28 maio 2008

Carta do Leitor - Sítio Caldeirão em DESCASO - Por: Alex Nunes

Boa Tarde,

Venho aqui comunicar à quem interessar que, estando eu em visita ao Sítio Caldeirão, no municípío do Crato, constatei que o mesmo encontra-se totalmente esquecido pelo poder público. Começando pela estrada de acesso: está em péssimas condições de tráfego, devido as últimas chuvas caídas aqui na região, pois o mato está tomando quase todos os trechos, ao longo de toda a estrada, desde a Bréa até o Sítio Caldeirão, como também apresenta muitos buracos e valas bem profundas. Chegando ao próprio Caldeirão, outra calamidade: As paredes laterais da Igreja (um dos poucos bens históricos que o Crato ainda possui) encontra-se com sérias infiltrações, desde o telhado até o chão, onde já ocorreu a queda de grande parte do reboco e os tijolos das paredes estão em fase de decomposição natural, devido a sua idade, provavelmente. Ainda percebí que existem alguns focos de cupins na madeira do telhado.
Outro agravante é que as duas últimas paredes existentes da cozinha da casa do morador do lugar já não existem mais, a chuva demoliu tudo: eles estão fazendo suas refeições ao ar livre!
É realmente lamentável que isto esteja ocorrendo com o último vestígio da nossa história.

Alex. Nunes
, Arquiteto & Urbanista


Um comentário:

  1. Parabéns ao Alex pela chamada à responsabilidade. Com a palavra o poder público e o COEPA. Houve um tombamento do Caldeirão capitaneado pela então Secretária de Cultura do estado Claudia Leitão, junto com representantes do COEPA em Crato, com a justificativa de preservar o local. Onde estão eles??? Onde está a responsabilidade do órgão? Como anda o tombamento do Caldeirão?? Com a palavra c COEPA...

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.