24 novembro 2007

Conferência Regional do Meio Ambiente: Reflexão e ação para salvar o planeta


Aconteceu ontem, 23, no auditório do SESI, em Crato, a Conferência Regional do Meio Ambiente, etapa que antecede a III Conferência Estadual (CEMA), que acontecerá de 13 a 15 de dezembro, em Fortaleza.
O cantor João do Crato abriu o evento, que contou com a participação de cerca de 150 pessoas, representando 14 municípios da região sul do estado. João do Crato interpretou, à capela, a composição A verdade e a mentira, de Pachelly Jamacaru e Patativa do Assaré. Em seguida foi composta a mesa diretora dos trabalhos, integrada por André Barreto (presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente do do Ceará), Nivaldo Almeida (secretário de Agricultura e Meio Ambiente do Crato), Eraldo Oliveira (gerente do Escritório Regional do Ibama), William Brito (Instituto Chico Mendes, que proferiu a palestra de abertura), Paulo Ney Martins (prefeito de Campos Sales), Geraldo Pinheiro (presidente da Câmara de Diretores Lojistas do Crato, representando o setor empresarial), Alda Ferreira (Associação Cristã de Base, representando os movimentos sociais) e Pierre Gervaiseau (Fundação Araripe, representando a sociedade civil). Nas palavras de abertura, ficou enfatizado o caráter reflexivo e proativo da Conferência.
Desfeita a mesa, o agrônomo William Brito proferiu uma substancial palestra sobre ecocidadania e mudanças climáticas (tema central dos debates), alertando para as conseqüências do desequilíbrio ecológico que se vem acentuando nas últimas décadas, decorrente da exploração desenfreada dos recursos naturais. Alarmante e preocupantes dados fornecidos na palestra dão conta de que onze dos doze anos mais quentes do planeta desde 1850, ocorreu no período de 1995 e 2006. O superaquecimento global vem acarretando elevação do nível do mar, secas no Brasil (em regiões tradicionalmente não afeitas ao problema climático, como Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Amazônia), desertificação, diminuição da água potável, perda de lavouras e criação, pobreza, fome, doenças, migrações e violência. William Brito alertou ainda para os crônicos problemas ambientais que ultimamente vem ocorrendo com maior freqüência no Cariri, como os incêndios florestais, a biopirataria, que hoje é a terceira atividade ilegal , só perdendo para o tráfico de drogas e de armas; e a questão do lixo e dos recursos hídricos. Neste ponto, William Brito tocou na ferida exposta dos rios Batateiras e Salgado, mas lembrou que os outros rios e riachos da região, como Grangeiro, Carás, Salamanca e Ouro, passam pelos mesmos problemas de barramento e poluição.
A etapa seguinte foi a constituição de grupos de trabalho, divididos por temas (atividades produtivas, terra e água, cidades, macroestruturas e Agenda 21), para elaboração de propostas que serão encaminhadas às conferências Estadual e Nacional.
Após o almoço, houve a apresentação das propostas de cada grupo na plenária e eleição de delegados para a III CEMA.

Obs.: As fotos são de Luiz Carlos Salatiel.

7 comentários:

  1. Muito bem. Parabéns, Carlos por nossa incrível habilidade de conseguir complementar o trabalho do outro. Realizei a entrevista com Wilton Dedê como vc pode ouvir e assistir, mas na sexta, nao pude ir, pois estava resolvendo grandes problemas aqui.

    Ainda bem que vc esteve lá.
    Ficamos no aguardo das fotos de Salatiel para poder complementar a matéria.

    Um grande abraço,

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  2. Importante usar essa ferramenta da internet como um instrumento de informação e divulgação também dos espaços conferidos pelos Governos à participação popular.
    Nas questões ambientais há uma co-reponsabilidade dos poderes públicos e da sociedade civil na proteção e defesa do meio ambiente, assim, nada mais legítimo do que ver cidadãos e cidadãs tendo o direito de vez e voz ao trabalhar ativamente na construção das políticas ambientais para a sua região, para o seu Estado e para o seu país.
    As conferências regionais de meio ambiente representam esse espaço conferido aos diversos setores da sociedade para discussão e apresentação das suas proposições em relação às diretrizes governamentais para a questão ambiental.
    Da mesma forma, as conferências regionais de meio ambiente também fazem parte do processo que culminará na Conferência Estadual do Meio Ambiente que acontecerá em Fortaleza, no período de 13 a 15 de dezembro do ano emcurso.
    Desde já parabenizo a iniciativa do blog por retomar o tema instigando a sociedade a permanecer atenta e comprometida com a questão ambiental e social.

    Marcia Santos
    Assessora Jurídica do CONPAM
    Membro da Comissão Organizadora da III Conferência Estadual do Meio Ambiente

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, Marcia Santos,

    Inclusive, para que o Blog do Crato possa se tornar mais efetivo como esse instrumento de instigação da sociedade de que você fala, e preciso apenas que a sociedade possa acompanhá-lo. Se tornar uma referência de opinião da região.

    É nesse sentido que tenho trabalhado em termos de marketing e de credibilidade, para que possamos alterar o curso dos acontecimentos, e consequentemente, melhorar a nossa vida não só na região, mas também no Planeta.

    Um grande abraço,
    Divulgue o Blog do Crato, traga os amigos, depois traremos os inimigos.

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  4. Risos..amigos e não amigos, todos sempre bem-vindos, afinal é a diversidade que nos faz crescer e melhorar!
    Aproveitando o ensejo, onde estão as outras fotos que você fez na inauguração do Estação Café?
    Pode enviar por e-mail? São aquelas com Marciana, Cícero, os meninos da Alemanha e outros.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Olá, Marcia,

    As fots daquele dia no café sestação estão comigo. O rapaz alemão me pediu umas cópias e eu passei pra ele também. Se vc desejar, posso lhe enviar algumas por e-mail também, se vc fornecer seu e-mail. Mas também não fiz tantas fotos como vc pode pensar. Só algumas.

    Um grande abraço,

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  6. Dihelson, depois de tantos dias só agora consigo respondê-lo.
    Veja só manda as fotos que você puder para marciacariri@yahoo.com.br

    Um abração e muito obrigada!

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.