29 junho 2008

Notícias do Cariri - Jornal O POVO - Edição de hoje, 29 de Junho de 2008


As Notícias da Semana

MEIO AMBIENTE

O advogado Márcio Correia de Oliveira Júnior, da comissão de meio ambiente da OAB Crato vem realizando bom trabalho no setor. O meio ambiente do Cariri, e em especial do Crato, merece atenção especial da OAB. Mais ainda, quando sabemos dos problemas que acontecem com as nascentes no Município.

GREVE NO PSF
Continua a greve dos profissionais do Programa Saúde da Família, no Crato. Reivindicam melhores salários e afirmam que recebem os menores salários do triângulo Crajubar. A secretária da saúde Nizete Tavares contesta os grevistas. Para ela, não há a defasagem salarial apontada pela categoria.

RETORNO
Dom Fernando Panico retorna da Europa e Canadá, onde representou a Igreja Católica em congresso eucarístico internacional.

PARA PENSAR...
Tudo bem que a nova lei de trânsito em muito contribuiu para a melhoria do setor em muitos municípios. Mas, dá a sensação que criou um monstrengo chamado Demutran. Os departamentos municipais de trânsito podem, em alguns casos, se tornarem num verdadeiro balcão de multas.

INQUÉRITO
O promotor Ythalo Frota abriu inquérito civil público contra a Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte. Motivo: quer saber como se deram as licitações para realização do Juaforró 2008. Detalhe: o processo se dará em sigilo por conta do período pré-eleitoral.

E AGORA, TUCANOS?
Uma pergunta que será respondida hoje. A convenção do PSDB de Juazeiro do Norte irá definir candidato do partido nas eleições municipais deste ano. Manoel Salviano e Raimundo Macedo na disputa. Só Deus sabe esse resultado.

ÁGUAS
Uma boa novidade para os cratenses. Numa parceria com Centec, a Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato (Saaec) fez um exame das águas que são fornecidas aos cratenses. Os exames atestaram a boa qualidade da água do Crato, consumida por milhares de pessoas diariamente.


ANOTE

Precisamos de projetos
As eleições municipais deverão monopolizar os debates e as páginas de jornais, revistas e noticiários de emissoras de rádio e televisão. A Região do Cariri que vive esse momento com muita efervescência, mais do que campanhas de baixo nível e besteirol, os cidadãos esperam propostas exeqüíveis e compromissos que possam ser cumpridos pelos candidatos eleitos. Que os políticos apresentem suas idéias e deixem os ataques pessoais na vala do esquecimento.

MOVIMENTAÇÃO
A Expocrato 2008 será um dos bons acontecimentos deste início do segundo semestre. Tradicionalmente, a terra de Frei Carlos Maria de Ferrara receberá milhares de pessoas durante os oito dias da exposição. Hotéis, pensões, bares, restaurantes, lojas, uma intensa movimentação do comércio. Momento para o Crato aglutinar renda e gerar empregos.

EXPOCRATO
Retornou ao Cariri esta semana Leitão Moura, presidente da comissão gestora da Expocrato. Fica agora até terminar a exposição, coordenando de perto, cada passo da 57ª Expocrato.

BAIXA, QUE É NA FAIXA!
Enquanto pelas festas de São João no Ceará o hit do momento espalha sutis refrões como "chupa, que é de uva" ou "senta, que é de menta", Os Cabinha chegam fazendo rock - e algum estardalhaço. Antes mesmo de ganhar forma física, seu primeiro CD já está disponível para download no Overmundo (http://overmundo.com.br/overblog/baixa-que-e-na-faixa) e no site Trama Virtual (http://www.tramavirtual.com.br/os_cabinha). Mas o que pode haver de tão novo em mais um quinteto que faz referências aos grandes nomes do rock mundial? A resposta está na certidão de nascimento: Os Cabinha, banda de iniciação musical da Fundação Casa Grande (escola de gestão cultural localizada em Nova Olinda, Cariri cearense), é formada por meninos entre nove e 11 anos. Rodrigo Alves, Renê Nascimento, José Wilson, Arthur Diniz e Iêdo Lopes, são os astros de shows pouco ortodoxos, em que empunham guitarras e contra-baixos de madeira, acompanhados de percussão feita de lata. E que se diga: instrumentos construídos por eles.

MÚSICA
Dentro do projeto Sonora Brasil realizado no Sesc acontecerá apresentação da Orquestra de Música do Estado de Mato Grosso. No Teatro Salviano Arraes Saraiva, em Crato, no dia 5 de julho às 20 horas. Imperdível.

OLIMPÍADA
A Escola de Ensino Médio Joaquim Valdevino de Brito, no distrito de Ponta da Serra, está promovendo as Olimpíadas de língua portuguesa "Escrevendo o Futuro". Irão trabalhar também o tema "O Lugar Onde Vivo" e debaterão polêmicas como "Município de Ponta da Serra "sonho ou realidade? ; "A relação sexual precoce, riscos e conseqüências" "Como atuar em relação à venda de bebidas alcoólicas" e permissão de jogos para menores?", "É possível diminuir a poluição sonora em nossa comunidade?" Dentro desse contexto Os alunos realizarão pesquisas e debates sobre os temas com o objetivo de escrever um artigo opinativo e concorrer a prêmios.

Por: Tarso Araújo - Jornal "O Povo"
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.