23 fevereiro 2019

Filmes bons - Por: Emerson Monteiro


Filmes, livros, músicas, histórias, notícias, tudo de bom, eis o de que mais carecemos sempre diante dos dias que nos esperam. Rever as cogitações, evitar maiores preocupações, alimentar alternativas positivas, sonhos de esperança e paz, construir dentro de nós a vida que queremos viver de verdade. Trabalhar a energia do pensamento, adotar ideias claras em relação ao futuro, sustentar uma consciência firme de que seguimos numa estrada de luz e progresso, amor e felicidade.

Lembro alguns filmes que trazem mensagem assim, construtivas, realização de fórmulas benfazejas, os quais mostram a grandeza da fé, a certeza dos dias de perene evolução de todos. Ainda que haja provas, o alento das certezas de que impera um Poder grandioso, superior a todas as limitações humanas isto conduz a trilhar horas de paciência, humildade, compreensão de que frequentamos uma escola de sucesso, a meio dos recursos necessários à plena compreensão.

A felicidade não se compra, do diretor americano Frank Capra, é um desses filmes que oferecem bem-estar ao nosso ser interior, transmite coragem de superar crises e desafios, jeito próprio de adquirir esclarecimento e galgar níveis superiores de aprimoramento. Trata-se de película produzida em 1942, época da Grande Guerra, que galgou altos índices de bilheteria, e continua ao dispor de todos através desses recursos inovadores da comunicação.

Outros há, no entanto, que bem merecem nossa atenção no sentido de revelar o potencial dos valores positivos da indústria cinematográfica. Digo filmes, sem esquecer os grandes e prodigiosos livros que também oferecem momentos de rara enlevo, acalmam nosso íntimo e revela esse aspecto formidável da Arte aos quantos assim o desejem de buscar na criação dos humanos a estrutura de que tanto precisam. Quando busco as ofertas dos canais fechados de televisão, quero me permitir a descoberta dos motivos de otimismo e tranquilidade das histórias que renovem e fortaleçam. 

(Ilustração: Colagem de Emerson Monteiro).