29 maio 2008

E o Crato Nada - Que Falta Faz uma Rádio - Ricardo Sobreira

Como Brasileiro de modo geral também gosto de futebol e daqui de Fortaleza vejo o futebol cearense ocupar cada vez mais espaços no cenário esportivo brasileiro. Quando ainda morava no Crato, em primeiro lugar torcíamos pelos clubes do Rio de Janeiro e em segundo plano apreciávamos os clubes alencarinos. Hoje, já bem maduro e mais consciente, vivencio o contrário, prestigiando os clubes do nosso estado, no meu caso o Fortaleza, mas colocando no mesmo pé de igualdade o nosso Crato Esporte Clube, que como o Icasa pode também fazer bonito no campeonato cearense e quem sabe uma terceira divisão ou mais.

Ontem (27.05), o Crato jogou em seus domínios, no nosso bonito Mirandão contra o Itapajé. Bem antes da partida iniciar pensei, como um bom cratense que valoriza as coisas da terra, assistir ao jogo pelo rádio, porém conclui que nenhuma emissora da capital retransmitiria a partida. Aí veio a idéia de verificar se a internet, esse meio de comunicação que cada dia nos torna mais dependentes no tocante a comunicação, teria alguma forma de manter-me informado do andamento do jogo. Fiz, primeiramente, como ocorre com maioria do internáutas uma pesquisa no site www.radios.com.br , para ver se já tinha alguma rádio do Crato, a nossa capital cearense da cultura, na internet, mas para minha infelicidade, o nome do Crato nem de longe aparecia no rol das emissoras ciberneticas. Daí veio-me a Idéia de pesquisar a cidade de Itapajé, adversário do nosso time, mas encontrei somente uma radio FM e normalmente essas emissoras não transmitem jogos como constatei. Faltavam ainda investigar duas opções: uma possível rádio de Barbalha cujo time estava jogando no mesmo horário e eu teria alguma informação do jogo do Mirandão e uma segunda opção que seria uma radio de Juazeiro, que mesmo sem ter um time na segunda divisão poderia assim mesmo transmitir o espetáculo esportivo. Pois não é que deu certo. A verde vale AM , já conhecida na internet , tava lá mandando seu sinal direto do estádio cratense e por outro lado para minha surpresa encontrei a rádio Cetama de Barbalha transmitindo a todo vapor, e com um site de fazer inveja a muitas emissoras, o seu jogo dirteto do Inaldão.

Daí veio aquela sensação de filho abandonado cujo pai não tem o menor interesse em apóia-lo na vida. Como podemos enxergar o Crato como capital da cultura que tem duas emissora de radio AM e nenhuma delas se quer possui transmissão na internet muito menos um site que mostre a história do radio cratense? Sei que a Radio Princesa FM está presente na net já algum tempo, mas o seu site deixa muito a desejar e ainda não saiu da fase "site em construção".
Fico indignado, quando vejo no site citado acima, que abriga as melhores rádios do Brasil ,uma porção de cidades cearenses, com todo respeito, até de pouca expressão na cultura , como em população, em rede de ensino etc., com suas emissoras brilhando no cyber espaço e o Crato nada. Quero aproveitar a oportuniade para registrar a minha insatisfação e mandar um recado para os diretores da Radio Educadora e Radio Araripe: Nós cratenses espalhados pelo Brasil e quem sabe até pelo mundo sentimos muito a falta dessa comunicação e sempre ansiamos estar em contato com a notícia da nossa terra. Pode nao ter até nenhum retorno financeiro colocando uma emissora na internet mas o alcance social sem dúvida será de grande valia.

Vejam quem já está na net:
Aracati( 2 ), Baixio( 1 ), Barbalha( 1 ), Baturité( 1 ), Boa Viagem( 3 ), Canindé( 2 ), Caridade( 1 ), Carnaubal( 1 ), Cedro( 1 ),Caucaia ( 1 ), Fortaleza( 15 ), Guaraciaba do Norte( 1 ), Icó( 1 ), Iguatu( 2 ), Ipu(1 ), Itapajé( 1 ), Itapipoca( 2 ), Juazeiro( 2 ), Milagres( 1), Mombaça( 1), Nova Floresta( 1), Pacatuba( 1 ), Pedra Branca( 1 ), Quixeramobim( 1), Santana do Cariri( 1), São Benedito( 1), Sobral( 4 ) , Solonópoles ( 1 )

Obrigado.
Ricardo Sobreira

Nota:

Prezado Ricardo:
No Ano passado, eu fiz um contrato com a Rádio Educadora do Cariri, a partir de agosto de 2007, em parceria com o Francisco Filho, que era diretor da Rádio Pe. Cícero de Juazeiro. Eu manteria a Rádio Educadora do Cariri no ar na internet, o que cumpri com minha obrigação de agosto de 2007 até janeiro de 2008. Infelizmente, nunca consegui receber um só pagamento por esses trabalhos. Telefonemas foram feitos, promessas de pagamento, mas dinheiro até agora...nada !

Então, no final de janeiro de 2008, eu interrompi os serviços deles, mantendo apenas ocasionalmente, porque acredito que não há o menor sentido em que eu, um cidadão comum, venha a PAGAR do meu bolso para a Diocese do Crato manter a Rádio Educadora na Internet.

Coloco-me interamente à disposição dos responsáveis pela Rádio Educadora do Cariri para efetuarem o pagamento dos meses em atraso, e tão logo isso for feito, os serviços de internet se normalizarão. Desejo apenas que justiça seja feita, e que a direção da Rádio Educadora dê bom exemplo de integridade.

Dihelson Mendonça

4 comentários:

  1. se for para ter aquelas radios forrozeiras chatas, é melhor não ter nenhuma.
    obrigado

    ResponderExcluir
  2. Nesse caso Dihelson, duas loucuras:
    1 - Colocar a Educadora no ar com aquela "bela programação'
    2 - Esperar que eles paguem. Agora deve 1 real em alguma instituição Padre Ibiapina pra tu ver!

    ResponderExcluir
  3. AMILTON SILVA, Comentarista Esportivo responde:


    Caro Dihelson, respondendo ao torcedor cratense residente em Fortaleza, infelizmente conforme ele comprovou,nao existe nenhuma emissora no Crato transmitindo via internet o nosso
    futebol,porem, a Radio Vale FM de Juazeiro do Norte, vem transmitindo os jogos do Crato,por sinal, uma das melhores equipes esportivas do estado do Ceara, não dexando a desejar.
    Digo isso com uma experiencia de radio escuta com mais de 40
    anos.Considero a equipe citada uma das melhores do nordeste,
    eles tem tres grandes narradores e otimos reporteres de campo, so falta um comentarista.
    Amanha eles transmitirão a partida Barbalha X Crato às 16h no inaldão em Barbalha.
    Vale conferir e comprovar. Não tenho nenhum interesse de divulgar qualquer emissora de rádio,porem,é bom o amigo Ricardo
    Sobreira conferir.

    Um grande abraço e vamos torcer por mais uma vitoria do Crato

    Amilton Silva.

    ResponderExcluir
  4. Para quem quiser acessar a radio vale FM o endereço é:www.valeesportes.com.br

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.