15 janeiro 2020

Humberto Macário de Brito -- por Armando Lopes Rafael

Dr.Humberto Macário de Brito. Foto de sua
formatura como médico

   No decorrer da sua profícua vida pública, o médico Humberto Macário de Brito deixou visível dois sentimentos: ajuda ao próximo e uma profunda coragem cívica na defesa dos interesses do município de Crato.

   Excelente profissional da medicina – um dos mais brilhantes da história do Cariri – Dr. Humberto Macário de Brito enveredou pela política. Como nesta seara não existe perfeição, não há gestor que não tenha cometido (pelo menos uma vez) algum erro. E isso ocorre por motivos vários. Às vezes, alheios à vontade do homem público, seja por engano de algum assessor, seja pelos entraves burocráticos. No entanto, se olharmos para o saldo da atuação pública do Dr. Humberto, veremos nele um grande líder e um vocacionado para a vida pública. Um homem honrado, que entrou limpo e saiu limpo nas atividades políticas.

    A ele nossa cidade deve muitos benefícios que a fizeram progredir. As novas gerações, infelizmente, desconhecem essas conquistas advindas pela atuação do Dr. Humberto. Ademais, ele soube conduzir bem seus sentimentos de liderança, quando exerceu os cargos de vice-prefeito, prefeito, secretário de Estado, deputado estadual e superintendente da Sudec.

    Ele sempre teve atenção por todos que o procuravam. Seja no diálogo, seja na ajuda material aos que buscavam um emprego para sobreviver. Milhares de pessoas, humildes e desempregadas,àquela época,  hoje vivem muito bem graças à ajuda recebida de Humberto Macário de Brito.

    Ele foi um líder. E a liderança o levou ao sucesso. Hoje, na ancianidade recebe o reconhecimento das pessoas de bem e das pessoas que possuem o sentimento da gratidão.

    Dr. Humberto: parabéns pela sua existência. Saúde e paz. Ad multos anos.


 Dr. Humberto Macário de Brito, nos dias atuais