04 outubro 2011

Esclarecimentos ao Sr. Fernando Brasil

Excelentíssimo Sr. Presidente da Câmara Municipal do Crato, Florisval Sobreira Coriolano. Excelentíssimos Senhores vereadores. Ilustríssimo público aqui hoje presente nesta sessão.

Meu nome é Dihelson Mendonça, músico, Jornalista, Fotógrafo, dentre outras atividades. Sou administrador de um dos mais importantes veículos de imprensa do Cariri, o site Blog do Crato, que possui a maior audiência do interior do Estado na Internet, atingindo em média 150 a 180 mil vistas mensais. Nosso principal objetivo em 6 anos de existência tem sido a divulgação da boa imagem da cidade do Crato na Internet, além das notícias de todas as fontes que nos chegam e que contribuem para melhor informar os cidadãos Cratenses que residem na sede, nos distritos e em qualquer parte do planeta.

Pela receptividade de mais de 4 milhões de acessos em 6 anos, soubemos com muito trabalho, fazer por merecer as inúmeras demonstrações de carinho e de respeito dos nossos leitores que nos lêm diariamente elevando ainda mais o já conceituado veículo de imprensa chamado Blog do Crato.

Pois bem, meus senhores. Fui informado através do vereador George Macário que na sessão ocorrida neste mesmo plenário na data de ontem ( 03 de Outubro de 2011 ), que o vereador Fernando Brasil de forma arrogante e sem saber por onde a banda passa, ameaçou processar o nosso veículo de imprensa, o Blog do Crato, por havermos divulgado a notícia de que o Deputado Arnon Bezerra havia desmentido o vereador Fernando Brasil sobre um rompimento que Arnon teria com o prefeito do Crato Samuel Araripe, e que como provou em declaração do próprio Arnon Bezerra, a informação não tem o menor cabimento.

Quero informar ao Sr. vereador Fernando Brasil e a todos os presentes que o Blog do Crato não inventa matérias. O autor da matéria em questão é a Assessoria de Imprensa da Prefeitura do Crato, conforme documento que repassarei em poucos minutos ao Sr, Presidente e ao próprio vereador. A Assessoria de Imprensa foi quem redigiu a matéria sobre o Arnon e sobre o Sr. Fernando e a enviou de próprio punho para cerca de 130 jornalistas que dirigem seus próprios meios de comunicação. Nós somos apenas mais um a publicar, assim como todos os outros veículos de comunicação que receberam. Se ela procede ou não, que o vereador reclame a quem escreveu a matéria, ou seja, a Assessoria de Imprensa da Prefeitura.

Mas saiba que ela está publicada em dezenas de sites na Internet, dentre eles o Site Miséria, o Site CaririNoticia, o Site Cranotícias, o site da Rádio Cultura do Crato, e até um site da cidade de Sobral também publicou, o "Sobral portal de notícias".

Quero dizer que se o Sr. Fernando Brasil deseja processar o autor da matéria e quem a veiculou, deverá processar primeiro a Assessoria de Imprensa da PMC, o Site Miséria, o Site CaririNotícia e todos os outros que veicularam a notícia.

Senhoras e Senhores,

O grande problema de algumas pessoas é culpar o jornal quando a notícia lhes é desagradável. Eu até compreendo que neste exemplo citado, o vereador, talvez desinformado, ele que provavelmente não acessa a internet, não lê o nosso Blog diariamente, só sabe das coisas de lá pela boca de terceiros, esteja recebendo informações erradas, passadas por gente que não merece a mínima credibilidade e que guardam um profundo ranço por haverem pleiteado cargos na administração atual e não conseguiram, como já me foi confessado por um deles, e hoje se voltam contra nós do Blog do Crato, procurando espalhar a mentira e a desinformação por entre os vereadores, como outro dia eu soube que a poucos metros de mim, um desses informantes estava lá pelo Calçadão da nossa cidade, totalmente embriagado e falando mal do Blog do Crato. Mas tudo tem um sentido. Basta usar a inteligência.

O Blog do Crato não tem qualquer intenção em prejudicar a imagem de quem quer que seja. Nossa função é divulgar notícias. Agora, quem se candidata a um cargo público, deve estar ciente de que sempre será alvo de críticas. As pessoas que não são capazes de aceitar críticas e querem apenas serem elogiados, jamais deveriam pleitear cargos públicos. O cargo público exige serenidade, controle emocional, gentileza, educação e sobretudo tato, uma qualidade essencial para saber lidar com as idéias opostas. Não é com ameaças de processos judiciais por qualquer notícia ainda que desinformados, que deve agir o bom político.

O Blog do Crato como um site de internet que tem por objetivo primordial propagar o pensamento e as notícias do Crato não pode por sua vez, ser subjugado por qualquer intimidação provinda da parte de vereadores, com ameaças, com tentativas de querer calar a voz da imprensa.

O povo é soberano também em seus questionamentos.
Ao invés de ameaçar os veículos de imprensa, os políticos de uma maneira geral, deveriam estar mais preocupados em dar respostas à população que cobra posicionamentos em relação às questões essenciais da vida pública cratense, como por exemplo:

A posição de certos políticos em relação à vinda de 500 toneladas de lixo diariamente para a nossa cidade.

A posição de certos políticos que não lutaram para a vinda da sede da Universidade Federal do Cariri para o Crato

O Ficar em Cima do Muro em relação à greve dos professores para não entrar em conflito com seus patronos lá em Fortaleza

O Ficar mudo quando retiraram do Crato os nossos órgãos, o SESI, o SENAI e tantos outros que por falta de uma força política atuante foram para a cidade vizinha.

É cobrar a lentidão com que estão sendo executadas as obras de reforma do canal do Rio Grangeiro.

É com esse tipo de coisa que muitos dos nossos políticos deveriam se preocupar. Eu falo muito, não todos os políticos. Há muitos políticos realmente engajados no desenvolvimento do Crato.

Portanto, Senhores, falando de uma maneira mais geral,

Os políticos precisam entender que não foi o povo que pediu que eles se tornassem políticos. Foram eles mesmos que SE OFERECERAM como advogados das causas populares, para resolver os problemas que afligem a população. Eles precisam entender que não estão lá por mérito próprio, mas por um voto de confiança que o povo concedeu a eles por um breve período de tempo, para que batalhem pelas causas e as resoluções dos problemas populares.

Não convém atacar o jornal pela notícia publicada, e muito menos querer calar a boca do povo que reivindica e cobra respostas. Nunca foi inteligente a nenhum político tentar calar a voz da imprensa nem se colocar contra os que fazem críticas aos seus governos.

Vivemos numa democracia, e a democracia pressupõe que aqueles que elegeram os seus representantes tenham o SAGRADO direito de questionar e cobrar posicionamentos em defêsa da sua cidade e do seu país. Portanto, vejo com extrema suspeita quando um político vem cobrar dos seus "súditos" os elogios e exorcisar as críticas. Porque quem quer ser elogiado, faz por merecer, e com certeza, a população que critica, também saberá elogiar na hora mais apropriada.

Falando em nome do Blog do Crato, não temos culpa também se alguns políticos, são arredios e não têm consideração nem com a nossa pessoa nem para com o nosso espaço. O Blog do Crato não vai ficar adulando políticos para dar entrevista, pelo contrário, somos procurados por eles. Mas somos abertos a todas as correntes de pensamento.

E aqui para finalizar, deixo um conselho a todos os que amam a democracia: "Que saibam aceitar as críticas, pois a crítica e a reivindicação fazem parte das grandes democracias! E outra coisa, acima de tudo: Não nos deixamos intimidar por ameaças de quem quer que deseje calar a voz da imprensa, as reclamações e os questionamentos legítimos do nosso povo do Crato.

Dihelson Mendonça

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.