08 dezembro 2007

Coluna CARIRI, de Tarso Araújo
O POVO, 09 de dezembro de 2007

IMACULADA CONCEIÇÃO

As cidades caririenses de Farias Brito, Granjeiro, Ipaumirim, Mauriti e Porteiras festejaram ontem, dia 8, sua padroeira: Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Aliás, desde 25 de março de 1646, Nossa Senhora da Conceição é a padroeira da nossa pátria, pois, naquela data, ela foi solenemente declarada padroeira de Portugal e, à época, o Brasil fazia parte do Império luso. Após a independência (em 1822), o Brasil foi consagrado à Nossa Senhora da Conceição Aparecida, escolhida como especial intercessora dos brasileiros junto ao trono de Deus.

ANOTE: MUSEU DE ARTE DO CRATO
No Museu de Arte do Crato Vicente Leite estão expostas obras de arte de incalculável valor, a exemplo da escultura em gesso de Celita Vaccani denominada "Venite ad me omnes", uma imagem de Jesus Cristo de grande beleza. Pertencem ao acervo deste museu 22 telas da pintora Sinhá D'Amora, a aquarela "Vista Panorâmica do Crato em 1865", feita por José Reis de Carvalho, dois desenhos a lápis de Pedro Américo um dos maiores e mais famosos pintores do Brasil, além de óleos sobre tela de Pino Della Selva, Mazza Francesco, Vicente Leite, Jair Picado, dentre outros.

NOVO IMORTAL
Na última sexta-feira, dia 7, o Instituto Cultural do Cariri empossou padre Rocildo Alves Lima Filho na Cadeira Monsenhor Francisco Holanda Montenegro. O novo sócio foi saudado pelo acadêmico Armando Lopes Rafael.

RECIFE MAIS PERTO
A partir do próximo dia 17 a companhia aérea Ocean Air implantará um vôo diário entre o Cariri e Recife. Realiza-se, assim, antiga reivindicação dos caririenses! É grande o intercâmbio entre o Cariri e a capital pernambucana. A propósito, a Ocean Air e a companhia aérea equatoriana Vip mudarão o nome para Avianca. As três formam um único grupo e vão ser chamadas pelo mesmo nome da empresa colombiana a partir de 2008.

CORRENDO CONTRA O TEMPO
1º de janeiro de 2009. Data da posse dos novos prefeitos eleitos em 2008. O de Juazeiro do Norte terá exatamente dois anos e meio para preparar os festejos de comemoração do centenário de emancipação política daquela cidade. O tempo será curtíssimo, já que até agora nada foi planejado para a comemoração da efeméride.

FALTA O BRASÃO
E por falar em centenário, o da criação da diocese de Crato ocorrerá em 20 de outubro de 2014. Espera-se que até lá seja criado o brasão oficial da diocese, até hoje inexistente. Nos documentos oficiais é usado o brasão pessoal de dom Fernando Panico, cujo lema é "Sursum Corda" (Corações ao alto!). Dioceses mais novas (Crateús e Quixadá, por exemplo) já providenciaram seus respectivos brasões. Um detalhe: as cores azul e branco, de Nossa Senhora, não poderão deixar de constar no futuro brasão da diocese de Crato. A Virgem Maria - desde o início da evangelização do Vale do Cariri - sempre foi ali venerada e serviu de inspiração no anúncio da Boa Nova. Nos tempos primevos, sob as invocações de Mãe do Belo Amor (em Crato) e Nossa Senhora da Luz (em Missão Velha).

PROJETO CARIRI 1
No Cariri, as tradições ibéricas e negras mesclaram-se às indígenas, resultando em um painel mestiço, evocativo da cultura brasileira. Cantadores, cordelistas, poetas, intelectuais, artesãos, brincantes, músicos, dançarinos, penitentes, romeiros, todos contribuem para o reconhecimento da região como um dos mais ricos patrimônios imateriais do Brasil.

PROJETO CARIRI 2
Iniciado em 2002, fruto de um termo de cooperação técnica e científica, celebrado entre o Iphan e a Urca, o Projeto Cariri tem como objetivo a realização de estudos voltados a identificar o patrimônio imaterial do Sul do Ceará. O projeto conta também com a parceria da Diocese de Crato e prefeituras municipais do Cariri. Na administração passada da Urca, o Projeto Cariri era uma das prioridades daquela universidade.

A VELHA SÉ
O cura da Catedral de Crato, padre Edmilson Neves, confirma para a coluna que no próximo mês, serão iniciados os trabalhos de mudança do piso da Catedral de Crato (foto), que será agora de cerâmica Portinari, fabricada em Santa Catarina. Em 2008, a Sé deverá ganhar ainda duas novas capelas internas: a mortuária para abrigar os restos mortais dos três primeiros bispos da diocese e outra, para substituir a atual Capela do Santíssimo.

CARIRIANAS
Cresce o cinema caririense. Depois do curta "A cerca", de Glauco Vieira, vem aí um documentário sobre a primeira mulher republicana do Brasil, a revolucionária Bárbara de Alencar, produção de Alessandra Bandeira e Catulo Teles (...)

Todo 4 de cada mês, dia da morte de monsenhor Murilo de Sá Barreto, muita gente de Juazeiro do Norte se reúne na Capela do Encontro - no Santuário Diocesano de Nossa Senhora das Dores - para rezar um terço pelo "Vigário do Nordeste" (...)

Todos os anos, no mês de dezembro, dona Maria da Flor - residente na rua São José em Juazeiro do Norte - promove os ensaios da tradicional "Lapinha", festejo natalino que se constitui num patrimônio imaterial do Cariri (...)

Um comentário:

  1. OBA... chegaram as notícias!
    O Armando parece que estava como os fregueses da padaria, ali só esperando, Hein ?

    Que maravilha. Mais tarde irei gravar a leitura delas.

    Armando, estive nesta semana com o Carlos Rafael, seu irmão, e conversamos bastante. Depois preciso falar contigo, aproveitando que agora vc está com o tempo mais vago. Ele me disse que vc vive mais em casa.

    Abraços,

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.