29 junho 2020

O senhor dos acontecimentos - Por: Emerson Monteiro


A cada geração há que se rever conceitos e guardá-los no íntimo da consciência até quando, lá belo dia, resolvermos praticar desse aprendizado em nossas relações. Enquanto isto, a máquina da perfeição não para de ordenar o Universo, tudo sob a primorosa exatidão das matemáticas. Aflito com essa dificuldade em localizar donde veio tudo o que existe e desvendar o propósito das existências, seguem na trilha dos destinos os seres humanos.

Sabem que o acaso jamais explicaria o quanto das maravilhas que totalizam os fenômenos da mãe Natureza. Resultado: perguntas sucessivas e respostas insuficientes. Com isso, nos deparamos face a face com o Senhor, o mestre dos acontecimentos.

Este procedimento de largas interrogações leva, pois, ao sentido das ciências e das filosofias, sem, contudo, preencher em absoluto a sede que esbarra no infinito das histórias e lendas, crenças e superstições. Ninguém a dizer-se dono da Verdade, porquanto persistirá abismo profundo até a plena noção dEle, do autor de tudo que existe e existirá.

Entretanto, eis um gênero de primeira necessidade, revelar a si mesmo nossa origem maior, a causa cáusica do que aqui estarmos diante, esmolés da sorte em noites escuras da alma. Uma epopeia de gênio viver com maestria, tarefa para os super-heróis e semideuses. E nisso, quantas e tantas gerações já pisaram no chão ao afã de ampliar os conhecimentos da Divindade e promover a harmonia do espaço comum e das criaturas humanas.

Conhecer Deus, aprimorar nosso espírito a fim de chegar à transcendência e modificar o instinto em sentimento, sendo amor o sentimento por excelência.

É ele o senhor dos acontecimentos a que tantos aspiram conhecer. Amaciar os valores materiais e abrir, nas gerações, o portal da imortalidade através de uma consciência clara. Destarte, tal conquista significará o clímax da aventura humana em perene evolução a regressar ao aprisco celeste e conquistar a definitiva Felicidade eterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.