21 junho 2008

SOBRE O SACI E OUTROS MITOS

Tudo bem, que seja o Saci, a quem tanto admiro e tenho na minha imaginação. Nada contra. Mas porque não lançamos uma campanha que unifique o país através de um mito nordestino-universal? Caipora. Mula. Saci...

Façamos um estudo e um grande plebiscito nacional, envolvendo escolas e comunidades. O Saci ocorre mais no Sudeste. Não podemos "lobatoralizar" a identidade nacional, mesmo considerando a contribuição do grande Monteiro.

Para nós a Caipora seria mais interessante. Perguntem aos sertanejos que vivem "o" sertão e "no" nordeste. Eles viram a Caipora, talvez jamais o Saci.

Sou contra a uniformização pelo modelo das regiões ricas (economicamente). Sou a favor do diálogo e da decisão coletiva.

SACI SIM. CAIPORA SIM. MULA-SEM-CABEÇA SIM. POVO SIM.

Meu voto é para a Caipora. Pés para trás, pode ser comparada à maestria enganadora dos dribles de Garrincha e ou identificar a malandragem dos pés para o sucesso no futebol.

Ainda a respeito: sou contra o dia do Saci. Por que o Saci? Por que não outro mito? Por que não um dia para todos eles, tendo em vista a pluridade cultural do Brasil? Por que os paulistas sempre têm que vir com suas bandeiras e entradas e nós, índios, temos que atender e aplaudir a suas carochinhas midiáticas?

Não podemos desconsiderar/desrespeitar as manifestações culturais de outras regiões.

Quem computará meu voto?


Um abraço.

Cacá Araújo
Presidente da Fundação do Folclore Mestre Eloi
Dramaturgo
Ator
Professor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.