05 fevereiro 2008

A CHAPADA NÃO É SERRA ! - Por: João Ludgero


A CHAPADA NÃO É SERRA !

Caro Dihelson., aproveito este espaço para esclarecer e ao mesmo tempo informar para os leitores e membros que existe uma grande diferença entre Chapada e Serra. Este imenso paredão rochosa que nos rodeia que muitos insistem em denominá-lo de Serra, na verdade é uma Chapada, a nossa bela CHAPADA DO ARARIPE, e não Serra do Araripe como muitos a denominam. Como disse no início a uma grande diferença entre as duas formas de relevo. A Chapada tem sua natureza geológica formada por rochas sedimentares, ou seja rochas mais jovens que datam do fanerozóico, sendo assim são rochas mais porosas, permeáveis formadas por arenitos e calcário. Devido a estas características é que as Chapadas são pobres em águas superficiais, mas em compensação temos uma grande riqueza em águas subterrâneas, que chegam a romper nas suas encostas, dando origem as nossas nascente. Reforçamos ainda a forma do relevo que lembra uma mesa, por isso denominamos de tabular, predominando um relevo plano no topo e escarpado nas suas vertentes. Por outro temos as Serras, que são cristalinas, ou seja sua estrutura geológica é constituída por rochas ígneas, magmáticas e metamórficas que datam do pré-cambriano, sendo assim bastante velhas com cerca de 2 a 4 bilhões de anos. Seu relevo é bastante acidentado, apresentando geralmente riqueza de água na superfície, com presença de quedas de água como a de Guaramiranga aqui no Ceará.
Se fossemos aprofundar em uma discussão mais científica com certeza identificaríamos mais diferenciações, porém basta lembramos que nossa Chapada é sedimentar e plana, enquanto as Serras são cristalinas e acidentadas.

Saudações Geográficas!
João Ludgero
.

Um comentário:

  1. Professor Ludgero,

    Há quanto tempo! Fico feliz que esteja também contribuindo para o Blog do Crato.

    Lendo este texto lembrei das caminhadas geográficas e das aulas de geografias no tempo do Geo Studio!

    Fizemos um reencontro da turma do Geo mas não conseguimos lhe encontrar! No meio do ano ou no final teremos um novamente me manda teu e-mail!

    Abraços,
    Yuri Lacerda

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.