03 julho 2008

I FAUNA CARIRI: Programação de Hoje, dia 03 de Julho

Programação FAUNA Cariri de Hoje, dia 03 de Julho de 2008

Clique para Ampliar



Exibições às 19h no SESC Crato
ENTRADA LIVRE

Catadores de Pequi
Documentário 20min 2007 Ceará
Direção: Nívea Uchôa e Laerto Xenofonte
Em Jardim, na Floresta Nacional do Araripe – Sítio Cacimbas, catadores de pequi, acampam todos os anos de três a seis meses para juntos fazerem a colheita do pequi. O filme mostra como eles moram, colhem e falam dos valores que o pequi tem para sobrevivência, seu valor medicinal e sua potência.

História de Morar e Demolições
Documentário 54min 2007 São Paulo
Direção: André Costa
Quatro famílias paulistanas estão de mudança. Suas casas foram vendidas para um incorporador imobiliário e serão demolidas. Para fixar as historias guardadas sob esses tetos, os moradores resolvem registrar os objetos, cômodos e recantos preferidos, iniciando videografias domesticas ou contratando uma pequena empresa de vídeo.

Água
Experimental 3min54seg 2007 Bahia
Direção: Lígia Aguiar
É o título da videoarte que aborda principalmente, o desperdício indiscriminado da água por parte da população. Escovar os dentes, lavar pratos, tomar banho e lavar louças, são ações desta natureza que podem fazer toda a diferença. Em poucos minutos o vídeo busca estimular a reflexão e os sentidos, através de imagens expressivas, para obtenção de uso racional de água.

Lembranças da Liberdade
Ficção 1min 30seg 2006 Bahia
Direção: Rafael Jardim
O desabafo de um prisioneiro. A tristeza de uma prisão. As lembranças de uma vida.

A Velha e o Mar
Documentário 13min 2005 Ceará
Direção: Petrus Cariry
Dona Alzira é uma senhora que mora em uma velha ponte marítima abandonada, ela vive sozinha em seu casebre preste a cair, sobrevivendo de sua própria pesca. Dona Alzira revela histórias do passado e do presente.

Coração Raiz
Documentário 9min47seg 2008 Ceará
Direção: Aurora Miranda Leão
No paraíso ecológico da região do Caparão (divisa Espírito Santo-Minas), duas moradoras de Patrimônio da Penha – uma criança e uma idosa), falam com simplicidade e alegria do cuidado com a natureza e do gosto pelo folguedo popular do "boi". O documentário enfatiza a importância da preservação do meio ambiente e os benefícios gerados pela vida saudável.

Vida Maria
Animação 8min 34seg 2006 Ceará
Direção: Márcio Ramos
Maria José, uma menina de 5 anos de idade, é levada a largar os estudos para trabalhar. Enquanto trabalha ela cresce, casa, tem filhos, envelhece.

É tudo mentira (it"s all lie)
Documentário 10min 30seg 2007 Bahia
Direção: João Paulo Saraiva e Jacó Galdino
Documentário que retrata a realidade da cadeia produtiva do camarão em cativeiro, mostrando os impactos sócio-ambientais sobre as comunidades tradicionais. Curta metragem produzido pela comunidade de Caravelas, cidade do interior da Bahia que luta contra a instalação de um mega projeto de Carcinicultura, empreendimento que coloca em risco o mais importante ecossistema do atlântico sul, Abrolhos e sua biodiversidade majestosa e particular a qualquer local do planeta. Filme que proporciona a reflexão sobre o desenvolvimento sustentável das comunidades do mar.


JUAZEIRO

OFICINA

"Cinema Popular"
Dias 03,04 e 05 de Julho
Com Felipe Caixeta /RJ
Horários:9h30min às 12h / 14h às 17h
Local: SESC Juazeiro
GRATUITA

Dia 03

Exibições às 19h no SESC Juazeiro
ENTRADA LIVRE

Humano Mar
Documentário 52min 2006 Rio de Janeiro
Direção:Juliana Loureiro
Filme etnográfico sobre as diferentes artes de pesca praticadas no litoral do estado do Rio de Janeiro. O filme apresenta entrevistas com os pescadores e imagens de suas atividades produtivas, assim como o cotidiano do mar. O elemento inovador desse novo documentário é a participação dos pescadores como cinegrafistas. Após treinamentos nas oficinas ministradas pelos profissionais da equipe, os pescadores se habilitaram para nos revelar sob suas próprias óticas o q eu acontece em alto mar.

Júnior
Documentário 12min 2005 Rio de Janeiro
Direção: Josef Christian Steinhauser e Priscila Botto
Fevereiro de 2005, uma pequena e simpática montanha de nome "Junior" é conquistada no norte do Espírito Santo. Impressionados com a beleza do lugar e com o grande potencial para o turismo de aventura e ecoturismo os escaladores do filme denunciam a ação devastadora das mineradoras de granito e a utilização irresponsável dos recursos naturais da área.

O Espírito d'o Pão
Experimental 12min 2007 Ceará
Direção: Marcley de Aquino
Em fins do século XIX, o movimento artístico-literário Padaria Espiritual fomentou o ambiente cultural da cidade de Fortaleza. Ao apresentar de forma pouco usual fragmentos do jornal O Pão, periódico editado pelos sócios da Padaria, o curta metragem O Espírito d'O Pão atualiza o pensamento desse movimento, criando verdadeiros poemas visuais.

Lembra-te do dia de sábado
Documentário 13min16seg 2007 Rio de Janeiro
Direção: Ana Carolina Berto, Diego Crespo, Eric Meireles, Hugo Meireles, Quívia Moreira, Saullo de Oliveira. Imensidão azul rompendo portas, invadindo canções, levando infâncias e memórias com a fome de um moinho. Areia, escombros, olhos, beleza.

O Homem que não podia responder por sua própria existência
Documentário 10min 2006 Espírito Santo
Direção: Gui Castor
Uma alusão a condição atual dos ameríndios.

Malabares
Documentário 10min 2007 Rio de Janeiro
Direção: Maithê Lorena, Secy Jannuzzi
No picadeiro de asfalto, viver ou sobreviver? O documentário investiga o comportamento, o conhecimento, a cultura, os pensamentos e os pontos de vista de um grupo de 5 jovens malabaristas que, embora oriundos de paises e classes sociais distintas, conseguem formar uma sociedade única, com seus próprios anseios, sonhos, objetivos e costumes, e nos permite entender suas atitudes e modo de ser, bem como sua luta na busca de um futuro mais promissor. Possibilita a reflexão, o alerta, o debate e, porque não, a formulação de propostas para algumas questões sociais, até hoje sem resposta.

Identidades em Trânsito
Documentário 19min 2007 Ceará
Direção: Daniele Ellery e Márcio Câmara
Trata das experiências de vida de duas gerações de estudantes de Guiné-Bissau e Cabo Verde formados em diversas universidades brasileiras. O filme aborda as expectativas e a adaptação no Brasil, o retorno desses estudantes aos seus paises de origem, considerando a re-inserção na família, na sociedade, no trabalho, revelando uma imagem do Brasil aos olhos da África.


Enviado por: Tânia Peixoto
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.