11 abril 2008

Hoje no DN - Região aponta danos causados pelas águas

Crato. As chuvas diminuíram no Cariri, mas os prejuízos aumentaram. Com o solo encharcado, qualquer chuva provoca uma enchente. O açude Atalho, em Brejo Santo, considerado o maior da região, com capacidade para 108 milhões de metros cúbicos, deve sangrar ainda esta semana. De acordo com o monitoramento da Companhia de Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh), o reservatório está com 96% de sua capacidade total. Uma das pontes da saída de Barbalha para Missão Velha foi interditada. Os carros utilizam apenas uma das pistas da Avenida de Contorno.

As enchentes do “Riacho do Ouro” que passa ao lado da cidade danificaram a estrutura da ponte. Equipes da construtora Coral, que presta serviço ao governo do Estado, trabalham na recuperação da ponte que está sendo sustentada por cabos de aço. A água destruiu o muro de sustentação. O engenheiro chefe do Distrito Operacional do Departamento de Edificações e Rodovias (DER), Luiz Salviano Matos, informou que a ponte será liberada na próxima semana. A estrada Crato-Arajara, que foi cortada em vários pontos, dá passagem, mas os trabalhos não foram concluídos. O DER está com equipes espalhadas na maioria dos municípios na região do Cariri.

Em Mauriti, quase 100 famílias estão desabrigadas. A assessoria de imprensa do município informou que os desabrigados estão alojados no Centro Pastoral e em casas de parentes. A prefeitura oferece assistência médica e alimentação. Algumas estradas da zona rural foram cortadas pelas chuvas. O prefeito Isaac Gomes, do Partido dos Trabalhadores, vai decretar estado de calamidade pública. O prefeito do Crato, Samuel Araripe, tinha audiência marcada ontem com o governador Cid Gomes. A principal reivindicação é a liberação de recursos para recuperar is estragos deixados pelas chuvas. O canal do rio Granjeiro, que passa por dentro da cidade, está, aos poucos, em processo de degradação.

Chuvas no Ceará

Cidade - mm

Cariús 129
Várzea Alegre 64
Umirim 42.4
Araripe 38.4
Iguatu 36
Cedro 35
Jucás 32
Granja 29
L. da Mangabeira 27
Saboeiro 22
General Sampaio 20
Itatira 20

Fonte: www.diariodonordeste.com.br
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.