25 novembro 2007

CHEGARAM AS CHUVAS...

PRIMEIRO ARCO-ÍRIS DA ESTAÇÃO INVERNOSA NA CIDADE DE CRATO.Chegaram as primeiras chuvas! Com elas, uma paz de espírito! Mas ao contrário do que se possa pensar, há bons motivos para você sair do sofá! Por exemplo: com o tempo ameno, você ir a um cinema num encontro caliente! Marcar uma pescaria! Chegar até a janela para ver a chuva lavando a cidade. Comprar um pãozinho quente depois que a chuva cair e o sol sorrir! Ir para sua aula particular de piano. Fotografar... Isso, fui a Floresta Nacional do Araripe e olha que muitos tiveram essa idéia! Uns Ciclistas foram pedalar, outros foram para respirar um ar puro, relaxar, meditar, uns solitários, famílias, amigos simplesmente! Encontrei três adolescentes fazendo trilha e eles não me deixarão mentir, vejam as imagens:

OS ADOLESCENTES, Abidoral jamacaru, Dr. Zé Flavio e Leopoldo Martins, filosofando em dias de chuva na Floresta do Araripe!

PÁSSARO CONTEMPLATIVO
CLIMA...

PANORÂMICA

Reunião no Calçadão - Hoje, Segunda-Feira ! 17:00


Minha gente,

Hoje, Segunda-Feira, estarei no calçadão, próximo à lanchonete cinelândia para nosso encontro tradicional das Segundas-Feiras. Quem quiser fazer alguma matéria, algum vídeo, fotos, etc e tal... apareça por lá.

Estão convocados previamente: ( rs rs rs )

Jackson Bantim, Armando Rafael, Jayro Starkey, Bagatela, Duclier-Som, Tarso Araújo, Huberto Cabral, Dr. José de deus, e todos os membros do Blog do Crato que puderem comparecer a essa tradicional festa das Segundas-feiras, que é só alegria...

Abração....... vamo lá...

Dihelson Mendonça
Coluna CARIRI (do jornalista Tarso Araújo)
publicada aos domingos pelo jornal O POVO
25/11/2007

DELL ANNO
A Dell Anno, uma das principais marcas de móveis planejados do Brasil, inaugurará sua primeira loja no interior do Ceará, em Juazeiro do Norte. Com 250 metros quadrados e showroom com 10 ambientes, o empreendimento abrirá as portas para atender a região do Cariri a partir de 29 de novembro. Um coquetel para cerca de 150 pessoas marcará a inauguração. Arquitetos, engenheiros, construtores, decoradores e clientes poderão conhecer toda a linha exposta no showroom da loja em projetos para dormitórios, closets, home theaters, home offices, áreas de serviço, banheiros e ambientes comerciais. O principal destaque serão os projetos que utilizam o sistema de prateleiras Fly, tecnologia inovadora e sem fixação aparente, tornando o ambiente mais moderno e sofisticado.

PREOCUPAÇÃO
O deputado estadual Vasques Landim lembra uma preocupação que devemos ter com relação à questão do álcool. Além do aumento do consumo Vasques lembrou que as estatísticas mostram, igualmente, que, em quase todos os acidentes, homicídios e outros crimes, a droga e o álcool estão inseridos no contexto. De acordo com o deputado, a publicidade das empresas de bebidas atrai principalmente os jovens e afirma que, para se inserir na alegria e na diversão, a juventude tem que consumir o álcool. Na opinião de Vasques, deve haver uma preocupação mais forte, principalmente em relação à venda de bebidas a menores. O parlamentar caririense fez essa explanação quando da apresentação do projeto de lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas em bares e postos de gasolina localizados às margens das estradas e rodovias do Ceará, de autoria do deputado Ronaldo Martins.

MEIO AMBIENTE
Ocorreu na última sexta-feira em Crato a conferência regional de meio ambiente. O evento foi uma realização do Conselho de Políticas de Gestão de Meio Ambiente, tendo a frente o cratense André Barreto. A conferência cotou com a participação de 28 municípios e mais de 300 delegados.

ANOTE: TOCA DE ASSIS
A Toca de Assis - uma associação católica inspirada nos ensinamentos de São Francisco e no seu zelo eucarístico e amor aos pobres - já tem duas comunidades instaladas no Cariri. Em Juazeiro do Norte, a Toca de Assis funciona numa chácara, na rua Odilon Gomes, 80, bairro Tiradentes. Em Crato, sua sede fica na estrada para o distrito de Santa Fé, na chácara do padre Raimundo Elias. A Toca de Assis é formada por religiosos e leigos, que vivem segundo o carisma de São Francisco, vestindo-se igualmente ao "Poverello de Assis", a maioria descalços, quando muito com sandálias japonesas.

PADRE CÍCERO: NOVO LIVRO
O escritor Lira Neto, depois de escrever as biografias de Rodolfo Teófilo, José de Alencar, Castello Branco e Maysa Matarazzo, iniciará nos próximos dias seu novo livro. Desta vez biografará o padre Cícero Romão Batista. Residente em São Paulo, Lira Neto desembarcará em Juazeiro do Norte no próximo dia 14 de dezembro. Tendo como cicerone Renato Casimiro, ele fará contatos com vistas à nova obra. Em tempo: por seu escrito sobre José de Alencar, Lira Neto acaba de ganhar o Prêmio Jabuti, um dos mais ambicionados por escritores brasileiros.

PÓLO CARIRI
Mapeado pelo Banco do Nordeste, o Pólo Cariri Cearense ocupa uma área de 6.342,3 km correspondente aos municípios de Abaiara, Barbalha, Brejo Santo, Crato, Jardim, Juazeiro do Norte, Mauriti, Milagres, Missão Velha, Porteiras e Santana do Cariri. Esta área detém considerável potencial natural de recursos hídricos, minerais, de clima e solo que favorece tanto a agricultura diversificada como implantação de agroindústrias. Nesse contexto, a região já possui agroindústrias de derivados da cana-de-açúcar, como aguardente, açúcar e rapadura. Ultimamente, vêm sendo implantadas áreas irrigadas para a produção de frutícolas (banana, mamão, manga, uva, pinha, acerola, graviola, coco e outras), além de olerícolas e grãos.

CAMINHO DO PADRE IBIAPINA
Em 19 de fevereiro de 2008, serão lembrados os 125 anos da morte do padre Ibiapina. Ele morreu em Santa Fé, localidade situada na divisa dos municípios de Solânea e Arara, na Paraíba. Ali é feito o Caminho do padre Ibiapina, um trajeto de 60 quilômetros, nos quais os peregrinos percorrem a pé uma rota inspirada no famoso Caminho de Santiago, na Espanha. Nesta versão nordestina, os andarilhos percorrem estradas de barro e trilhas dentro da mata, passando por reservas ecológicas, engenhos de cana-de-açúcar e várias cidades históricas. No Cariri, sob o patrocínio da Urca, foi feito em 2006, a primeira Caminhada do Beato Zé Lourenço. Com a mudança de administração da universidade, em 2007, esta iniciativa não foi repetida...

CARIRI RURAL
Obteve êxito a feira 2º Cariri Rural, evento que vem sendo promovido mensalmente, em Crato, pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e Instituto Agropolos. O evento é coordenado por Francisco Leitão. O 2º Cariri Rural movimentou cerca de R$ 1,2 milhão, volume 50% maior do que o negociado na primeira edição. No início de dezembro, teremos a 3ª versão deste evento.

NOVAS PARÓQUIAS
Foram criadas mais duas paróquias na diocese de Crato: a de São Vicente de Paulo (no bairro Alto da Alegria, em Barbalha) e a do Sagrado Coração de Jesus (no distrito de Palestina, em Mauriti). Com essas, a diocese cratense passou a contar com 48 paróquias. Desde que chegou ao Cariri, dom Fernando Panico criou quatro paróquias. Mesmo assim, quatro municípios do Sul do Ceará ainda não possuem suas paróquias: Antonina do Norte, Baixio, Salitre e Tarrafas.

CONHECENDO O CARIRI
A Floresta Nacional do Araripe - a primeira a ser criada no Brasil - possui uma área de 39.262,326 hectares, abrangendo partes dos municípios Santana do Cariri, Crato, Barbalha e Jardim. Ela tem uma importância relevante na manutenção do equilíbrio hidrológico, climático, ecológico e edáfico do Complexo Sedimentar do Araripe. Entre tantos benefícios, a Floresta Nacional do Araripe possui na sua flora árvores medicinais como a janaguba, barbatimão e faveira. Por que será que a Urca e a UFC ainda não criaram um curso de farmácia para explorar esse potencial?

RONDA DE QUARTEIRÃO
O deputado estadual Nelson Martins (PT), líder do Governo Cid na Assembléia Legislativa, em entrevista concedida a este repórter na Rádio Araripe AM anunciou que o projeto Ronda de Quarteirão irá beneficiar municípios como Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha. Na entrevista, avaliou o governo Cid e disse que o atual governo é o que mais abriu espaço para a discussão democrática com a sociedade a cerca dos destinos do Estado, basta ver as conferências regionais e estaduais, fóruns e mesas permanentes de negociação estabelecidas pelo atual governo.

BATE-PAPO
RELÍQUIA
Em 2007, o clero da diocese de Crato realizou seu retiro anual em Santa Fé, local da sepultura do padre Ibiapina. O encontro - liderado por dom Fernando Panico - contou com a presença de padres e diáconos. Naquela ocasião, a diocese de Crato ganhou uma relíquia do padre Ibiapina, cujo processo de beatificação foi aberto no Vaticano. Colocada numa teca, essa relíquia poderia ser exposta, para veneração dos fiéis, na capela da Casa de Caridade, construída por padre Ibiapina.

INGRATIDÃO
Raimundo Filho alimenta um sonho: ver uma rua de Crato com o nome de seu pai: o ex-prefeito Raimundo Bezerra. De fato, é muito esquecimento para com a maior liderança política cratense dos últimos tempos. O fato, entretanto, não deve causar admiração. O maior benfeitor de Crato, o 3º bispo da diocese, dom Vicente Matos, também nunca foi lembrado com esse tipo de homenagem. Já outros ilustres desconhecidos proliferam como patronos de ruas da Cidade de Frei Carlos.

JOSÉ AIRTON
O deputado José Airton apresentou à Comissão Mista de Planos, Orçamentos e Fiscalização sete emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LOA). A primeira delas refere-se ao Apoio à Provisão Habitacional de Interesse Social para estimular a construção de moradias dignas e a melhoria da qualidade de vida da população de baixa renda nas áreas urbana e rural do Ceará, tendo em vista a ampliação da política habitacional. A segunda trata do Apoio a Projetos de Desenvolvimento do Setor Agropecuário, que visa garantir recursos para a construção de unidade da Centrais de Abastecimento do Ceará (Ceasa), na região do Cariri.

Música do Player Principal - Smile - Charlie Chaplin


Smile ( sorriso ) foi o tema do último filme de Charlie Chaplin chamado Tempos Modernos de 1936. Em 1954, John Turner e Geoffrey Parsons adicionou letra à música de Charlie Chaplin, e esta se tornou um sucesso na gravação do grande cantor Nat King Cole.


Smile though your heart is aching
Smile even though it’s breaking
When there are clouds in the sky, you’ll get by
If you smile through your fear and sorrow
Smile and maybe tomorrow
You’ll see the sun come shining through for you

Light up your face with gladness
Hide every trace of sadness
Although a tear may be ever so near
That’s the time you must keep on trying




Smile, what's the use of crying?
You'll find that life is still worthwhile
If you just smile

That's the time you must keep on trying
Smile, what's the use of crying?
You'll find that life is still worthwhile
If you just smile


Modern Times

Música: Smile - Charlie Chaplin

Intérpretes: Lisa Ono - Arranjos: Toninho Horta

Fotografia: Lia Costa Carvalho

( gravado no Japão )


Campo do Cariri

Emerson Monteiro

Nas proximidades da casa de meu pai, no bairro Pinto Madeira, em Crato, onde passei minha infância, havia um estádio de futebol, o Campo do Cariri, todo de terra batida, palco de treinos, no decorrer da semana, e de jogos memoráveis, nos domingos à tarde, fins dos anos 50, princípios dos anos 60.


Um quarteirão ao lado das atuais instalações da Associação Atlética Banco do Brasil, hoje quase todo cheio de prédios, à época, era cercado de avelós e placas de flandres, em forma de muro. Recebia considerável público nos dias de jogo, quermesses vivas dos clubes e suas animadas torcidas.


Início das tardes domingueiras e as pessoas cedo começavam o movimento na direção do estádio. Aproximavam-se os roupeiros dos times, as vendedoras e vendedores e seus tabuleiros de macaxeira cozida, milho verde, refrigerante, suco, tapioca, pirulito, quebra-queixo, cocada, picolé, que iam enchendo as laterais do campo.


Aos atletas, antes da partida principal, reservavam-se lugares à sombra das poucas árvores, sentados no chão de barro vermelho, cercados pelos garotos a lhe escutar as prosas de variados temas. Política, violência, sexo. Amor, pornografia, farras, tragédias, chistes, anedotas.

Pode ser que houvesse outros, mas lembro apenas de quatro times daquele tempo: o Esporte, nas cores do Flamengo; o Cariri, cores do Vasco; o Crato Atlético, do América; e Magarefe, do Botafogo.


As cabines de rádio situadas sobre precários cavaletes, erguidos pouco acima do público, abrigavam locutores altivos a relatar os lances. Às vezes, viam-se na condição de aguardar que a poeira sentasse, nos sururus de pequena área, para assinalar os gols e os lances mais combativos das horas tardias, já escuras, do princípio de noite.


Alguns nomes dos valorosos ídolos do “balão de couro” cratense, no dizer dos narradores, ainda resistem depositados nos arquivos da memória de quem os conheceu de perto: Zé de Buzu, Leiteiro, Anduiá, Ivan, Charuto, Zé Airton, Sibito, Natan, Raimundo Rafael, Moacir (depois prefeito do Município), Tentém, Panqüela, Zé Augusto, Cafinfim, Fruta-Pão, Netinho, Pirró, Bode (depois vereador, em três legislaturas), Sílvio, Néo Moreira, Dario, Zé Maria, Saia, Bacurau, Hélio, Antenor, Chico Curto, Almério, Coco, Gledston, Tonico, Zé de Barba, Sinhô, Tavares, Anum, Pangaré, Doce de Leite, Pescorado, Binda, Enoque, Anjo, Sonha, Almir Carvalho, Alderico Damasceno (estes, dois técnicos), Raimundo Nascimento e Geraldo Preá (dirigentes), Kleber Callou (presidente da Liga) e outros de igual importância.


Por vezes, nos jogos ocorriam lances disputados com maior agressividade, contudo não lembro de qualquer cena de desforço ou das registradas no futebol dagora, de extremo vigor físico, deslealdade e mutilação, diferentes das pugnas mostradas na televisão, que parecem batalhas campais, antevésperas de sacrifícios fatalistas. Observava-se algo de fraternal naquilo tudo. Semelhante a diversão, não a comércio de ossos, carnes e músculos. Algo de humano, festivo. Folguedos de paixão. Os aspectos lúdicos agradáveis persistem das cenas, registros acesos nas trilhas dos bons sentimentos.

Utilidade Pública - Pela não-violência contra a mulher !


"Nós, integrantes do Fórum de Mulheres da Região Cariri Centro Sul aqui representado pelo Conselho dos Direitos da Mulher Cratense, Casa Lilás, Coletivo Regional de Mulheres Trabalhadoras Rurais da FETRAECE-Cariri, Pastorais Sociais Sindicatos Urbanos e Rurais e Ongs, estaremos realizando duas atividades dentro dos “16 dias de Ativismo Pela Não Violência Contra A Mulher”, de 25 de Novembro a 10 de Dezembro de 2007.
Convidamos sua pessoa, sua entidade, sua comunidade e afins para se fazer presentes nestes eventos.

Programação:

• Dia 24 de novembro de 2007, às 19 horas na Praça da Sé em Crato-Vigília denunciando a violência contra a mulher e conclamando a PAZ, na região do Cariri. A vigília se estenderá até a madrugada do dia 25 de Novembro-Dia Internacional da Não Violência Contra as Mulheres;
• Dia 08 de dezembro de 2007, das 08:30 às 12:30 no auditório do SESI-Crato Seminário Regional sobre Violência Contra a Mulher e a Lei Maria da Penha (Lei-11.340), com a presença de Maria da Penha;
• Dia 09 de dezembro de 2007 Maria da Penha estará no Município de Milagres às 9:00 horas da manhã no Patronato Dona Zefinha Gomes;


“O combate a violência contra as mulheres é um compromisso de todas e todos.”


Telefones para maiores informações:
(88)3521-6317-Conselho da Mulher
(88)3521-3560-Casa Lilás
(88)3521-2426-Coletivo Regional de Mulheres Trabalhadoras Rurais da FETRAECE-Cariri. "

Por: Alessandra Bandeira.
Foto: Ary dos Santos

Aprenda Inglês Corretamente! - A Dica do Professor



COMPLAINTS (Reclamações)

Não fique surpreso se ouvir que os passageiros brasileiros são os únicos que reclamam dos serviços aéreos prestados no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), pois os estrangeiros não saberão aonde se dirigir para registrar suas queixas. Um amigo britânico chegou a essa conclusão porque um dia ele estava passando por lá quando avistou no saguão principal, uma placa com a seguinte mensagem:

RECLAMATIONS

“Tem algo errado neste aviso”, pensou. Mas não conseguiu identificar prontamente o que o incomodava. Sendo fluente em português, ele levou alguns segundos para perceber que se tratava de português escrito em inglês! Ele presumiu que a administração do Aeroporto, com as melhores intenções do mundo, queria mostrar ao público estrangeiro qual funcionário podia ouvir as suas reclamações.

Engraçado é que ele não viu nas proximidades outra placa com a palavra “reclamações”, para o público brasileiro! Então deduziu que aquilo poderia ser uma economia de avisos. Você também não acha que a palavra reclamations pode ser compreendida tanto por brasileiros quanto pelos viajantes de outras partes do mundo?
Então, vejamos: um nativo de inglês, que não saiba falar português, deve estranhar o fato de haver reclamations dentro de um aeroporto. Esse termo em inglês é restrito ao processo de retomada de posse de terras para fins de cultivo, etc. Você pode reclaim land da selva, do deserto ou do mar (os holandeses desenvolvem essa prática quando constroem seus diques) São land reclamations.
Errinhos bestas que complicam tudo!

(P) Português (I) Inglês equivocado (E) English
(P) Renovarei minha assinatura da SKY.
(I) I Will renew my signature for SKY. (Renovarei a rubrica para a SKY).
(E) I will subscribe SKY once again.

(P) A assinatura da VEJA não é cara.
(I) The signature for VEJA is not expensive. (A rubrica da VEJA não é muito cara).
(E) VEJA magazine subscription is not expensive.

(P) O medico me deu uma receita.
(I) The doctor gave me a receipt. (O medico me deu um recibo).
(E) The doctor prescribed antibiotics for my infection.

(P) Traga um recibo da loja.
(I) Get a recipe from the shop. (Traga uma receita (talvez de bolo, pastéis, etc. da loja)
(E) Get a receipt from the shop.

(P) Estou assinando uma nova linha telefônica.
(I) I am signing a new phone line. (Estou rubricando uma nova linha telefônica).
(E) I will subscribe to a new phone line.


Por: Jayro F. Starkey ( English teacher )


.