21 novembro 2007

Sepultamento de Madre Esmeraldo

Na manhã desta 4ª feira, dia 21, a cidade de Crato presenciou uma das maiores exéquias dos últimos anos. Depois de missa na Catedral de Nossa Senhora da Penha - celebrada pelo bispo dioesano, dom Fernando Panico - foi sepultado no Cemitério Nossa Senhora da Piedade o corpo de Madre Esmeraldo. Cerca de duas mil pessoas acompanharam o enterro da religiosa, que era muito querida nesta cidade, mercê seu trabalho junto à pobreza do bairro do Seminário.

Abaixo, em foto de Antônio Vicelmo, Madre Esmeraldo aparece entre Telma Saraiva e Madre Feitosa. A foto foi feita em 2005, quando o pintor Edilson Rocha, fez entrega à Casa de Caridade de Crato, de uma tela retratando aquela instituição nos seus primórdios. A Casa de Caridade de Crato foi construída pelo Padre Ibiapina em 1868.

Clique para Ampliar



Clique na fotografia para vê-la maiorPadre José Antônio de Maria Ibiapina foi, sem dúvida, o maior missionário do interior do Nordeste. Em 12 anos de apostolado pelos sertões (1860-1872) ele construiu 22 Casas de Caridade (4 no Cariri cearense),10 na Paraíba, 2 no Norte do Ceará, 3 em Pernambuco e 3 no Rio Grande do Norte. A causa de beatificação do Padre Ibiapina encontra-se em estudo no Vaticano. Ele poderá vir a ser o primeiro cearense a ser declarado "Beato" (primeiro estágio para a canonização).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.