10 julho 2008

Juazeiro - Fórum regional debate sobre defesa social

Conselhos comunitários

Clique para Ampliar

No Fórum, integração dos trabalhos nas comunidades, além de projetos que possam ser implantados e a parceria com a polícia foram debatidas (Foto: Elizângela Santos)

Os projetos de inclusão social, voltados para crianças e adolescentes, foram destacados em Juazeiro

Juazeiro do Norte. Com a finalidade de ampliar o trabalho dos Conselhos Comunitários de Defesa Social (CCDS), na região do Cariri, e unir forças no sentido de integrar socialmente as comunidades e a segurança pública, os participantes dos conselhos de vários municípios da região estiveram reunidos, na manhã de ontem, no I Fórum Regional de Defesa Social.

Os projetos de inclusão social, principalmente voltados para as crianças e os adolescentes, foram destacados pelos participantes do encontro. Atualmente estão em atividade na região 35 CCDS, sendo que 20 deles estão no município de Juazeiro do Norte.

A contribuição desses órgãos com o trabalho da polícia foi destacada pelo delegado da regional da Polícia Civil de Juazeiro do Norte, Marcos Antônio dos Santos.

Um dos seus projetos é estar presente em reuniões de bairros, para que possa ouvir a comunidade sobre as principais questões que podem ser melhoradas, inclusive em casos relacionados à violência.

O articulador regional dos CCDS, Sócrates Luís de Sousa, destaca a importância da participação da comunidade integrada às polícias Civil e Militar além do Corpo de Bombeiros, para que junto possam atuar na defesa da sociedade.

Inclusão

“Só temos a ganhar com essa união”, diz Sócrates. A atuação regional do CCDS tem sido no sentido de trazer, por meio de projeto, os jovens, idosos e, com isso, fazer o policiamento preventivo por meio da inclusão social.

Integrantes das cidades Crato, Juazeiro do Norte, Caririaçu, Jardim, Grangeiro e Barbalha participaram das discussões, além de integrantes da segurança pública.

Projetos de trabalhos comunitários desenvolvidos no Estado desde o período de implantação dos conselhos foram apresentados na cidade de Juazeiro do Norte.

São atuação de voluntários, de acordo com o tenente coronel Erivaldo Gomes, coordenador Estadual de Defesa Social da Secretaria de Segurança Pública, que a cada dia se fortalecem no Estado, por conta da necessidade de se retirar das ruas as crianças e os jovens e reintegrá-las nas escolas e também na comunidade.

Importante

O coordenador ressalta o importante papel do membro do conselho, dentro de um processo de articulação e apoio político, mas com independência de atuação. “O nosso papel na Segurança Pública é estimular os conselheiros”, informou ele.

Gomes ressalta ao longo dos anos a contribuição que tem sido dada por meio desses órgãos no sentido de proporcionar uma nova visão social da segurança pública, oferecendo aos adolescentes formação cidadã, oportunidade de lazer, empreendedorismo e retirando-os das drogas.

De acordo com Erivaldo Gomes, a atuação dos CCDS chega a praticamente todo o Estado. Em algumas cidades os voluntários atuam com mais dinâmica e ele ressalta a importância do estímulo por parte da coordenação geral.

Em Juazeiro, o tenente coronel afirma que a integração com os poderes públicos para apoio nas atividades tem sido de grande importância no sentido de promover uma ampliação dos trabalhos e dar mais força nas atividades. Durante o encontro, foi divulgada uma estatística da polícia nos bairros onde está havendo a atuação dos CCDS.

O documento mostra que houve 57% de redução das ocorrências. Para Sócrates Luís, isso demonstra a importância da população atuar na defesa dos seus direitos e pela sua segurança.

Um documentário sobre o CCDS no Cariri foi apresentado no início dos trabalhos, como forma de realizar um balanço das atividades desenvolvidas ao longo do período de implantação do trabalho. Atualmente, o órgão conta com uma coordenação regional. Entre os temas abordados durante o dia de atividades foi ressaltado o “Papel do CCDS na Segurança Pública”, “A Defesa Social na Sociedade Cearense”. Houve ainda apresentação de projetos, entrega de certificados e condecorações às pessoas que colaboraram com o desenvolvimentos dos conselhos e posse de novos membros.

ENQUETE
Discussão com a comunidade é essencial

Jacilda
Maria dos Santos
42 ANOS
Serviços Gerais
'É importante a gente participar das discussões nos bairros sobre o que pode ser feito pela nossa segurança.'

Francisco Carlos da Silva
35 ANOS
Radialista
'É muito importante na vida da comunidade esse debate em busca do combate à violência, por meio da integração social.'

Cícero Frank
29 ANOS
Sapateiro
'O debate pelos conselhos tem uma importância fundamental. Hoje a segurança está precária, mas esse é o caminho.'

Mais informações:
Centro Comunitário de Defesa Social (CCDS)
Rua São Paulo, 374 - Centro -Juazeiro do Norte- CE
(88) 9221.21 64
(88) 8803.3704

Fonte: Jornal Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.