28 novembro 2007

História do Cinema Mundial



Uma dica aos interessados na Sétima Arte. Estaremos realizando um minicurso sobre história do cinema mundial, nos dias 4, 5, 6 e 7, no Centro Cultural BNB, em Sousa-PB. Abordaremos os principais períodos da historiografia, desde o primeiro cinema (1895-1915), passando pelas vanguardas dos anos 1920 (expressionismo alemão, impressionismo francês, montagem soviética, surrealismo), seguindo pela gramática clássica do cinema griffitiano (americano), chegando no cinema moderno (neo-realismo italiano, nouvelle vague e cinema novo brasileiro), até a discussão de algumas vertentes contemporâneas. Tudo isto acompanhado de muitos trechos de filmes que exibiremos, incluindo as primeiras imagens dos irmãos Lumière e de Georges Méliès, além de material complementar de leitura (textos). A inscrição é gratuita.

Mais informações: CENTRO CULTURAL BANCO DO NORDESTE - SOUSA - Rua Cel. José Gomes de Sá, 07 - Centro Sousa-PB / Fone: (83) 3522-2980 (De terça à sábado, no horário de 13:00 às 21:00) - Imago Mundi, blog: http://glaucovieira.blogspot.com/

.

2 comentários:

  1. Amigo Glauco, que pena que não seja no BNB daqui do Cariri.

    Eu mesmo preciso tanto de cursos de cinema...
    Infelizmente, perdi todos até agora. Por não saber. Aqui no Cariri temos um grave problema de comunicação que espero que essa era dos Blogs possa reduzir: A de que determinados eventos, só sabemos quando não dá mais tempo de nos programar.

    Por exemplo, só hoje foi que eu soube que está havendo um curso de cinema no BNB de Juazeiro. vc sabia ???

    Sinto-me o movie-maker mais ignorante do planeta. E desde que eu pretendo realizar alguns filmes, esses cursos seriam essenciais.

    Um grande abraço,

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  2. Concordo, a informação não circula como deveria por aqui, nem dentro da própria universidade, entre a "nata intelectual cratense", imagine então até chegar aos olhos e ouvidos do povo do crato, carente por outras coisas além do forró e da cachaça!

    Cadê os cursos de roteiro? direção? técnicas de filmagem? nem fotografia mesmo aqui tem. Nosso fotografo Pachelly, e tantos outros, poderiam dar uma força!

    Abraços

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.