18 novembro 2007

Os falares dos Portugueses e dos Cariris - Primeira Parte

A LÍNGUA PORTUGUESA

Portugal tinha apenas 357 anos de Estado quando descobriu o Brasil: a língua expressa com clareza em texto já tem um testemunho em 1193 (307 anos antes do Brasil) no testamento de Eluíra Sanchiz quando se escreveu assim: In Christi nomine. Amén – Eu Eluira Sanchiz offeyro o meu corpo áás virtudes de Sam Saluador do moensteyro de Vayran, e offeyro co´no meu corpo todo o herdamento qeu eu ey em Centegãns e as tres quartas ao padroadigo d´essa eygleyga a todo hu herdamento de Crexemil, assi us das sestas como tod u outro herdamento: que u aia u moensteyro de Vayran por en saecula saeculorum. Amén. O primeiro registro literário conhecido da língua portuguesa foi em 1198 de autoria do trovador Paio Soares de Taveiros que é uma cantiga de amor inspirada por Maria Pais Ribeiro, por apelido Ribeirinha, amada muito especial do rei Sancho I:
No mundo nom sei parelha,
Mentre me for como me vai,
Ca moiro por vós – e ai!
mia Senhor branca e vermelha,
queredes que vos retraia,
quando eu vos vi en saia!
Mau dia me levantei,
Que vos enton não vi feia!

E, mia Senhor, des aquel`di`, ai!
me foi a mim mui mal;
e vós, filha de Dom Paay
Moniz, e bem vos semelha
d´haver eu por võs guarvaia,
pois eu, mia Senhor, d`alfaia
nunca de vós houve, nem hei,
valia d´ũa correia.....

Foi o rei Diniz, que instituiu em 1279 (221 anos antes de descobrir o Brasil) o português nos textos jurídicos e de governo, banindo o latim barbarizado até então usado. Em 1290 o mesmo rei instituiu os Estudos Gerais, verdadeira universidade de Lisboa (transferida em 1308 para Coimbra), com o objetivo de dar organicidade à língua, defendê-la e difundi-la. A Gramática de língua portuguesa somente apareceu à época do descobrimento do Brasil, a de Fernão de Oliveira em 1536 e a de João de Barros, em 1540.
A línguas ameríndias do Brasil
Segundo Rodrigues(1993) estima-se em 1175 o número de línguas indígenas faladas no Brasil ao final do século XV. Hoje existem 180 línguas diferentes faladas no Brasil que pertencem há mais de 20 famílias lingüísticas. O Brasil é descoberto e o tupi se impõe como língua, em São Paulo por volta de 1700 é mais falada que o Português. Das quase 350 falas ameríndias ouvidas à chegada de Cabral, mescladas à do conquistador, sertanistas, soldados, mercadores, retiraram um falar rústico mas prático, ao qual jesuítas imprimiram disciplina gramatical e que recebeu o rótulo de
Língua geral ou língua brasílica.
O resumo a seguir é do mesmo autor. Dominou pelo grande interior, e mais longe e mais profundamente teria projetado se a metrópole não baixasse em 3 de maio de 1757, uma provisão de inspiração pombalina, proibindo nas escolas o uso daquela língua em benefício exclusivo da portuguesa. O português do Brasil só se fez unilíngüe universal pelo trânsito dos séculos XVIII e XIX. Na imensidão territorial com sua variação climática, consolidaram-se diversidades no falar. “A causa é o clima. Quando quente, produz a acentuação das vogais, como: míníno, mênino e ménino; a introdução de vogais onde não as há, como: adevogado, abissolutamente, pineumático, adequerir, indiguina, etc. e a queda dos rr finais: passeá, doutô, etc.... nas zonas temperadas....produz a pronúncia mais rápida e até eliminação de certas vogais, no meio dos vocábulos. À medida que nos aproximamos da zona tórrida, a pronúncia vai-se tornando langorosa. No sul a pronúncia é m´nino; em São Paulo, minino; no Brasil central, mênino; pelo norte; ménino.
Eça de Queiroz dizia que o brasileiro falava um português adocicado. E tem razão, povos que falam outras línguas neolatinas, como Italianos, Espanhóis e Franceses reconhecem muito bem a diferença entre o que se fala aqui e na Europa. O grande volume da literatura já existente em três continentes - África, América e Europa - nos faz antever uma produção das dimensões das grandes línguas do mundo. O Português é a sexta língua mais falada e escrita da humanidade atrás: do Mandarim, Hindi, Castelhano, Inglês e Árabe.

Comunicado aos membros - Prioridade a postagens sobre o Cariri.


Peço aos ilustres membros do BLOG DO CRATO que dêem total prioridade aos assuntos que interessam a nossa cidade, e à região do Cariri, e que temas de interesse mais geral, sejam tratados em blogs correlatos, em razão do grande volume de informações que já temos na página principal, e que na verdade, quase não dá pra ler nem as coisas locais essenciais.

Assim sendo, já que cada membro possui seu próprio Blog, que questões de interesse mais alheio à filosofia do Blog, que é o desenvolvimento da cidade, as notícias, a cultura da região, questões mais genéricas, tipo terremotos na groenlândia, ou o a briga de Bush com o Oriente Médio possam ser tratados em blogs correlatos. irei disponibilizar uma lista de Blogs aonde podemos tratar desses outros assuntos, mantendo o interesse e a prioridade aos temas relacionados à cidade do Crato.

Obrigado a todos pela compreensão.

Dihelson Mendonça
- Administração -
Fotos: Dihelson Mendonça

Mestrado em Literatura Brasileira UFC


...movido para a seção de anúncios, na aba lateral direita, inaugurando nossa seção de anúncios.
Pedimos às pessoas que gostarem de postar anúncios, que nos enviem para o e-mail dihelson@yahoo.com, a fim de colocarmos na seção correspondente, localizada na aba lateral direita. E sempre em letras minúsculas, já que escrever todo um texto em letras maiúsculas é considerado como falta de educação na internet ( na verdade, pela netiqueta, escrever em maiúsculo significa que a pessoa está gritando ).

Visite nossos ANÚNCIOS.

A administração.

.

Oportunidade na França Para Estudantes de Graduação

...movido para a seção de anúncios, na aba lateral direita, inaugurando nossa seção de anúncios.
Pedimos às pessoas que gostarem de postar anúncios, que nos enviem para o e-mail dihelson@yahoo.com, a fim de colocarmos na seção correspondente, localizada na aba lateral direita. E sempre em letras minúsculas, já que escrever todo um texto em letras maiúsculas é considerado como falta de educação na internet ( na verdade, pela netiqueta, escrever em maiúsculo significa que a pessoa está gritando ).

Visite nossos ANÚNCIOS.

A administração.

.

Curso de Espanhol para Brasileiros na Espanha


Curso de Español en Salamanca, Tenerife, Granada y Sevilla.

Mester ofrece cursos de Español para estudiantes Brasileños, contacto directamente con Melissa Castelo Branco.
infobrasil@mester.com o aun mester@mester.com
mas información mire en sitio web www.mester.com

.

O Crato ARDE em Forró....Os ratos retornam às ruas !


Mal a mostra SESC terminou, as baratas e os ratos começaram a atacar a cidade novamente
Parecia que durante a Mostra SESC, reinava o clima cultural, e eles haviam fugido para um local onde a cultura não os pudesse atingir. Agora voltam em bandos, em legiões para ferir os homens.

Alguns, com grandes reboques de paredões sonoros atrelados aos seus carros, pareciam traduzir as escrituras:

“E havendo aberto o quarto selo... e olhei e eis um cavalo amarelo, e o que estava assentado sobre ele tinha por nome morte; e o inferno o seguia; e foi-lhe dado poder para matar a quarta parte da terra, com espada, e com fome, e com peste, e com feras da terra”. (Apocalipse 6:7 e 8)

Na parte "...e o inferno o seguia" leia-se: REBOQUE.

Esses animais irracionais matam a consciência das pessoas. Estão destruindo o pouco que ainda resta de princípio moral e educação em sociedade. Na verdade, essas pessoas que transportam esses paredões do forró pornográfico, fútil, além de invadirem nossas casas com o alto volume sonoro, são pessoas profundamente vazias. Se vc tenta conversar com algumas delas, vc verá que sua mente está próxima da mente de um gorila, ou de um TROGLODITA.

Meus amigos, estamos numa época, em que quem pensa ter ainda algum juízo, alguma racionalidade, que proteja seus filhos contra essa imundície chamada Forró eletrônico, esse cartel da mídia produzido por demônios para roubar o pouco que ainda resta da paz das pessoas de bem do mundo.

Eu nunca acreditei, mas hoje acredito em Demônios.
Vendo e ouvindo o mal que essas bandas de forró tem feito às novas gerações, eu só posso crer que eles são emissários de um sistema de coisas nefasto, que tenta remeter o homem ao mais profundo dos abismos:

"O Homem desceu até o fundo do abismo, e continua cavando..."

Senhor, tende piedade de Nós!

Foto Ilustrativa: "Incêndio na Grendene Crato - Por Pachelly Jamacaru".
Adaptada para ilustração por Dihelson Mendonça

.

Aprenda Inglês Corretamente! - A Dica do Professor


Dicas do Inglês Global (Global English Tips)

Conditions (Condições) “Eu não tenho condições”.

Devido ao hábito de usarmos muito esta expressão, devemos ter certo cuidado ao transferir para a língua inglesa. Veja esses 5 exemplos.

(P) português (I) inglês equivocado (E) English

(P) Não tenho condições de tirar férias.

(I) I don’t have conditions to take a vacation..

(E) I can’t take a vacation at the moment.

(P) Se tivesse condições, poderia comprar um carro novo.

(I) If I have the conditions, I could buy a new car.

(E) If I could afford it, I would buy a new car.

(P) Eles não têm condições de reformar a casa.

(I) They don’t have conditions to reform the house.

(E) They aren’t able to decorate the house.

(P) Se tiver condições, você será promovido.

(I) If you have the conditions, you’ll be promoted.

(E) If you are capable you may be promoted.

(P) Ele não tinha condições de convencê-los.

(I) He didn’t have the conditions to convince them.

(E) He was unable to convince them.

(P) Sem condições.

(I) Don’t have conditions.

(E) No way!

Já ouvi várias vezes, exatamente assim, de pessoas que já “fizeram” o livro 4, 5, 6

ou nível T 345.9/ 75 etc. Ou seja de pessoas que, inocentemente “aprenderam” com pessoas sem vivência com a língua que se propõem a ensinar.

Aprender uma língua estrangeira é tarefa árdua e exige muito mais que o simples contato com um montão de regras.



Por: Jayro Starkey - English Teacher

Foto: Dihelson Mendonça

.

Coluna CARIRI, de Tarso Araújo, publicada aos domingos no jornal "O Povo"

CARIRI

S.O.S rio Batateiras

Tarso Araújo

(Foto: BANCO DE DADOS)
(Foto: BANCO DE DADOS)

ANOTE
Dom Fernando Panico celebrou missa no leito seco do rio Batateiras, incorporando-se ao movimento que está sendo feito para ressuscitar aquele curso d'água, que nasce no Crato. Na sua homilia, dom Fernando chamou a atenção para o egoísmo das pessoas que colocaram canos na nascente daquele rio, desviando as águas para seus terrenos particulares. O bispo tachou essa iniciativa de pecado e disse: "As conseqüências (do desvio) estão aí: o rio está morrendo. Aquilo que antes era um símbolo de vida parece agora morte. Salvar o rio Batateiras é uma questão de Justiça. Literalmente. Se as águas estão presas, cabe à Justiça soltá-las".

PROIBIDO COCHILAR
O curso de Agronomia da Universidade Federal do Ceará (UFC), criado para o Campus-Cariri, é o único que funciona no Crato. Para a cidade de Frei Carlos foi prometida, pela UFC, a sede do Centro de Ciências Agrárias, que será construído no bairro Muriti, em terreno já doado pela Prefeitura do Crato. A UFC destinou - para esta construção - no orçamento de 2008, R$ 1 milhão de reais. Como a verba é insuficiente, cabe às lideranças cratenses caírem em campo para completar os recursos necessários à conclusão do Centro. Bom lembrar que o Conselho Universitário da UFC criou para o Campus-Cariri - com funcionamento previsto para 2011 - um curso de Engenharia Agrícola Ambiental.

ONDE HÁ FUMAÇA...
Circulam informações que a instituição universitária Laureate International Universities, de Baltimore (EUA), estaria adquirindo o controle acionário da Universidade Estácio de Sá (do Rio de Janeiro) mantenedora da Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte-FMJ.

QUEM VIVER, VERÁ
Nos últimos quatro anos, André Herzog exerceu o mandato de reitor da Universidade Regional do Cariri. O saldo de sua administração foi positivo. Na Urca, Herzog implantou várias ações. Um exemplo é o Geopark Araripe, hoje encampado pelo Governo do Estado. Concluído seu mandato, ele fixou residência em Fortaleza onde se encontra cedido à Secitece.

INICIAÇÃO CIENTÍFICA
A Universidade Regional do Cariri (Urca) realizará de 12 a 14 de dezembro a X Semana de Iniciação Científica que terá suas atividades nos Campi Pimenta e Crajubar. Na programação ocorrerão palestras, apresentações orais e painéis. Alunos e professores estão convidados a participar desse evento enviando resumos, assistindo palestras, debatendo propostas de trabalhos, projetos e resultados apresentados. O objetivo da semana é divulgar e avaliar as atividades de pesquisas realizadas pelos bolsistas de Iniciação Científica da Urca e promover a integração ensino-pesquisa entre os corpos discente e docente da Urca.

MEIO AMBIENTE
Preocupa a destruição do meio ambiente no Cariri, o oásis-pulão verde do centro-nordestino. Os focos de incêndios na Chapada do Araripe continuam. Mais de 20 hectares de mata nativa foram destruídos, no decorrer desta semana. Os rios Batateiras, Salgadinho e Salgado estão morrendo. A reserva ecológica do Fundão teve metade da sua mata destruída por um incêndio criminoso. Já a Cachoeira de Missão Velha encontra-se em péssimo estado de conservação, servindo até de "lixão". E para completar anuncia-se o fechamento do escritório do Ibama em Crato. É brincadeira...

APESAR DE TUDO
Justiça seja feita. Nos últimos dias - em ações tempestivas e eficazes - o Ibama/Instituto Chico Mendes, juntamente com o Corpo de Bombeiros e a Guarda Municipal de Crato conseguiram debelar alguns focos de chamas surgidos na encosta da Serra do Araripe. Incêndios criminosos, diga-se de passagem.

RODÍZIO DE PADRES
Saiu o esperado rodízio de vários padres da diocese de Crato. Padre Adalmiram Vasconcelos, pároco de São Miguel de Crato, vai assumir a paróquia de Santana do Cariri. Jovem e dinâmico, ele era a esperança dos devotos de São Miguel de verem construída a nova matriz, já que a atual é inadequada. Dentro do rodízio, o padre Sebastião Bandeira deixará o Santuário Diocesano de Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte, para assumir, no dia 20 de dezembro, a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, do bairro do Seminário em Crato. Quem sabe agora terá início a construção daquela igreja-matriz.

MEMÓRIAS DO CARIRI
Em Juazeiro do Norte foram concluídos os festejos de comemoração dos 70 anos de fundação da amplificadora Centro Regional de Publicidade-CRP. Interessante que os radialistas juazeirenses buscaram informações no acervo de Humberto Cabral para a divulgação da epopéia do CRP, que teve no saudoso Dário Maia Coimbra a sua figura marcante. Por outro lado, em Crato vão ser festejados os 70 anos da Amplificadora Cratense, fundada por Júlio Saraiva.

LIVRO
Na última 5ª feira, dia 15, foi lançado no Memorial Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, o livro: O Joaseiro Celeste, resumo da tese de doutorado do professor Francisco Salatiel de Alencar Barbosa, professor do Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília.

PADRE CÍCERO
Não param de surgir teses de doutorado sobre o Padre Cícero. Ultimamente, foi defendida, por Antônio Mendes da Costa Braga, professor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a tese: Padre Cícero: Sociologia de um Padre, Antropologia de um Santo.

TEATRO
Está sendo criada em Juazeiro do Norte a Associação dos Amigos do Teatro Marquise Branca. À frente o Secretário de Cultura daquela cidade, Renato Dantas.

JUÁ
A Associação dos Filhos e Afilhados de Juazeiro do Norte - AFAJ, com sede em Fortaleza, vai lançar o jornal O Juá.

RESPOSTA
Sobre a nota Patrimônio Histórico, da coluna publicada no dia 4 de novembro, sobre a histórica imagem de Nossa Senhora das Dores, padroeira de Juazeiro do Norte, o padre Paulo Lemos pediu espaço para resposta:
"Prezado Araújo, saudações. Li o pequeno comentário sobre a imagem de N. Senhora das Dores e achei que eu deveria ter sido escutado. Estou a disposição para falar sobre o assunto e como também sei do valor histórico dessa imagem acho que é importante matérias como essa que o senhor veiculou no O POVO. Gostaria de dizer apenas que retirei um vidro que estava na frente do nincho e não havia vidros por traz. As luzes que foram colocadas são de croicas e foram indicadas por quem entende do assunto e estas não estão voltadas para a imagem. Depois os vidros e o nincho foram colocados mais ou menos no ano 2000 e durante muitos anos a imagem ficava exposta em um outro cenário. Com isso não quero dizer que estou fechado, que não possa ouvir opiniões diferentes. Contudo não agi de maneira irresponsável, como sugere o texto. Mais uma vez digo que estou a disposição e gostaria de ver essa minha nota no jornal. Padre Paulo Lemos."

.

Conferência Regional do Meio Ambiente


O CONSELHO DE POLITICAS E GESTÃO AMBIENTAL DO CEARÁ, CONVIDA PARA A CONFERÊNCIA REGIONAL DO MEIO AMBIENTE.

LOCAL: SE REALIZARÁ EM CRATO, NO AUDITORIO DO SESI - CRATO

DATA : SEXTA FEIRA PROXIMA. DIA 23 DE NOVEMBRO DE 2007, A PARTIR DAS 09 hs DA MANHÃ

PALESTRAS E DISCUSSOES SOBRE PROBLEMAS AMBIENTAIS NA REGIÃO.
SERÃO DEBATIDAS TEMAS E PROPOSTAS DE POLITICAS DE MEIO AMBIENTE COM FOCO NAS MUDANCAS CLIMÁTICAS E SUSTENTABILIDADE, PARA SEREM LEVADAS Á CONFERÊNCIA ESTADUAL DE MEIO AMBIENTE EM DEZEMBRO/2007.

NA OPORTUNIDADE SERÃO ELEITOS, ENTRE OS PRESENTES, OS DELEGADOS QUE REPRESENTARÅO A REGIÅO NA CONFERÊNCIA ESTADUAL.

PARTICIPE E DIVULGUE

por: Wilton Dedê
Foto: Dihelson Mendonça

.