29 maio 2008

PRODUTORES CULTURAIS É A VEZ DA FOTOGRAFIA

Olhaí pessoal desculpe. Já muita conversa pode ter ocorrido, mas eu estou desgarrado aqui no sopé do corcovado. De qualquer modo continuo num pé de serra. Acontece que acompanho o blog de fotografias do Cariri e no último ano vejo sucessivas amostras da fotografia do Pachelly. Não é brincadeira não . O Pachelly não julgo pelo relativo de muitos talentos que vejo também por aí. Não se trata de julgar um ranking para o nosso talento, pois isso é impossível. Os nossos fotógrafos são verdadeiros universos, não os cito, pois qualquer não citado poderia ser prejudicado em seu próprio universo. O que chamo atenção para os produtores culturais do cariri é da necessidade de promover uma exposição do Pachelly, escolham e vejam que de tão forte a fotografia da região muitos grandes eventos iguais irão entrar na agenda cultural da região.

Então, vamos conversar com o PACHELLY JAMACARU. Arrumem um espaço, iluminem, façam convites, convoquem nossas escolas da região. Eis um grande fosso educacional do nosso Ceará: na falta de grandes eventos culturais e eventos formais e organizados, a nossa criançada e adolescência fica à margem do mundo moderno. Não caiam no besteirol da ferramenta, como imagina sejam a informática. O conteúdo da alma humana é o norte da civilização e isso se faz pela cultura.

Vamos promover uma exposição do Pachally, abrir espaço para as escolas. Senhores prefeitos, aproveitem a oferta de cultura e providenciem transporte e lanche para os alunos irem a tais eventos, isso é um dos segredos do mundo civilizado.

4 comentários:

  1. Eu já publiquei uma vez, e aqui falo novamente:

    O Pachelly Jamacaru é o melhor fotógafo do Cariri, o de mais alta sensibilidade para a arte fotográfica, que "saca" o melhor ângulo de se realizar uma foto, fotometria, etc.

    Tem umas pessoas aqui no Ceará roubando a cena, ficando famosas com fotos de porcaria que nem eu que sou principiante, faria. Ultimamente é só o que tenho visto. Fotos ruins, nada de mais, e vejo essas pessoas endeusadas...horrível!

    O Pachelly está pra mim como um grande mestre que ele é. O que eu não daria pra ter o olhar fotográfico dele...

    Acontece que ele é um cara humilde, alheio a badalações, fez recentemente uma exposição no SESC, e os fotógrafos da cidade nem foram ver, acho que por INVEJA mesmo, porque sabem que não chegam nem no rastro de onde o Pachelly passa...

    É um gigante da fotografia. Um mestre que sempre que posso, procuro aprender com ele.

    Precisamos mesmo ajudar a realizar e a propagar o trabalho do Pachelly mundo afora. Ele recebeu menção honrosa da revista Fotografe Melhor, a mais conceituada do país não é por outra coisa não: É Qualidade mesmo!

    Abraços,

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  2. Foi maravilhosa essa materia postada por José do Vale. As fotos do Pachelly são fantastica e eu tinha muita vontade de fazer uma amostra no centro cultural do cariri, mais sempre(não sei porque) achava que ele não gostária, agora vou passar um e-mail para José do Vale para me ajudar a mostrar esse grande artista.
    Abraços,
    Mônica Araripe

    ResponderExcluir
  3. Prezado José do Vale,

    esta sua postagem veio mesmo no momento certo, pois desde algum tempo, ao ver as fotografias do Pachelly, me mostradas através do Dihelson, eu fiquei super empolgada para tentar viabilizar uma exposição fotográfica do pachelly, mas imaginei que ele fazia isso por mero hobby e não gostasse de exposições, sendo assim de um certo difícil acesso.

    Pois bem, eu gostaria de entrar em contato através do seu e-mail para vermos como poderíamos tornar real essa exposição do nosso artista. Eu tenho muito acesso a talvez tornar isso possível e acho muito justo que isso aconteça, desde que o Pachelly concorde em nos brindar com suas belas fotografias que eu amo tanto também. Passa-me o teu e-mail para conversarmos melhor.

    Um abraço,

    Mônica Araripe.

    ResponderExcluir
  4. Gente, obrigado pelas palavras e considerações. Muito obrigado! Entende-se que quando o Zé fala em Pachelly, na verdade ele vai além da sua admiração em particular pelo trabalho que desenvolvo e demonstra sensivelmente sua preocupação com todos os artistas de todos os segmentos, que de uma forma ou de outra, são expressões e testemunhos de quão rica é a nossa cidade e região e de que existem muito expoentes em potencial por aqui. Trabalhos que precisam de incentivo, apoio moral e logístico.

    Dihelson, a admiração é recíproca, em grau e gênero!

    Mônica, não tenha receio, o meu trabalho passará a ser do público quanto mais ao público for levado, educativamente, culturalmente, e mesmo, a título de incentivo para que estudantes, crianças, cidadãos cratenses, vejam nas artes, alternativas para driblarem as adversidades e tomarem gosto por atividades saudáveis. Quando quiser, será um prazer!
    Abraço a todos.

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.