03 fevereiro 2020

Monarquia inglesa: uma forma de governo que deu certo




A monarquia inglesa continua firme e forte!  Também chamada de monarquia britânica, é a monarquia constitucional da Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte e de seus territórios ultramarinos (Canadá, Austrália, Nova Zelândia, dentre outros).

Ao completar 68 anos de reinado, a Rainha Elizabeth II está prestes a ultrapassar o tempo de reinado do imperador Franz Joseph da Áustria-Hungria. A Rainha Elizabeth é   a terceira monarca europeia com o maior reinado da história em um país soberano.

Durante esse tempo, ela viu um número assombroso de chefes de Estado. Como rainha, desde 1952, ela viu passar 23 presidentes da República do Brasil (isso mesmo 23 presidentes brasileiros, em meio a golpes, ditaduras, estados de sítios e governos corruptos sucessivos durante 16 anos... o escambau). Viu passar  13 presidentes dos EUA, 10 presidentes da França, 7 papas, 11 presidentes da Itália, 26 presidentes da Argentina, 3 reis da Bélgica, 3 reis da Holanda, 2 reis da Suécia, 2 reis da Dinamarca, 2 reis da Espanha, 2 reis e 12 presidentes da nova “República da Grécia”, 3 reis da Noruega, 3 grão-duques de Luxemburgo, 3 imperadores do Japão e 2 príncipes de Liechtenstein...

God save the Queen!

(baseado em postagem do face book Vista Monarquia)