11 abril 2008

Carta do Leitor: Ajuda em pesquisa Genealógica da família de J. Figueiredo Filho.

Prezado Dihelson
Meu nome é Odilio de Figueiredo Filho, sou natural de Juazeiro do Norte e resido em Fortaleza, desde 1958. Sou economista mas gosto muito de ler sobre genealogia da familia figueiredo. No final da década de sessenta, li um artigo de J.Figueiredo Filho, do Instituto Cultural do Cariri, publicado no jornal O POVO, no qual ele afirmava que os ancestrais do General João Batista Figueiredo eram de Crato e que um deles, teria sido convocado para lutar contra o Paraguai. Cita nomes que me fogem a lembrança. Dito isto, gostaria de solicitar a sua gentileza no sentido de informar como devo proceder para obter copia desse artigo, cujo original deve estar no referido instituto. Confesso-me grato pela atenção que vier a dispensar ao presente pleito. Cordialmente, Odilio Figueiredo Filho.

Odílio de Figueiredo Filho.

Nota do Blog do Crato:
Peço aos internautas e membros que souberem de alguma informação que tente ajudar nosso colega Odílio.

Abraços,

Dihelson Mendonça
.

7 comentários:

  1. Olá Odílio
    Meu nome é Aristides Tavares de Figueiredo, filho de Alceu Gomes de Figueiredo e neto de Odilon Figueiredo, ambos de Juazeiro. Sou muito amigo de André(neto de Aníbal de Figueiredo), que é sobrinho de J. de Figueiredo filho. Já chegamos a nos perguntar se tínhamos algum laço de parentesco mas ouvir dizer que o ramo de Juazeiro é outro.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Aristides,

    Muito grato por suas informações. Se você é neto de Odilon Figueiredo, presto-lhe as seguintes informações:
    -A mãe de Odilon Figueiredo, sua bisavó, chamava-se Aurora e era irmã de Dirceu Inacio de Figueiredo, meu avô paterno;
    -Dirceu Inacio de Figueiredo era filho de Joaquim Inacio de Figueiredo;
    -Joaquim Inacio de Figueiredo era filho de José Inácio de Figueiredo;

    Portanto, você já sabe quem foi seu penta-avô e que eu e você somos parentes.
    E aproveitando-me desse contato, gostaria de solicitar-lhe a gentileza de informar o e-mail de alguem do Instituto Cultural do Cariri para que eu possa obter cópia de um texto escrito por J.Figueiredo Filho, no jornal O POVO, no final da década de sessenta, sobre os ancestrais do ex-presidente do Brasil , General João Batista de Figueiredo. Segundo o texto, os ancestrais do João Figueiredo residiam em Crato. Um deles, não sei se o pai ou o avô de João Figueiredo, foi chamado para lutar na guerra do Brasil contra o Paraguai. Terminado o conflito, tendo saido com alguma glória dessa guerra, fixou residencia no Sul do país, razão pela qual o ex-presidente nasceu no Rio Grande do Sul, mas, ao que parece desconhecia a origem de seus ancestrais.
    Quanto ao seu parentesco com o Anibal, é possível que ele tenha razão. De minha parte, todavia, acredito que devemos ter algum parentesco . O que ocorre, amiúde, é que pouca gente conhece a genealogia de sua familia. Regra geral, interessa apenas conhecer os avós; e olhe lá!
    Para concluir, tenho quase certeza de que seu pai, Alceu, foi meu contemporâneo na década de cinquenta, em Juazeiro. Seu apelido era "Peu". Se confirmar essa informação, dê-lhe um grande abraço e diga-lhe que resido em Fortaleza. Aí estão meus telefones para um eventual contato de seu interesse: 32 49 27 71 e 91 61 33 69. Abs. Odilio

    ResponderExcluir
  3. Olá, Aristides,
    Grato pelas informações. Por oportuno, informo-lhe que, se você é neto de Odilon Figueiredo, sua bisavó, chamava-se Aurora e era irmã de Dirceu Inacio de Figueiredo, meu avô parterno;
    -Dirceu Inacio de Figueiredo era filho de Joaquim Inacio de Figueiredo
    - Joaquim Inacio de Figueiredo era filho de José Inacio de Figueiredo.
    Portanto, você conhece agora o nome do seu penta-avô.
    Abs. Odiliofig

    ResponderExcluir
  4. Alô, Aristides
    Muito grato pelas informações.
    Se você é neto de Odilon Figueiredo, sua bisavó chamava-se Aurora e era irmã de meu avô, Dirceu Inacio de Figueiredo;
    -Dirceu Inacio de Figueiredo era filho de Joaquim Inacio de Figueiredo;
    Joaquim Inacio de Figueiredo era filho de José Inacio de Figueiredo.
    Portanto, agora você sabe, agora, o nome do seu penta-avô e que nós dois somos parentes. Abs

    ResponderExcluir
  5. hummm, exato, o apelido dele ainda é Peu(e continua com aqulele jeito "irreverente" de ser). Tenho pouco contato com ele e sabia que o "Dirceu lá da praça da prefeitura"(em Juá) era um tio meu, só desconhecia o grau exato de parentesco. Obrigado pelas informações. Bom, quanto ao e-mail de alguém do ICC eu não posso ajudar. Será que eles usam computador?(rs, brincadeira meu povo!). Acredito que Dihelson é a pessoa mais indicada para auxilia-lo pois deve conheçer algum membro de lá(e é que eu moro na mesma calçada do ICC, é só dobrar a rua).

    ResponderExcluir
  6. Ah, só lembrando uma coisa: a biblioteca do ICC tem urgentemente que ser catalogada e salva das traças. Por isso temo que a hemeroteca do mesmo não esteja, digamos assim, em condições de pesquisa. A não ser que Huberto Cabral ou alguém da família de dr. Aníbal em Fortaleza tenha esse texto. Há dois filhos de dona Eneida Figueiredo, Tiago(neto de J. de Figueiredo Filho) e Flamínio(jornalista), que residem em Fortaleza. No blog CaririCult há um link para o blog de Tiago:http://cabelosdesansao.blogspot.com/.

    ResponderExcluir
  7. Aristides,
    Grato, mais uma vez, pela dica. Vou acessar o blog do Cariricult e o link do Tiago.

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.