28 outubro 2007

Mostra SESC das Artes





www.sesc-ce.com.br/mostracariri

Inaugurado no Crato o Café Estação ao som de Los The Os...


Pois é, galera,

Embora eu tenha chegado um pouquinho atrasado na festa ( só 5 horas de atraso... rs rs ), ainda deu pra pegar alguma coisa. Estas são fotos do local, CAFÉ ESTAÇÃO, que com certeza, vai se tornar um grande ponto de encontro da sociedade Cratense, para se apreciar uma boa música e saborear pratos deliciosos !!

Parabéns aos proprietários por essa idéia maravilhosa, e que sempre, paralelamente, toquem estilos musicais diferentes daquilo que se escuta nas péssimas estações de rádio da região. Que se façam shows culturais ( universais e regionais ), de MPB, de Jazz, de Rock, de pop bom, sempre buscando mostrar aos frequentadores e ao povo em geral, a diversidade de estilos musicais, a pluralidade do mundo das idéias, algo mais que essa cultura pasteurizada e medíocre que alguns locutores burros do rádio caririense tentam nos empurrar goela abaixo ( o falso forró, decadência de uma cultura falida e de um povo que nunca pôde provar de sabores culturais diversos da música do mundo ! ). Quando surge um local desses na região, é como uma bênção divina, pois deverá formar platéia, mostrando às novas gerações produtos de rara beleza e sobretudo, de grande qualidade.

Bem, feita essa breve introdução, vamos aos fatos e fotos:
( Clique nas fotos para ampliar ! )






























...e por enquanto é só, pessoal. Peço desculpas aos que porventura não apareceram nessas fotos. Na verdade, há mais de 60 fotos, e não é possível colocar todas aqui.

Abraços,

Dihelson Mendonça

Coluna Cariri - Jornal O POVO.


Por: Tarso Araújo - Jornalista

NOVA OLINDA

Na oficina de Espedito Seleiro, em Nova Olinda, é produzido um dos mais belos artesanatos de couro do Ceará. Calçados, bolsas, gibãos, perneiras e chapéus foram inseridos no roteiro turístico do Cariri. Quem vai agora a Nova Olinda, além da Fundação Casa Grande, deve visitar a oficina de Espedito Seleiro.

NOVA VISITA
O ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, marcou para o dia 30 de novembro sua segunda visita a Juazeiro do Norte. Vem presidir a solenidade de inauguração do Restaurante Popular. Da primeira vez que veio a Terra do Padre Cícero, Patrus Ananias foi conhecer o Horto, dobrou os joelhos e rezou contrito na igreja do Bom Jesus.

ANOTE: MONSENHOR ÁGIO
Próximo a completar 90 anos, monsenhor Ágio Augusto Moreira é uma das personalidades marcantes do Cariri. Ele vive no Belmonte, em Crato, numa casinha singela, de onde se pode contemplar as encostas da Chapada do Araripe. Colada a sua residência fica a capelinha de Nossa Senhora das Graças. Em frente, localiza-se a Sociedade Lírica do Belmonte - fundada por ele há mais de 40 anos - mantenedora da Orquestra Sinfônica Padre Davi Moreira, onde filhos de agricultores aprendem música. Entre uma missa e outra, monsenhor Ágio escreve livros. Já teve dois publicados e acaba de concluir mais três: Tratado sobre as almas do Purgatório; O Precioso sangue de Cristo e História da bicicleta. Pobre, humilde e afável, monsenhor Ágio está à espera de apoio para publicar seus últimos escritos.

O SERTÃO VIRA MAR
Nada como o tempo! As águas do rio São Francisco chegaram esta semana à cidade de Exu (PE), cuja população é agora abastecida pelo líquido do Velho Chico, por iniciativa do Governo de Pernambuco. Pois é, as águas do São Francisco estão a apenas 60 quilômetros do Crato e do Ceará. Enquanto isso o projeto de transposição feito pelo Governo Federal avança. Em passos de tartaruga...

SANTANA DO CARIRI
Os irmãos Pereira Oliveira (entre eles o ex-deputado Iranildo) acabam de construir, na zona rural de Santana do Cariri, as primeiras seis casas integrantes do projeto Euroville. Trata-se de residências, cada uma com a arquitetura típica de um país europeu. A idéia partiu de Francisco Pereira de Oliveira (Francimar) já falecido, que viveu mais de 30 anos na França como funcionário da Unesco. Logo, logo, a Euroville será outra atração turística na "Capital Cearense da Paleontologia."

MEMÓRIA PRESERVADA
Na próxima quinta-feira, 31, serão reabertas a capela e a sala de memória da casa-mãe da Congregação das Filhas de Santa Teresa de Jesus, em Crato. A histórica capela - que estava ameaçada de desabamento - foi restaurada mantendo toda a originalidade. Uma homenagem especial será prestada ao primeiro bispo de Crato, dom Quintino, construtor dessas edificações. Santa Teresa de Jesus (também conhecida por Santa Teresa d´Ávila), é venerada em Crato desde o início do século passado. Espanhola de nascimento, ela é autora da célebre oração: "Nada te perturbe /Nada te espante /Tudo passa/ Só Deus não muda. /A paciência tudo alcança /Quem tem a Deus, /Nada lhe falta. /Só Deus basta."

OPINIÃO DIFERENTE
Caro Tarso Araújo, sou leitor assíduo do jornal O POVO e fiquei impressionado com a ignorância e a posição do Monsenhor Ágio Augusto Moreira sobre a figura de Farias Brito, considerado pela historiografia das idéias filosóficas no Brasil como o maior filósofo ou o primeiro filósofo brasileiro. Esse cearense nasceu em São Benedito em 24/7/1862 e morreu em 17/1/1917 no Rio de Janeiro. Levou uma vida retirante, como grande parte dos cearenses, desde os três anos de idade. Em 1902 deixou o Ceará e foi morar em Belém, devido à atmosfera asfixiante da política aciolina sobre os intelectuais independentes ou de oposição. Em 1909, tornou-se professor do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, após ter vencido um concurso, superando o famoso escritor Euclides da Cunha que, por influência política, foi nomeado no lugar de Farias Brito, que só assumiu o lugar que tinha conquistado após a morte do autor de Os Sertões. A filosofia de Farias Brito consiste na busca de uma nova síntese entre a ciência, a consciência filosófica e a arte para se chegar a uma nova ordem moral e social superadora da crise da sociedade ocidental fundada na idolatria do materialismo e do interesse individual. Escreveu importantes livros de filosofia, como Finalidade do Mundo (3 vols.), A Verdade como Regra das Ações, Base Física do Espírito e O Mundo Interior. Sua obra é praticamente desconhecida atualmente pelos próprios professores de filosofia, o que me levou a desenvolver uma tese de doutorado pela UFC sobre sua vida e sua obra a ser defendida brevemente. Jesus Cristo já disse que o profeta não é bem recebido em sua própria terra, portanto, não é nenhuma novidade que Farias Brito não receba a devida atenção por parte de muitos de seus conterrâneos. Atenciosamente, Júlio Filizola Neto.

BATE-PAPO

CONHECENDO O CARIRI
Segundo o estudo Caracterização e Tendências da Rede Urbana do Brasil, elaborado pelo Ipea, IBGE e Unicamp, em 2002, a aglomeração urbana Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha tem influência sobre uma extensa área de 58 mil km
, abrangendo 64 municípios, sendo sete do Piauí, quatro de Pernambuco e o restante (53) do próprio Ceará. Em termos geográficos, a região que sofre influência do Cariri é maior que a soma das áreas territoriais de Sergipe e Alagoas (49,6 mil km ) e maior que a área territorial de outros estados nordestinos, como Paraíba (56,4 mil km ) e Rio Grande do Norte (52,8 mil km).

ICC
O Instituto Cultural do Cariri criou a cadeira José do Vale Arraes Feitosa, que deverá ser ocupada pelo filho do homenageado, o médico-cronista José do Vale Pinheiro Feitosa, residente no Rio de Janeiro.

DEGRADAÇÃO AMBIENTAL
Quem visita nesta época do ano a Cachoeira de Missão Velha - um dos lugares mais bonitos do Cariri - sai desapontado. Moradores da redondeza fizeram daquele local um depósito de lixo. Pior: as águas do rio Batateiras chegam à cachoeira transportando os dejetos dos esgotos de várias cidades do Cariri. Nos dias atuais, a Cachoeira de Missão Velha virou local para encontros dos adeptos do candomblé, religião importada de outras regiões do Brasil e que vem crescendo, ultimamente, até nas pequenas cidades do interior. Esta outra realidade do presente, da qual o Cariri não pode fugir.