14 abril 2008

OBSCURANTISMO E ATRASO NO BLOG DO PROF. DARLAN REIS - Por Tarso Araújo

O Chefe de Gabinete do Reitor da Urca, professor Darlan Reis, mantém um blog na web. Vendo este blog sou obrigado a dar razão ao jornalista Paulo Francis (citado em O Estado de S.Paulo” de 05 Fev. 97) que assim se expressou: “A melhor propaganda anticomunista é deixar os comunistas falarem”. Mas, tomando essa frase(que é anticomunista sim) e colocando outro adjetivo poderia ficar assim: “A melhor propaganda antiDarlan é deixar o Darlan falar”. Tinha razão.Darlan Reis acusa levianamente e sem provas. No blog aparece uma foto dele na sala da chefia de gabinete. Na parede, onde sempre esteve colocado um crucifixo (nas administrações passadas, de Teodoro a Herzog) foi colocada uma foto de Che Guevara (confira: http://www.darlanreis.blogspot.com/). Abaixo da foto, ele se define: “Quem sou eu: Comunista, Carioca, Vascaíno, Professor do Departamento de História da URCA”.

A força do atraso

No seu blog, Darlan defende Fidel Castro e a ditadura cubana, Hugo Chávez(que não tem nada de democrata ou socialista, outro ditador) , a repressão da China contra o povo tibetano...
Eis algumas pérolas escritas e postadas no blog pelo professor Darlan:

1 – “A imprensa marrom tem seus representantes no Crato - CE. Aqui, alguns que se dizem jornalistas, são pagos por determinados partidos e políticos para defenderem a todo custo seus "patrões". Mas o pior é posarem de "imparciais" e inventarem "notícias". São os representantes menores do PIG - Partido da Imprensa Golpista”.

O Darlan esqueceu de dizer uma coisa: e os chefes de gabinetes golpistas como ele? É, porque não há professor na Urca que esqueça, de agora em diante, o papel do Darlan na última greve dos docentes das universidades públicas estaduais.

Outra coisa: se tem gente da imprensa recebendo dinheiro para defender seus patrões, quanto Darlan recebe de gratificação para defender Plácido e o Governo Cid? Não será a mesma coisa: não interessa a fonte, mas se receber dinheiro para ter um cargo público o dinheiro vem sempre do suposto patrão.

Como sempre o Chefe de Gabinete do Reitor lança farpas inverídicas e não dá nome aos acusados. Vamos lá professor: dê nome aos bois! Os que o conhecem dizem que você é chegado a bravatas. Portanto, não deve temer ler aquilo que sempre se acostumou a escrever contra os outros.

Outra coisa: se a imprensa é assim golpista no Crato, a assessoria de imprensa da Urca é também golpista?? Aproveitando esse tema imprensa gostaria de saber porque o site da Urca só divulga as coisas positivas da atual gestão. (essa mesma pergunta foi feita pelo Darlan no orkut quando ele era oposição ao Herzog. O Darlan hoje é situação e o site da Urca continua falando apenas da atual gestão).

2 – “Presidente Lula, aqui na Universidade Regional do Cariri é assim também. A gente trabalha e tem uma oposição que conspira”.

(Deixa o menino trabalhar gente! O professor Darlan julga as pessoas agem como ele agia quando era oposição. Aliás, para atestar sua pusilanimidade, quando ele ia se encontrar com André Herzog entrava pelo corredor existente ao lado do gabinete do reitor, para não ser visto. A verdade é que a atual administração da Urca tem uma oposição branda quando comparada com a que o professor Darlan Reis fazia).

Outra coisa: comparar o Governo Lula com a atual gestão da Urca é no mínimo uma piada de mau gosto. O presidente Lula sabe o que faz, tem compromisso social, basta ver alguns interessantes projetos sociais do atual governo .A atual gestão da Urca está perdida e não tem projeto social algum.

3 – “A central de boatos na URCA continua a todo o vapor. E as "viúvas" também. Continuam conspirando”.
(Parece idéia fixa. Freud explica?)

Conclusão: o professor Darlan não abraça a pluralidade democrática. Abraça a causa
do stalinismo mais xiita do tipo albanês e maoísta, defendendo a ditadura do proletariado e as teses mais absurdas do stalinismo mais abominável, admirando os tempos de Enver Hoxa. Naveguem no blog do Darlan para conferir...

4 – E por falar em inventar notícias, como a imprensa do Crato foi acusada por Darlan, como está mesmo aquele projeto que iria beneficiar o Museu de Paleontologia de Santana do Cariri que não foi aprovado porque a direção da Urca não assinou o convênio? Será que é outra invenção da imprensa?

8 comentários:

  1. ihhhhhhhhhhhhhh....

    O homem é mesmo um ser polêmico, hein ? espera até o Darlan ler isso, rs rs rs, ele está sempre por perto.

    Só peço que nesse debate as pessoas saibam se respeitar, e ataquem as idéias, não o ser humano por razões meramente pessoais.

    O pior erro das polêmicas é atacar pessoas por causas pessoais. Vamos ao desfecho, e que seja benéfico.

    Eu não tocarei nesse vespeiro...

    Abraços,

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  2. Jornalista Tarso Araújo,

    Os meus amigos do Cariri, através de e-mails, vinham me dizendo a mesma coisa que você agora, com coragem e destemor, publicou.
    Lamento, profundamente, que a nossa querida URCA tenha numa função estratégica (chefia do gabinete da reitoria) uma pessoa tão rancorosa e amarga como o "vascaíno" (a torcida do Vasco da Gama não tem culpa de alguns torcedores)...

    ResponderExcluir
  3. Prezado Dhielson e demais leitores do Blog do Crato.
    Sempre li as notícias e fiz comentários aqui dentro da civilidade e urbanidade.
    Só tenho a lamentar que o Dr. Tarso Araújo me ataque tanto assim. Não responderei a nenhuma dessas avaliações do Dr. Tarso.
    Ataca os comunistas, ataca a reitoria da URCA, me ataca pessoalmente.
    Eu nunca vim aqui para fazer ataques ao blog dele, nunca publiquei nada em meu blog que fizesse referência a ele.
    Nem quando ele afirma coisas sem comprovação como no caso da renúncia do Prof. Plácido da reitoria.
    Infelizmente a recíproca não é verdadeira.
    Lamento que a divulgação de meu bog seja feita dessa maneira pelo Dr. Tarso Araújo. Não é o tipo de divulgação que eu quero ou mereça.
    Acho que tenho o direito de ter um blog e dizer o que penso.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Qual o problema em ser comunista...?defender o certo e o justo...é errado? ter um quadro do Che...é uma aberração...? acreditar nos ideais de um mundo melhor é incorreto...? posicionar-se em relação aos governos progressistas é trair os trabalhadores...?
    Tento entender essa aversão aos comunistas...será que é uma aversão aos comunistas? acredito que no primeiro momento nao)...será errado e injusto...um professor criar um blog e divulgar a imprensa vermelha...revolucionária, com todo o devido respeito aos arco-irís de tantos outros modelos de imprensa...são questões que devem ser refletidas. O blog é a imprensa alternativa...que coloca em evidência o que a grande imprensa tipo Veja e Globo nao coloca...O professor Darlan faz essa ponte ao laod dos trabalhadores.
    O anticomunismo ainda é presente... na história nacional temos exemplos avivados...O Cariri nao fica de fora...O mestre Eloi foi vítima de perserguição...antes tinhamos coroneis e capangas...hoje...temos a chamada Elite Branca e os seus parceiros...que continuam a fazer uma campanha anticomunista
    Caro Tarso...na verdade as coisas mudam...teve um tempo em que você defendia a esquerda ( lá em Fortaleza), distribuia jornal da imprensa vermelha, andava de mãos dadas com os companheiros e camaradas...pois é companheiro...você lembra o tempo em que faz parte de uma organização de esquerda: a trotsquista Causa Operária.

    Saudações comunistas

    ResponderExcluir
  5. Desfecho benéfico?

    Uma discussão inútil só pode resultar num desfecho igualmente inútil.

    ResponderExcluir
  6. Dihelson: Tá acompanhando o desfecho né?

    Tarso: Pequena aula sobre blogs: se voce le um blog de alguem e gosta, ou tem críticas sobre o que esse alguem escreve, é JUSTO e SENSATO que voce poste comentários no referido blog, abra a discussão lá, a não ser que ele não permita tal funcionalidade. Fazer críticas e citações de um blog em outro blog - no caso, o blog do crato - só porque nitidamente tem uma audiência maior, convenhamos, é o mesmo que dar uma punhalada nas costas do nosso amigo Che Guevariano. você deve imaginar que normas de conduta e ética valem para o digimundo também.

    Agora sobre a discussão o que realmente me interessa saber é se o Prof Darlan, mesmo vascaino e comunista - duas coisas pelas quais definitivamente não alimento nenhuma simpatia - está trabalhando em prol da universidade, o que ele está trazendo de bom pra universidade e pra região no seu cargo. Se ele estiver balançando bandeirinha de partidos políticos e colocando isso a frente dos interesses da universidade e da região, aí sim EU vou ser o primeiro a criticar sem pena, mas tudo isso lançado aqui até o momento não passou de futilidades.

    ResponderExcluir
  7. Com todo respeito, permita-me expressar democraticamente meus pensamentos sobre este "entrevero":

    1 - O Dihelson tem profundas restrições à Igreja Católica e não perde (nem perderá) oportunidade p/ citicá-la. Já outras religiões ele passa ao largo;

    2 - O Darlan, como bom discípulo de "Che" Guevara, aproveita toda oportunidade para divulgar o PC do B. Este partido fez guerrilhas no Araguaia no início da década 70. Derramou sangue inocente de irmãos contra irmãos. Ceifou vidades de jovens imaturos que acreditavam na luta de classes e de militares no cumprimento do dever. Depois da redemocratização, o PC do B,
    cavilosamente, hoje posa de democrata. Alguns dos seus filiados (os inexperientes jovens) são idealistas e vivem em função do superado ideal de Karl Marx. São ateus, e julgam que nós somos todos inocentes úteis a acreditar na sinceridade de suas propostas que foram varridas do leste europeu. O comunismo hoje só tem adeptos na América Latina.

    Ao Darlan deixo uma mensagem final:
    "Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará" (Gálatas. 6:7)

    3 - Ao Tarso um conselho: você é inteligente. Não perca mais seu tempo com a URCA, pelo menos nos próximos 3 anos. Quem manda agora na URCA é o PC do B. E pelos frutos se conhedem as árvores.
    Dedique-se, Tarso, ao JORNAL DO CARIRI, "O POVO", Rádio Araripe. Nesses veículos de comunicação você atinge um grande público. ali você é respeitado...

    ResponderExcluir
  8. "O Darlan, como bom discípulo de "Che" Guevara, aproveita toda oportunidade para divulgar o PC do B. Este partido fez guerrilhas no Araguaia no início da década 70. Derramou sangue inocente de irmãos contra irmãos. Ceifou vidades de jovens imaturos que acreditavam na luta de classes e de militares no cumprimento do dever.”

    Maria de Araújo, isso não é de se admirar. O Cristianismo (principalmente o catolicismo) cometeu igualmente, se não pior, tamanhas barbáries! E ainda assim tem seguidores, assim como a senhora, isso é o que se deixa transparecer em seus comentários. E ainda por cima a senhora utiliza passagens bíblicas totalmente fora dos seus devidos contextos, para justificar suas idéias. Só quero deixar claro que não estou defendendo “x” ou “y”, mais é sempre louvável o pensamento do escritor francês Voltaire:“ "Não concordo com o que dizes, mas defendo até a morte o direito de o dizeres." Você pousa de "boa mocinha", mais descaradamente exalta seus apreços!


    "Um conselho ao Tarso:

    "Dedique-se, Tarso, ao JORNAL DO CARIRI, "O POVO", Rádio Araripe. Nesses veículos de comunicação você atinge um grande público. ali você é respeitado...”

    Dedique-se ao POVO? A rádio Araripe? Que credibilidade tem esses meios de comunicaões? E a rádio Araripe ainda existe? Talvez o Tarso Araújo tenha aprendido a ter um pouco "ética" por lá.

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.