30 novembro 2007

Lágrimas de um Guerreiro - Escola Agrotécnica Federal de Crato


A noite de ontem certamente que entrou para a história do Jornalismo da região do Cariri. Sob o título: "A voz dos guerreiros do cariri", a escola agrotécnica Federal do Crato ( antigo colégio Agrícola ), vivenciou alguns dos momentos mais emocionantes do ano de 2007, ligados à radiofonia.

Auditório repleto, a solenidade em si, foi uma grande homenagem à Era do Rádio, mais especificamente ao rádio caririense, lembrando os grandes ícones do rádio, de ontem e de hoje. Praticamente a maior parte dos grandes ícones foi lembrada de algum modo. Mas a festa mais especial rendeu homenagens a 3 dos grandes da atualidade: O Jornalista Antonio Vicelmo ( o maior homenageado da noite ), e os apresentadores Wellington Costa e Henrique Vidal.

A solenidade consistiu de apresentações de painéis fotográficos com a história de cada apresentador, apresentações teatrais ( esquetes ) narrando a história de cada um dos homenageados, suas lutas, conquistas, e a dura realidade de quem pretende se tornar um grande locutor de Rádio, além de discursos e outras homenagens.

Houve vários pontos importantes na festa, com diversos pronunciamentos, após as esquetes, mas um dos pontos altos foi sem dúvidas, quando de cima do auditório dos homenageados, Antonio Vicelmo convidou o Jornalista e amigo Huberto Cabral para celebrar aquele momento junto aos homenageados. Passo lento, porém firme, olhos voltados ao chão, Huberto Cabral levantou-se da sua poltrona e se dirigiu ao palco, sob aplausos esfuziantes de uma platéia que julgava esse convite mais do que merecido, sob frases tais como: "Cabral, a memória viva do Crato! ", etc.

Os homenageados se revesavam em emoções fortes. Vicelmo chegou a declarar que seu safenado coração poderia não sobreviver a uma segunda homenagem daquelas. Fez um belo discurso de improviso, como todo aquele que sabe redigir tão bem quanto ele sabe...

Por tudo isso, a noite de ontem certamente entrará para a história radiofônica da região.
Quero agradecer aqui no Blog do Crato às pessoas que gentilmente me convidaram pessoalmente para a solenidade, e me incluiram no painel dos homenageados da noite, no setor dos controlistas. Para mim também, isso foi uma grande surprêsa e mtivo de alegria !

Eis algumas fotos do evento:






Na foto abaixo: O guerreiro trabalha até no dia da sua própria homenagem. Faz-lhe valer porque está sendo homenageado: Pela garra, ousadia, coragem, determinação, Trabalho incansável e muita humildade !







Fotos: Dihelson Mendonça

5 comentários:

  1. Parabenizo à toda classe dos radialistas. O Vicelmo em especial é um nome atravessa gerações com suas características próprias, éticas, profissional e inconfundíveis. É sem dúvida um imortal da Radiofononia Caririense!

    Dihelson e seus clic´s oportunos e bem aplicados.
    Valeu a reportagem!
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Pachelly, a emoção lá foi muito grande. Houveram tantas esquetes maravilhosas. A escola agrotécnica e seus alunos, apesar da falta de muitos recursos técnicos para a montagem, conseguiu expressar-se muito bem, e conseguiu emocionar. Isso é que é importante.

    Falou-se em Elói, falou-se em Heron Aquino, falou-se em muita gente boa...

    E um dos pontos altos, foi quando um dos palestrantes aparentemente aderiu à minha causa, quando conclamou os radialistas ali presentes:

    "Minha gente, vamos abrir espaço no repertório para a diversidade no rádio. Tocar outras músicas, outros gêneros musicais... só tocam esse forró nojento...!"

    Foi imensamente aplaudida!

    Um grande abraço,

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  3. Homenagem mais do que merecida aos radialistas cratenses, com sua constante luta em prol da cultura e valores.

    Dihelson, por gentileza, ja está na hora de voce usar um sistema melhor de blog e fotos, recomendo o Wordpress e o Flickr, organizar por categorias o site, montar albuns de fotos, essas coisas.

    ResponderExcluir
  4. Dihelson como foi um projeto intercolegial gostaria que voce comentasse um pouco a peça: Nação Cariri: As vozes se Encontram Aqui. Trabalho apresentado pelos alunos do Colégio Estadual Wilson Gonçalves. Que faz referência à chamada Era de Ouro do Rádio , alunos de primeiro ano do Ensino médio e que não tinham nenhuma experiência em dramaturgia.
    Fico-lhe Grata: Professora : Laice Lacerda

    ResponderExcluir
  5. Olá, Profa. Laice,

    Seja muito bem-vinda ao Blog do Crato. É verdade que o projeto é intercolegial, mas eu te confesso que não fui convidado por ninguém para fazer a cobertura da parte do Colégio Estadual Wilson Gonçalves. Ou seja, foi falta de comunicação.

    Essa matéria que foi feita para a Escola agrotécnica foi pelo fato de dias antes, eu ter recebido aqui em minha casa um convite EM MÃOS para ir até lá, e pude fazer a matéria.

    Eu soube da parte do colégio estadual por outras vias, quase em cima da hora, o Huberto Cabral havia me contado que iríamos até fazer uma cobertura, mas quando me preparei, ele ligou no sábado avisando que a exposição já havia sido desmontada no Estadual.

    Mas eu ficarei feliz em publicar algum artigo escrito por aqlguém que estêve no local e documentou os fatos. Pode enviar o artigo e as fotos para o e-mail blogdocrato@hotmail.com

    E quando for haver outros eventos, lembre-se de me enviar um convite também com antecedência, que eu terei prazer em divulgar, pois às vezes a gente não consegue saber das coisas até que alguém chega e nos avisa com antecedência.

    Fico no aguardo,

    Um grande abraço,
    Parabéns pelo trabalho,

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.