07 outubro 2007

COLUNA “CARIRI” (JORNAL O POVO - EDIÇÃO DESTE DOMINGO)

TARSO ARAÚJO

PRESTÍGIO
O bispo diocesano de Crato, dom Fernando Panico, viajou para Aparecida do Norte na última sexta-feira, 5. Neste domingo, ele fará a homilia principal durante o novenário em louvor a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. A pregação de dom Fernando poderá ser vista através da TV Aparecida.

ANOTE: ABAIARA
Abaiara, uma das menores cidades do Cariri, surgiu na metade do século XIX em torno de uma capela dedicada a São Pedro, localizada na parte baixa da localidade. Mais tarde, em 1869 - durante uma visita missionária do Padre Ibiapina - a povoação, por sugestão do sacerdote, foi deslocada para a parte alta. Ali, desenvolveu-se em torno da nova capela do Imaculado Coração de Maria, atual padroeira de Abaiara. Nos primórdios, a vila tinha o nome de Dom Pedro II. Posteriormente mudou para Abaiara, que na língua tupi significa: "varão ilustre, pessoa importante". Relembrando a figura nobre e insigne do segundo Imperador do Brasil.

PERDENDO POSIÇÃO
Orgulho caririense em baixa: o monumento ao Padre Cícero - localizado em Juazeiro do Norte com 33 metros - foi inaugurado em 1969. Àquela época, era o terceiro maior do mundo. De lá para cá, a estátua do sacerdote foi caindo de posição. Hoje quem ocupa o 3º posto no mundo é o monumento dos imperadores chineses Huangdi e Yandi, com 103 metros de altura. Pior: mesmo comparando com outros monumentos do Ceará, o do Padre Cícero caiu para a 3ª posição, já quem em Chorozinho a estátua do Menino Jesus de Praga tem 46 metros e em Canindé a de São Francisco mede (sem o pedestal- foto) 30,25 metros... O PODER DA FÉ Já chegou a Juazeiro do Norte o tubo de aço destinado à última viga de concreto da igreja do Bom Jesus, que está sendo construída na Serra do Horto. O tubo, que custou R$ 81 mil, pesa sete mil quilos e foi importado do México. Quando concluído será o maior templo do Cariri e uma das maiores igrejas do Brasil.

"CICIM DO PAU DO GUARDA"
Este nome, para quem não é de Crato, além de exótico, parece engraçado. Mas para os cratenses - e para muita gente do Cariri - "Cicim do Pau-do-Guarda" é uma lembrança da cidade de frei Carlos nos bons tempos de outrora... Cícero Ribeiro Lobo - ou Cicim do Pau-do-Guarda - ganhou este apelido ao fundar, em 1954, o famoso e saudoso restaurante Pau-do-Guarda. O restaurante ficava em frente a um posto-fiscal, na saída de Crato para Juazeiro do Norte, onde existia um pau-cancela. Esse pau-cancela era manuseado por um guarda fiscal, visando controlar o fluxo de carros que transportavam cargas e mercadorias, passando a ser conhecido pela população como o "pau-do-guarda". Hoje aposentado, Cicim - no alto de suas quase oito décadas de vida ­- é um homem estimado e respeitado pela população da sua terra natal.

PROMESSA CUMPRIDA
A Construtora Coral ganhou a concorrência para construção do desvio da rodovia que passa dentro do bairro Batateiras, em Crato, palco de muitos acidentes que resultaram em dezenas de mortes humanas. Promessa de campanha do governador Cid Gomes, a obra - orçada em R$ 1 milhão e 400 mil - deverá estar concluída no início de janeiro de 2008.

MECENAS
O médico Welington Alves de Sousa (o conhecido Tonton) voltou a residir em Fortaleza. Ele vem de doar cerca de 700 livros à biblioteca do Instituto Cultural do Cariri (ICC). Verdadeiro mecenas, Tonton prometeu ainda à diretoria do ICC novas doações de exemplares existentes na sua biblioteca particular mantida em Crato.

ITAYTERA
E por falar em Instituto Cultural do Cariri (ICC), a nova edição da revista Itaytera, órgão oficial da instituição, está em fase de gestação. A nova edição - além de ser comemorativo ao jubileu de ouro de fundação da entidade - servirá também para atualizar os números da revista em atraso. Nos últimos tempos, a diretoria do ICC centralizou esforços na construção da sede própria, o que foi efetivamente feito.

PROGRESSO
Juazeiro do Norte ganhará em breve a segunda filial das Lojas Americanas. Grande construção está sendo feita no centro da cidade, na Praça Padre Cícero, no local onde existia o palacete do industrial Ivan Bezerra.

TÚNEL DO TEMPO
15 de dezembro de 1957, um domingo. O Cariri amanheceu molhado pela chuva da noite anterior. Naquele dia, Barbalha participou - pela primeira vez - de uma ordenação sacerdotal de um filho da terra. Tratava-se do jovem Francisco Murilo de Sá Barreto. Este ano, a comunidade do Santuário Diocesano de Nossa Senhora das Dores de Juazeiro do Norte vai lembrar os 50 anos de ordenação sacerdotal do saudoso monsenhor Murilo (foto). Que dedicou seu sacerdócio, de 48 anos, aos romeiros e a Terra do Padre Cícero.

APOIO
O deputado federal José Arnon (PTB) ocupou os microfones da Rádio Vale FM de Juazeiro do Norte para reafirmar seu apoio à administração do prefeito Raimundo Macedo (PSDB). É que nos últimos dias corria nos bastidores da política juazeirense que Bezerra estaria deixando a base de apoio ao prefeito de Juazeiro.

ABRAÇO FORTE...
Um abraço forte a alguns leitores da coluna: o deputado estadual Ely Aguiar; o professor universitário José Nilton Figueiredo; o pesquisador Armando Rafael; o médico Napoleão Tavares Neves e o juiz aposentado Sávio Leite Pereira.

Um comentário:

  1. Rafael, o Tarso Araújo não tem interesse em participar do nosso Blog do Crato não ? Acho que ele seria de muita valia, pois está sempre mexendo com notícias, coisa fundamental por aqui...
    Vc sabe como contactá-lo ?

    Um abraço!

    DM

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.