04 maio 2008

Hoje no DN - Velha estação se transformou em Centro Cultural no Crato


"Uma notícia que para quem mora no Crato, já sabe há muito tempo, mas saiu hoje no Jornal "Diário do Nordeste" num estudo sobre as estações ferroviárias do Ceará"

Crato. Este município foi uma das poucas cidades do Ceará que restaurou o parque ferroviário da Rede Viação Cearense (RVC) transformada depois em Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima (Rffsa). A Prefeitura comprou os imóveis e, em convênio com o governo do Estado, teve projeto de autoria do arquiteto José Sales, da Universidade Federal do Ceará (UFC), como parte do Plano de Requalificação Urbana da Cidade.

O edifício da Estação Crato foi transformado em um Centro de Referência Turística. Na Casa do Agente funciona a Secretaria de Cultura do Município. A velha estação é Centro Cultural do Araripe com espaço para exposições de arte. Nos alojamentos foi instalado o Centro de Inclusão Digital. No espaço do antigo parque de manobras foi construída extensa praça com 350 metros.

No restante da área, que estava sendo utilizada como depósito de lixo, está em conclusão o restaurante popular que deve ser inaugurado ainda este ano. Hoje, o Centro Cultural do Araripe, segundo a secretária de Cultura do município, Daniella Esmeraldo, é um ponto de referência da cultura do Crato e do Cariri. O complexo cultural cumpre uma proposta de cunho educativo.

Com a desativação dos trens em 1989 e a conseqüente perda da função original do patrimônio arquitetônico foi praticamente abandonado. No Crato, por exemplo, a velha estação de passageiros estava servindo de abrigo para marginais.

Fonte: Jornal Diário do Nordeste.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.