30 março 2008

Notícias da Semana no Cariri - Coluna Tarso Araújo.



Até que Enfim!

Depois de quase nove meses, um nome categorizado foi nomeado - pela nova administração da Urca - para o cargo de diretor do Museu de Paleontologia, mantido pela instituição em Santana do Cariri. Trata-se do professor Álamo Feitosa Saraiva, doutor em paleontologia e bom conhecedor da área fossilífera. Como a escolha foi técnica, todos acreditam que esta vai dar certo. Espera-se que Álamo mande reinstalar uma lojinha de venda de souvenirs (que existia nas instalações do museu) na administração do professor Alexandre Sales, bastante apreciada pelos turistas.

ANOTE: MONSENHOR ÁGIO
Após comemorar 90 anos de idade, monsenhor Ágio Augusto Moreira - um dos ícones da cultura do Cariri - agora faz planos para os festejos do centenário de nascimento do seu saudoso irmão, padre Davi Moreira, a ocorrer em 19 de janeiro de 2010. Monsenhor Ágio já escreveu um livro (Vida e obra do padre Davi Moreira, publicado em 2004), gravou um CD com oito composições populares de autoria do seu irmão (lançado em fevereiro último). Pretende lançar, ainda, outro CD com as composições clássicas deixadas por padre Davi.

ASSARÉ
A população de Assaré espera que até 5 de maço de 2009 (data do centenário de nascimento de Patativa do Assaré), a casa de taipa onde o poeta viveu - na Serra de Santana - esteja recuperada. A restauração custará pouco dinheiro. Bom lembrar que o atual Secretário da Cultura do Ceará, Auto Filho, nasceu em Assaré. Vale uma sugestão. A Secult poderia fotografar a bem preservada casa de taipa de Mestre Vitalino, no Alto do Moura, em Caruaru. Lá, a humilde morada de Vitalino, transformada em memorial, é cercada por um jardim de cactos. Uma beleza!

FESTA DA MISERICÓRDIA
Os fiéis caririenses - seguindo o novo costume dos católicos de todo o mundo - promovem hoje, dia 30, segundo domingo da Pascoa, a Festa da Divina Misericórdia. Trata-se de comemoração recente - criada em 2000, pelo Papa João Paulo II - cumprindo um pedido que teria sido feito por Jesus Cristo à santa polonesa Faustina Kovalska, em 24 de setembro de 1936. Haverá solenidades na Catedral de Crato, Santuário Diocesano em Juazeiro do Norte e na Paróquia de Assaré, dentre outras.

MAESTRO AZUL
Pouca gente sabe: a música do hino da Padroeira dos cratenses - Nossa Senhora da Penha - é de autoria do Maestro Azul, há anos falecido. Na década 80 do século passado, o então Cura da Catedral, monsenhor João Bosco Esmeraldo, conheceu uma bonita letra de um hino dedicado à "Mãe da Penha". Ele procurou o Maestro Azul e pediu para musicá-la. O resultado é o belíssimo hino que todos os católicos de Crato cantam hoje. Em boa hora, a Secretaria de Cultura do município denominou de Maestro Azul a escola de música recentemente criada. Merecida homenagem ao maestro que dirigiu, por longos anos, a centenária Banda de Música de Crato.

SANTANA DO CARIRI
Muito se deve ao padre Cristiano Coelho, vigário da cidade entre 1938 e 1976. Agora, o novo pároco, padre Adalmiram Vasconcelos, para alegria dos santanenses, quer recuperar várias obras de arte, existentes na à igreja-matriz de Senhora Santana, por iniciativa do padre Cristiano. A primeira, deveria ser a reintrodução do altar de madeira do Senhor Cristo, substituído, anos atrás, por outro de marmorite, feio e destoante do conjunto do templo.

NEGÓCIOS
Uma feira agropecuária de grande porte, a Expocrato alavanca todo o mercado local e regional. Em oito dias de realização da feira, a arrecadação é superior a todas as outras datas comemorativas do calendário nacional, juntas. Contudo, a feira é considerada uma excelente oportunidade para divulgação do comércio, agricultura, indústria e pecuária regional. Outras empresas cearenses percebem no evento a chance de gerar novos negócios, como a especializada em táxi aéreo Easy Air. Patrocinadora da Expocrato 2008, a Easy Air é uma jovem empresa cearense.

SERRA
O governador de São Paulo, José Serra, estará - na primeira quinzena de abril - em Juazeiro do Norte. Virá acompanhado da alta cúpula do tucanato, incluindo os senadores Artur Virgílio, Tasso Jereissati, dentre outros. Além de participar de Seminário do PSDB, Serra irá conhecer a colina do Horto e a capela do Socorro, aonde o Padre Cícero foi enterrado. José Serra tenta vender sua imagem de bom administrador numa região brasileira aonde o presidente Lula tem a maior aceitação no Brasil.


BATE-PAPO

HOSPITALIDADE
Juazeiro do Norte tem dessas coisas: a empresa Cajuína São Geraldo abre suas instalações, ao longo dos anos, para receber centenas de ônibus conduzindo romeiros em visita ao Cariri. Ali eles provam os refrigerantes produzidos na empresa e ganham livretos (de autoria do escritor Daniel Walker), além de folders e cartões postais do Padre Cícero. Quem não sai encantado com uma hospitalidade dessas?

SUCESSO
Esgotada a primeira edição do livro Zé Major, meu avô, reminiscências do juiz de direito barbalhense (aposentado), Alberto Callou Torres. A obra resgata a memória de José Pereira Pinto Callou (avô de Alberto) e o modus-vivendi da antiga aristocracia rural do Cariri.

CONHECENDO O CARIRI
As reservas fossilíferas da Bacia Sedimentar do Araripe registram mais de um terço de todos os registros de pterossauros descritos no mundo. São mais de 20 ordens diferentes de insetos e única notação da interação inseto-planta. Há similares destas mesmas espécies na África, indício de quando os continentes americano e africano formavam um só continente, com o nome de Gondwanna.

TOME NOTA
Ambientalistas estão sugerindo que a arborização das margens das estradas do Cariri-Oeste seja feita com a árvore Ziziphus joazeiro (nome científico do Juazeiro), considerada um dos símbolos da resistência nordestina, pois se mantém verde por todo o ano.

Fonte: Jornal O POVO
pelo membro do Blog do Crato Tarso Araújo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.