27 novembro 2007

Última foto da cidade - Rua Dr. João Pessoa agora há pouco...


Foto tirada agora há pouco na Rua Dr. João Pessoa em Crato.
Foto: Dihelson Mendonça

.

CCBN - A Verdade da Arte: A Leitura Hermenêutica de Gadamer - Dia 28 - 18:30


Discussão Filosófica no Centro Cultural Banco do Nordeste - Cariri.

A Verdade da Arte: A Leitura Hermenêutica de Gadamer
Dia 28 (18:30)

Palestrante: Prof. Ms. Régio Hermilton Ribeiro Quirino, coordenador do projeto de extensão Filosofia na escola. Pesquisador do LIEGS –UFC/Cnpq e do Pesquisas filosóficas UFC/Cnpq. Mediador: Prof. Me. Ericsson Coriolano, coordenador do Curso de Filosofia UFC/Cariri

A arte convoca, interroga; por isso, a experiência da arte é uma forma de compreensão. Esta convocação, este interrogar, na verdade, é um convocar-se, um interrogar-se, pois a existência humana está marcada pela continuidade hermenêutica do ser. A análise da arte pela hermenêutica filosófica de Hans-Georg Gadamer desvela a experiência da obra de arte na Filosofia contemporânea, fazendo uma contraposição com a análise da estrutura da Filosofia moderna acerca da arte.

.

TVCrato - Café Literário na lanchonete Cinelândia - Reunião de Poetas...

Café Lietrário

Com: João Nicodemos, Wilson bernardo, Ulisses, Ruben Mousinho e Dihelson Mendonça.

Parte 01:



Parte 02:



Parte 03:



Produção, edição: Dihelson Mendonça

O drama do Bar e Lanchonete Cinelândia - Homenagem


Tradicional local de encontro dos fins de tarde na cidade do Crato, o Bar e lanchonete Cinelândia, localizado no centro da cidade vai fechar, devido a problemas na estrutura do edifício que está comprometido. O fechamento oficial está programado para o dia 5 de dezembro próximo. Estão programadas diversas atividades nesta última semana de existência, tais como:

Dia 01 de dezembro, diversos encontros e manifestações de caráter cultural. O programa Rapadura Cultural será apresentado no andar superior. Enquanto isso, as pessoas poderão fazer uma última visitação ao local.

O Blog do Crato lamenta bastante que esse incrível espaço, que já abrigou a maioria dos intelectuais do Crato, loucos, bebuns e outros tipos característicos da cidade, lamenta que ela possa fechar.Esperamos que os trabalhos de restauração do local, com o soerguimento de um edifício no mesmo local, cercado de um shopping center, possa trazer de volta esse maravilhoso espaço que a cidade dispunha, e que era verdadeiramente o principal ponto de encontro da família cratense.

Visitando esses locais, cada vez mais acredito que no crato, fazemos parte de uma mesma família. Trago algumas fotos que fiz na tarde e noite de ontem lá na lanchonete cinelândia, e oportunamente, uma matéria completa sobre ela.


Françoá, o proprietário, com sua farda branca característica que tanto nos acostumamos.


As reuniões boêmias nos finais de tarde, onde intelectuais de pé-de-balcão ( ou não ) conversam sobre os mais variados assuntos, ali no "Canto do Senadinho". Abaixo, na foto de Ruben Mousinho:

Abaixo, artistas, intelectuais, bebuns, doidos, e até o promotor da cidade participam dessa festa de fim-de-tarde. Todos iguais, todos irmãos, todos de uma mesma família. Olha quanta gente aí: da esquerda pra direita: Ruben Mousinho, Manel D´Jardim, Glauco Vieira, Ulisses, José de deus, Abidoral jamacaru, Paulo ( da farmácia ), Jayro Starkey, Dihelson Mendonça ( fotografando ).


Velhos amigos se reencontram...

À noite, com as ruas quase desertas, a luz branca da cinelândia é um contraste na noite, como um farol nos convidando a entrar...


Vê-se em primeiro plano, o grande "Dema", o sempre simpático funcionário da Cinelândia, que entre outras coisas, é grande apreciador de JAZZ. Ah se todo garçon tivesse esse gosto musical...


O Promotor José de deus conta uma de suas infindáveis piadas para Ruben Mousinho e Tarso Araújo, cuja risada é tão escrachada que se conhece do outro lado da rua...


Mas, enfim, resta sempre uma esperança. Milgares acontecem. Como esse raríssimo momento em que fotografei o Françoá rindo e que sei muita gente vai gostar, pois dizem que isso não existe, eheheh


Saúdo a todos os amigos do peito, Jayro, Ruben Mousinho,Tarso Araújo, José de Deus, Manel D´Jardim, Ulisses, Glauco Vieira, João Nicodemos, Wilson Bernardo, e outros mais que ajudaram na cobertura dessa matéria, e compareceram a esse tradicional encontro das segundas-feiras na cinelândia.

Matéria e fotos: Dihelson Mendonça

.