08 dezembro 2007

Propagandas da saudade



Revista Itaytera, nº 01, 1955

9 comentários:

  1. Olha que engraçado, o telefone só tinha 4 números!!!

    Essa revista foi publicada durante quanto tempo? de quando até quando?

    ResponderExcluir
  2. Carlos:
    Vendo esta propaganda (naquele tempo chamavam "reclame") tive uma idéia. Poderíamos criar neste Blog uma seção: MEMORIAL DA SAUDADE, no qual seriam resgatadas fotos, propagandas, fatos históricos ou pitorescos das primeiras décadas do século XX. Como, aliás, vem sendo feito, esporadicamente, por Dr. José Flávio Vieira.
    Quem se habilita a dar continuidade ao Memorial da Saudade?

    ResponderExcluir
  3. Pode até parecer coincidência, mas ontem à noite msmo falei com Carlos Rafael que me disse que isto é o começo de uma seção que ele deverá continuar. Sabendo então que vc, caro Armando se interessa por isso também, podemos ver uma maneira de scanear os documentos a fim de postá-los nesta referida seção.

    Um grande abraço,

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  4. Valdir, a revista Itaytera foi publicada pelo Instituto Cultural do Cariri, anualmente, de 1955 até 2002, se não me engano. Atualmente, existe uma comissão do ICC, formada pelo Armando Rafael e Glauco Vieira para tentar reativar este importante órgão.
    Armando, sua proposta é muito boa e a sugestão do título, Memorial da Saudade, pra mim tá aprovada.

    ResponderExcluir
  5. Muito boa a propaganda, muito boa.
    Seria interessante uma seção com estas memórias, para divulgar este passado não tão distante.

    ResponderExcluir
  6. Eu sugiro fortemente que essa edição histórica da Revista Itaytera fosse scanneada e convertida para o formato PDF, livre, e colocada para download, para que todos possam ter acesso.

    É importantíssimo que a informação, livros e documentos históricos sejam digitalizados e colocados a disposição sem restrições, sem barreiras. A Democracia deve estar presente também na informação.

    Fica a minha sugestão. Converter todas seria muito trabalhoso, mas pelo menos essa de 1955, e algumas que fossem consideradas mais relevantes para nossa história.

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. A idéia do Valdir é boa e pode ser ampliada: Porque não transformar TODAS as publicações da revista ITAYTERA para Pdf ?

    Passaria-se no Scanner e no OCR ( reconhecedor de caracteres ópticos ) e teríamos todos os textos da revista.

    O ICC poderia contratar um profissional ou dois para realizarem essa tarefa, depois fariam a mesma coisa com a revista Região, etc...

    A passagem desses documentos para a era digital é essencial !

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  8. É isso. Seria ótimo se pudesse scannear todas, mas citei que poderiam ser apenas algumas em função do trabalho que dá, mas claro, se tivermos o suporte de um ICC, gente para isso, ora, por que não scannear todas mesmo? É isso aí.

    Apenas recomendo para não se use o OCR para obeter a imagem fiel da revista, inclusive com o papel velho, as tipografias da época, desenhos e propagandas. OCR apenas para alguns textos que possam ser também postados no blog, distribuidos mais facilmente por e-mail por exemplo.

    ResponderExcluir
  9. Valdir, me passe seu e-mail novamente para meu e-mail para que eu o coloque de novocomo membro que o seu perfil nao revela.

    Um abraço,

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.