nordestinas, já estão inscritas no evento. Deste total, 64,7% dos inscritos são do Ceará, 13,3% do Piauí, 12,5% de Pernambuco, 9,8% da Paraíba e os outros 1,4% são da Bahia, Rio Grande do Norte e Alagoas.

EXPOCRATO I
Uma reclamação que vem do movimento estudantil. Durante a Expocrato 2008 não se respeitou o direito à meia entrada nos eventos culturais. Uma lei municipal, aprovada pela Câmara do Crato, não valeu de nada para a empresa que organizou os shows no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti.

EXPOCRATO II
Ventilou-se após a Expocrato que o promotor de Justiça Leitão Moura estaria renunciando à presidência da comissão gestora da exposição. A verdade é que, como é tradição, haverá eleição do novo coordenador da Expocrato 2009. Leitão Moura vai, mais uma vez, colocar seu nome à disposição dos membros da comissão gestora.

ANOTE: QUALIDADE NO TURISMO
Já no final da Expocrato, o Sebrae Crato lançou um programa que tem tudo a ver com a região. O programa Excelência na Qualidade quer capacitar os setores produtivos que têm ligação direta com o turismo. Bares, restaurantes, hotéis e motéis estão entre as empresas que deverão passar por um intenso processo de capacitação. A idéia é acolher bem, atender de forma legal a todos os turistas. O programa já está funcionando em algumas cidades do Cariri, mas deve chegar a todas em breve.

INFÂNCIA
Um programa que deve ser divulgado em todas as emissoras de rádio do Ceará e até do Brasil. É produzido aqui no Ceará, pela ONG Catavento, o programa Sintonia Infância. Com cerce de 10 a 15 minutos, o programa fala do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e das experiências exitosas voltadas para a proteção de crianças e adolescentes. Os direitos devem ser garantidos, é papel da imprensa também colaborar. Aqui no Cariri, a Rádio Araripe AM do Crato transmite o programa todos os domingos.

TEATRO
Grupo teatral Estrelarte, que este ano comemorou 10 anos na estrada, alegrando o Cariri com seu belíssimo trabalho.

PATRIMÔNIO
Praça Siqueira Campos, em Crato, local histórico e que hoje é parte do coração da cidade de Bárbara de Alencar.

FUTEBOL
Empresário Zacarias Silva, presidente do Icasa, em dia de casa cheia. Verdão vai bem na Série C do campeonato brasileiro.

BATE-PAPO

RECLAMAÇÃO
Estudantes dos cursos de Artes Visuais e Teatro, da Universidade Regional do Cariri (Urca) estão fazendo um movimento para que a universidade dê início às aulas do primeiro semestre destes dois cursos. O vestibular foi feito em fevereiro deste ano e até agora as aulas não começaram. Em todos os outros cursos de graduação, as aulas deste semestre tiveram início em 19 de maio.

TURISMO
O turismo religioso em Juazeiro do Norte não pára. Independente do período, mesmo que não esteja acontecendo uma romaria, chegam na terra de padre Cícero pesquisadores e romeiros para ver de perto os locais santos da cidade. O turismo religioso poderia, além de Juazeiro, chegar a outras cidades da região, mas para variar falta iniciativa dos setores públicos e privados para montar uma estratégia que possa acolher mais turistas fora dos períodos das romarias.

FETECC
A Feira de Tecnologia de Calçados (Fetecc) deve movimentar recursos consideráveis agora no mês de agosto. Considerada atualmente uma das mais importantes do setor calçadista. Mostra a força do setor no Cariri.

TRABALHO
Djalma Sobreira Filho, juiz da 1ª Vara do município do Crato, aniversariou este mês de julho. A este colunista, informou que em breve o Crato terá construída sua nova cadeia pública.

2 comentários:

  1. Visitei este site através do site do Demetrius e li o seu perfil. Tenho um blogue de cinema que ajuda a divulgar a sétima arte.

    ResponderExcluir
  2. Amigo dihelson,com relação a meia entrada dos estudantes nas festas da expocrato 2008,que por sinal essa lei é de minha autoria quando da brilhante oportunidade que tive como vereador cratense.existe uma falha gritante por parte das entidades representativas da classe estudantil,tanto na expedição de carteiras, como tambem na fiscalização do cumprimento da lei,os representantes dessas entidades, precisam se fortalecer perante o ministério publico,tendo uma maior transparência nas expedições das carteiras,assumindo um compromisso de só expedir carteira para quem é realmente estudante,o que não vem acontecendo.Pelo lado do não cumprimento da lei é preciso provocar o ministério publico para que o mesmo aplique as sanções cabivéis.Afinal a justiça existe para defender o direito do cidadão.Um abraço do amigo Edson Vilar.(TUTU)

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.