04 junho 2008

Hoje, Centro Cultural Banco do Nordeste-Cariri comemora dois anos de existência, com shows de Moraes Moreira, Projeto Criolina e Dr. Raiz

Programação especial de aniversário acontece amanhã (quinta-feira, 5), a partir das 19h, no evento de abertura da 8ª EXPROAF - Exposição de Produtos da Agricultura Familiar, no Parque de Exposições do Crato . FORTALEZA, 04.06.2008 - O Centro Cultural Banco do Nordeste-Cariri - sediado em Juazeiro do Norte, no sul do Ceará - comemora dois anos de existência, com uma programação especial que inclui shows do cantor e compositor baiano Moraes Moreira, do Projeto Criolina (dupla formada pelos cantores e compositores maranhenses Alê Muniz e Luciana Simões) e da banda caririense Dr. Raiz.

A programação comemorativa ao segundo aniversário do CCBNB-Cariri acontece amanhã (quinta-feira, 5), a partir das 19 horas, no evento de abertura da 8ª EXPROAF - Exposição de Produtos da Agricultura Familiar, no Parque de Exposições do Crato (Praça Filemon Teles, s/n), município caririense vizinho a Juazeiro do Norte.

Às 19h, o show da banda Dr. Raiz abre a programação, seguida dos maranhenses do Projeto Criolina, às 20h15. Moraes Moreira encerra a festa cidadã, subindo ao palco às 21h30, para apresentar o show intitulado "A história dos Novos Baianos e outros versos".

Dr. Raiz (às 19h)

Originário do Cariri, região situada ao sul do Ceará, o Dr. Raiz vem deste 1998 desenvolvendo um trabalho de identidade, onde sua musicalidade passeia por manifestações musicais nordestinas, sejam de tradição oral, ou mesmo as que fazem parte do cancioneiro popular brasileiro - construindo, assim, sua autenticidade a partir da leitura e releitura de seu regionalismo. Nesse show especial para o aniversário do Centro Cultural Banco do Nordeste-Cariri, na abertura da 8ª EXPROAF, o Dr. Raiz leva aos palcos a magia dos reisados, o ritmo das bandas cabaçais e uma forte e empolgante dose do que há de melhor em nossa música, como o forró pé-de-serra, o maracatu, o coco, a embolada e a cantoria.

Projeto Criolina (às 20h15)

O Projeto Criolina nasceu do encontro dos artistas maranhenses Alê Muniz e Luciana Simões. Com os pés nos terreiros e as antenas no mundo moderno, criam canções cuja sonoridade mistura tambores ao drum & bass e evoca o suingue da África-Brasil em diversos gêneros. "Criolina é a leitura do Nordeste contemporâneo, um Nordeste de retalhos furta-cores, de tambores, computadores, cuícas e amplificadores, brincando na mesma avenida", afirma a cantora e compositora Luciana Simões. "Criolina é um grito brasileiro, nordestino, maranhense, na multidão; um confete no asfalto, a nossa bandeira de chita", diz Alê Muniz.

Moraes Moreira: A história dos Novos Baianos e outros versos (às 21h30)

Aos 60 anos, Moraes Moreira está longe de pensar em aposentadoria. Na abertura da 8ª EXPROAF, ele apresenta o show inspirado no livro que escreveu: "A história dos Novos Baianos e outros versos". Cantando e contando histórias, Moraes Moreira mergulha em seu passado e revela passagens de sua atuação no cenário musical nestes 40 anos de estrada, seja como participante dos Novos Baianos ou em carreira solo. Músicas como Preta Pretinha, Mistério do Planeta, Brasil Pandeiro e A Menina Dança, entre outras, que compõem o repertório dos Novos Baianos, estão na trilha sonora deste show, além de canções que marcaram a sua carreira-solo como Pombo Correio, Festa do Interior, Lá vem o Brasil Descendo a Ladeira, Meninas do Brasil, Sintonia e algumas inéditas.

Balanço da atuação no Cariri

Nesses dois anos de atividade, o Centro Cultural Banco do Nordeste-Cariri atingiu um público de 414.537 pessoas, sendo que 223.440 pessoas somente nesse segundo ano de funcionamento (17% acima do primeiro ano), que acompanharam mais de 1.300 eventos artístico-culturais realizados. Nos últimos doze meses, foram 768 eventos diferentes, sendo que 149 desse total foram realizados em outras 10 cidades da região (Crato, Nova Olinda, Barbalha, Caririaçu, Brejo Santo, Milagres, Assaré, Mauriti, Campos Sales e Antonina do Norte), demonstrando o caráter regional da atuação do Centro Cultural Banco do Nordeste no Cariri. Além da formação de platéia, o CCBNB-Cariri atua também na formação artística, na inclusão digital e ações educativas junto às escolas de primeiro e segundo grau. Através de uma programação diária, gratuita e diversificada, e com a ajuda de diversos parceiros institucionais da região, o CCBNB-Cariri procura democratizar o usufruto de bens culturais e contribuir para uma maior conscientização do valor da nossa identidade cultural nordestina.


Enviado por Luciano Sá, acessor de imprensa no CCBN
.

Um comentário:

  1. imagens lindas! Fiz postagem nova apareça por lá, seus comentários são importantes e inteligentes.Um beijo do sul

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.