25 fevereiro 2008

POLÍTICA: SE ENTREGA CORISCO! EU NÃO ME ENTREGO NÃO. - por José do Vale Pinheiro Feitosa


O Blog do Crato passa para um novo patamar. Agora que os seus acessos atingiram a casa dos milhares, abre-se uma tremenda contradição a sua frente. Uma contradição de tal monta que o futuro irá qualificar como se cuidou desta, neste momento. A contradição ocorre entre o caráter democrático, solidário, voluntário e de qualidade de quem faz o blog e as possibilidades econômicas e políticas que o próprio sucesso do blog trás. Na visão mais crítica a opção pelas soluções comerciais e políticas eleitorais, derrubam pelo menos a três primeiras características do seu caráter primeiro: cai a democracia, o solidário e o voluntarismo.

Um blog comercial e político eleitoral trás uma contradição interna, a abertura comercial será maior em relação às empresas afinadas com o político que se apóia. Porém uma vez afinadas as duas posições o efeito de uma aliança comercial e política é que o blog terá grande influência de quem o financia e consolidará a posição solitária e mandatária do editor. Isso nada tem relação pessoal com o Dihelson ou outro editor específico, se refere a uma regra estrutural vivenciada pela imprensa de modo geral.

Agora mesmo estamos observando muitos movimentos no Blog do Crato. É inegável que ao postar uma matéria sobre a candidatura do André Barreto, o jogo tem viés democrático. Mas, também, é inegável que o Blog do Crato, até esta data e em ano eleitoral, é situacionista. Basta observar a profusão de artigos elogiosos, de postagens de pessoas ligadas, por suas manifestações, à administração do Prefeito Samuel, para se ter a franca tendência do seu editor. Não se pode negar a tendência ao insulto a Walter Peixoto e um certo viés provocativo: o meu candidato mostra a cara em entrevistas, por que o teu até agora não apareceu? Em ano eleitoral o embate é imediato e ninguém pretende sair inferiorizado em relação ao outro. O jogo das eleições ainda durará alguns meses e por isso ninguém na situação ou na oposição irá se calar diante dos instrumentos de comunicação do adversário. O mais eloqüente da postagem sobre o Orkut é exatamente isso. Pedir para o Dihelson ir para o corpo a corpo, nem é conveniente para ele e para o seu histórico de pessoa livre, artista talentoso e personagem marcante numa determinada geração da cidade.

Não poderemos esquecer quebem pouco tempo, aqui mesmo neste blog, clamávamos por uma política cultural mais agressiva para a cidade. Fizemos inúmeras postagens lembrando de lideranças culturais da cidade e que a administração as chamasse para uma conversa em benefício público. Isso ocorreu? A prefeitura do Crato evoluiu em sua velha posição? O partidarismo eleitoral se colocou abaixo dos interesses gerais da sociedade? A estas perguntas não posso responder vivo longe da minha cidade, mas os leitores mais antigos do blog do Crato podem refletir sobre tal.

Retornando ao princípio. O mais brilhante das experiências humanas nem sempre se encontra no início das mesmas. O mais brilhante é a capacidade de resposta que se tem diante das crises de crescimento, principalmente na tenra idade. quando o filhote chega à maturidade é que os seus pais podem concluir sobre o orgulho de seu nascimento.

14 comentários:

  1. Acredito que há uma tremenda confusão por parte do nosso amigo Dihelson em querer misturar blog + jornalismo "imparcial" + poesias + cronicas + garotadocrato + etc

    a princípio o blog é um espaço mais do que pessoal, onde o criador e possiveis colaboradores podem escrever "o que der na telha", de forma mais livre, sem amarras jornalisticas, sem obrigação ou necessidade de prestar contas a empresa ou politico algum. Isso quer dizer que conceitualmente um blog pode ser parcial sim, nao tem caráter jornalistico.

    Quando Dihelson (re)força uma imagem jornalistica (inclusive atribuindo o titulo de "jornalista" a varias pessoas que apenas contribuem sem sequer entenderem o que é jornalismo de verdade), quando cita "Tv Crato" e chama os posts do blog de "artigos" e "reportagens", ele quebra a imagem do blog e passa a agir como uma midia jornalistica, e tem que ter, portanto, obrigação de ser imparcial, impessoal (e desconheço como isso ainda pode ser visto sob o aspecto legal, a obrigatoriedade de formação na área, registro, etc.)

    O post do George Macário, pessoa estimada e muito inteligente, soou totalmente parcial a favor do atual prefeito, principalmente no seu final. No post sobre o Orkut, Dihelson se revoltou ao ser chamado de "babão" por pessoas anonimas, que ele chama de "João Ninguem", e ao mesmo tempo classificou como "denúncias graves" o que citaram sobre o ex-prefeito. Isso pra mim está longe da imparcialidade. Se o blog do crato quer deixar de ser blog e ser um veiculo jornalistico, tem que ter mais cuidado e não expressar opiniões pessoais, por exemplo.

    Nada contra o prefeito ou quem fale bem dele, se ele faz coisas boas, tem q falar, se faz coisas ruins, também, mas seria importante que esse blog tomasse uma decisão e resolvesse essa "crise de identidade", e optando pelo jornalismo, mesmo o otimismo em relacao ao prefeito deve ser contido, como as coisas ruins devem ser investigadas criteriosamente seguindo normas pra isso.

    ResponderExcluir
  2. Que ótimo texto este do José do Vale. De modo singular mostra a tão combatida parcialidade desse blog em favor do Sr.Samuel.
    Mas as coisas estão mudando...

    ResponderExcluir
  3. Parabenizo José do Vale pelo seu comentário abordando sobre o rumo tomado pelo blogdocrato. Por ser oportuno e conveniente, saliento que concordo in totum com seu posicionamento.Inclusive, preocupado com os ataques e aviltamento da honra já tinha escandido sobre o tema. parabéns!

    ResponderExcluir
  4. José do Vale,

    Você estava mais inspirado do nunca. Gostei da matéria...

    ResponderExcluir
  5. Só agora, depois e alguns dias trabalhando sem parar em meus projetos musicais ( meu CD ), é que vi essa matéria do José do Vale, com críticas adicionais de Valdir.

    Para problemas complexos, soluções simples:

    Valdir sempre criticou que um blog é outra coisa. Ele detesta jornalismo atrelado ao Blog. Eu sou da opinião de que o BLOG DO CRATO foi feito no sentido do Slogan:

    "O QUE ACONTECE NA CIDADE"

    E o que acontece na cidade passa necessariamente por notícias.

    Que se mude portanto o nome de BLOG para qualquer outra coisa, PORTAL do CRATO, JORNAL DO CRATO, ou qualquer coisa noticiosa. Não posso mudar a filosofia de divulgar as coisas que acontecem aqui, seja um carro que voa para dentro do canal, seja um poema de Wilson Bernardo, seja da garota do crato, seja das crônicas maravilhosas que cada um escreve.

    As abas laterais foram feitas para abrigar todas essas coisas. Um blog não contém história, no nosso contém, e assim por diante.

    Acho que tá na hora de mudar esse pensamento, e pensar grande. um BLOG não é suficiente para o que tenho em mente.

    E nós já tínnhamos estação de rádio e é meu desejo fazer da TV Crato algo perene mesmo com notícias diárias e programas semanais, pois é útil à comunidade.

    Para a realização de tudo isso é preciso CACAU, MONEY, TUTU, no mais popular DINHEIRO.

    Eu pago 250 reais de telefone atrelado a Velox e quase 400 reais de energia, além de gasolina para reportagens e tudo o mais.

    Não entendo como alguns me censuram por procurar patrocinadores.

    Quem não quiser patrocinadores, por favor faça um depósito de 1.000 reais todo mês em minha conta do Bradesco, que ficaremos sem patrocinador, ok?

    O que não posso é continuar bancando as coisas sozinho e pra deixar um bloguezinho capenga como muitos que já existem por aí, não tem sentido. Serão construídas novas salas e as coisas irão se expandir.

    Se vai ser um Blog não sei.
    pode ser um novo tipo de mídia que agrege Blog, Rádio, TV e Internet. As possibilidades da comunicação virtual e a agilidade no trânsito de informações são infinitas.

    Abraços,

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  6. O Blog do Crato hoje,é sem dúvida ´o mais importante canal de comunicação, que liga o que de melhor existe, no pensamento cultural, e agora político, da região.
    José do Vale foi genial, quando colocou com inteligência,a problemática que trata da sucessão
    municipal do Crato.
    Ver o que há de bom e real, citando e mostrando as coisas belas realizadas por Samuel Araripe, enchem os olhos de todos aqueles que amam o Crato, parabéns ao Blog e a Dihelson. Enveredar em picuinhas políticas, revirando, ou procurando em administrações já encerradas, motivos para baboseiras, não trazem nada positivo, para aqueles que acreditam num futuro próximo,na revitalização da Princesa do Cariri.
    Queremos o novo, e que o novo nos encha de orgulho de viver e sonhar,sob o manto de Nossa Senhora do Belo Amor.

    Elmano Rodrigues Pìnheiro

    ResponderExcluir
  7. Carissimo Dihelson, entendo perfeitamente a questao GRANA, tanto que concordo sim que o blog do crato "se mantenha sozinho" pelo menos, até quero que ele fature mais, consiga recursos e siga adiante. Inclusive é recorrente entre os blogueiros o tema "monetização", referente a capacidade de um blog, por mais amador que seja, de gerar dinheiro, e voce sim precisa de mais apoio pelos recursos que dedica a esse projeto (apesar de alimentar um certo ceticismo em relação aos empresarios cratenses e suas relações com a internet). Seja patrocinio, adsense (poderia render algo com os acessos que tem), links patrocinados diretos, venda de "brindes" do Crato, boné, camiseta, não importa, não há mal algum em, repito, pelo menos se manter.

    Minha unica critica vem justamente da postura do Blog - excluindo aqui as questões conceituais - que denota uma conduta parcial, ao inves da imparcialidade que um veiculo jornalistico (como voce quer que seja) de fato deve ter. Samuel vem fazendo um bom trabalho, é inegável na minha opinião, claro que ninguem é perfeito e o Crato continua com sérios problemas (a meu ver o pior deles que é a falta de visão e perspectiva, a fraca cultura típica do interior do nordeste), mas ele vem sim se esforçando bastante. Nesse ponto vem algo que deve ser visto com mais atenção por voce Dihelson que é COMO relatar os fatos da cidade mantendo um equilibrio entre coisas boas e ruins, e sem demonstrar algum tipo de simpatia por A ou B. É delicado, entendo isso, e estou apenas lhe chamando a atenção a esses pontos, nada mais.

    grande abraço

    ResponderExcluir
  8. É Valdir,

    A sutileza na hora de dar uma notícia é algo incrível, mas pra gente como o DIOGO, e outros mais, qualquer notícia que pelo menos fale na palavra Samuel Araripe, ele já cai em cima, pois essas pessoas não se conformam, elas chamam de imparciais somente as pessoas que detonam a atual administração. É bem provável que ele ache o site do Marcos Piexoto impacial ( qua qua qua qua... ).

    Aqui no Blog do Crato, divugo muito as realizações da administração, mas não faço política pelo CANDIDATO Samuel, o que são duas coisas totalmente diferentes. Se o administrador fosse Waltim, a divulgação das realizações seria a mesma, porque eu não faço a política do quanto pior melhor.

    Eu tenho certeza absoluta que meus propósitos são bem mais nobres do que essa gente faladora, que fala, fala, mas no frigir dos ovos, não faz absolutamente NADA pelo CRATO.Cadê que esse povo levanta uma palha em benefício da cidade ? porque não fazem uma reportagem sequer ? só sabem falar e falar mal...críticas destrutivas. Por isso, irão ser bloqueados. Aqu nao é lugar para anônimos, já adverti inúmeras vezes, nem siglas, nem pilantras!


    Abraços,

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  9. José do Vale escreveu:

    "Na visão mais crítica a opção pelas soluções comerciais e políticas eleitorais, derrubam pelo menos a três primeiras características do seu caráter primeiro: cai a democracia, o solidário e o voluntarismo."

    Eu respondo: A solução comercial é básica para manter a grande estrutura d blog e continuar se expandindo para ofertar inúmeras coisas. Já pretendo construir uma ONG e registrar em áudio e vídeo a história recente dessa cidade. E tudo de faz com dinheiro.

    Mas se o colega Zé do Vale depositar 1.000 reais por mês na minha conta do Bradesco, eu posso esquecer de buscar patrocinadores para custear as imensas despesas que muitos daqui não teriam coragem de tocar com um só dedo, e que eu arco sozinho há 4 anos...
    falar da despesa alheia é fácil. Difícil é chegar junto...


    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  10. Dihelson: lembro que a arte da crítica é uma sutileza que ao decompor-se em grosseria vira questão pessoal. Veja que discuti a questão ou não do crescimento do blog, do seu financiamento ou não, levantei a hipótese da crise que advém das decisões tomadas agora. Ao postar no blog do Crato o fiz por expresso convite seu e muito me honrou escrever para ele até esta data. Como não tenho condições financeiras para bancar o que escrevo nas cifras citadas por você, sinta-se desonerado do seu convite anterior.

    abraços conterrâneos.

    José do Vale Pinheiro Feitosa

    ResponderExcluir
  11. Quanta inocência no raciocínio de achar que são auto-sustentáveis qualquer empreendimento numa realidade voraz como a que se depara o mundo hoje! Uma farmácia hoje, é uma sorveteria, uma banca de revista, uma prestadora de serviços... como uma pode vir a ser a outra, algo errado nisso? Há dois questionamentos na matéria: a estrutura conceitual do Blog enquanto blog x a manutenção do mesmo. Um blog com propósitos múltiplos e principalmente o de formador de opinião, tem involuntariamente o seu cunho cultural, político, noticioso, informativo, religioso, filosófico e afins, é antes de tudo é um meio de exercitar a cidadania. Uma matéria qual seja, passa por um crivo de comentários abertos, direitos, com direito à réplicas e a tréplicas... Haverá sempre os a favores e os contras, isto é saudável! Cada um responda pelo que assinar em baixo. O que não se admite e é inaceitável sob todos os pontos de vista, é o anonimato, é a falta de embasamento e critérios nos comentários. Contra-argumentos rancorosos e sem fundamentos. É uso do meio para interesse egocentristas, é a falta de preparo para participar do coletivismo. Se o veículo está sendo tendencioso, se alguém o usa apenas em benefício próprio, mantenha-se a vigília, combatendo com argumentos sólidos, construtivos como se fez aqui. Mas, o blog em si, tem que caminhar, não se deter, não intimidar e nem se deixar intimidar. Nós somos o BLog e ele, o que dele fazemos!

    ResponderExcluir
  12. Meu caro José do Vale, eu o tenho na mais alta estima. Se em algum momento eu lhe fui grosseiro, perdoe-me, amigo. O fato concreto é que quando as pessoas criticam a iniciativa de colocar patrocinadores para custear nossas despesas ( que são inúmeras ), vc não faz idéia, alegando que esse tipo de decisão poderia desvirtuar os 3 pilares fundamentais, vejo isso de uma forma completamente equivocada, pois até o Valdir que é ferrenho defensor do Blog como modelo não-jornalístico sabe e defende que é necessário que se busque apoio junto a empresas para que possamos obter um crescimento.

    Agora mesmo eu investi mais de 3.000 reais em equipamentos somente para uso do Blog. Ninguém sabe disso. Vem do meu bolso. O que discordo é da crítica infundada, sem saber aonde o sapato aperta.

    Posso lhe garantir que mesmo com todos os patrocinadores que certamente haveremos de ter, nosso compromisso com a cidade e os propósitos iniciais não irão mudar, pois cada patrocinador só entrará se concordar com os termos: nossa independência. O patrocinador é apenas alguém que busca a maior visualização da sua empresa nos expressivos números de acessos do Blog do Crato.

    E quando eu o convidei para fazer parte do quadro de escritores do Blog do Crato, é porque eu acredito na sua capacidade intelectual. inclusive também de aceitar e rebater críticas sem se melindrar. Muitos atiram pedras em mim. Mas nem por isso eu me torno melindrado para saber rebater os argumentos.

    Peço que fique, e derrame seus argumentos. Nenhum guerreiro deve sair correndo na primeira pedrada.

    Abraços,

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  13. Parabéns, Pachelly.
    Sua visão é extremamente lúcida, como sempre. Abordou toda a problemática de uma maneira sintética, sem partidarismos, sabendo que nós que temos um Blog, temos despesas. Veja o ZoomCariri, outro Blog que precisa urgentemente de Marketing, para promover eventos, fazer premiações. Acho injusto que tenhamos que tirar tudo do nosso bolso.

    E querer jogar a idéia de que ir buscar patrocinadores é ir contra o voluntarismo, é uma idéia no meu entender, absurda.

    Ninguém quer ficar milionário com Blog não! Eu tenho meu trabalho! Eu possuo um estúdio de gravação, que já retiro grana de lá pra manter isso aqui. o que nao posso admitir é que todo mês eu tenha que desenbolsar quase 1.000 reais sabendo que há empresas na cidade que podem perfeitamente cobrir essas despesas.

    - Isso não tira voluntarismo.
    - Isso não tira credibilidade
    - TODA a internet se sustenta com publicidade.

    Portanto, qualquer questionamento de que a publicidade tiraria a credibilidade, pra mim é sem qualquer fundamento.A internet está aí para provar.

    Abraços,

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  14. Eita rapaziada danada essa do Crato, isso é o que chamo de DEMOCRACIA.
    PARABENS A VALDIR, DIHELSON, JOSE DO VALE, PACHELLY, ARMANDO RAFAEL, SANGIORGY, LEOPOLDO FILHO,ELMANO e muitos outros, sim queria saber qual o grau de parentesco de José do Vale com José do Vale Feitosa( meu grande e eterno professor) o qual tive a honra de homenagea-lo com nome de uma Rua do Crato. Abraços a todos e não deixem a peteca cair....

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.