06 outubro 2019

Diferenças e semelhança entre o Crato do Alentejo (Portugal) e o Crato do Cariri (Brasil) – por Armando Lopes Rafael – 2ª Parte


(Excertos da palestra proferida no 1º Seminário da disciplina “Etnoconhecimento e Educação Escolar” realizado em Crato, nos dias 3 e 4 de outubro de 2019)

2.    Crato lá e Crato cá

  E o Crato brasileiro? Nosso Crato é uma cidade de porte médio – dentro das convenções do tamanho das urbes brasileiras contando cerca de 135 mil habitantes. É sede de um município com 1.157,9 km² e fica localizada na região do Cariri cearense.    Comparado com os dados do seu homônimo português, vê-se que o Crato brasileiro tem quase três vezes a área geográfica do Crato português, enquanto no item “população” o Crato brasileiro tem uma população 3.375 vezes maior do que o Crato do Alentejo.

Vista parcial do bairro Ossian Araripe -- Crato-Ceará

    Já a região do Cariri é uma região pequeníssima para os padrões do Brasil. O Cariri tem 17.390,30 km2 (quase a metade da região do Alentejo), e uma população de mais de 1 milhão de habitantes. No tocante aos aspectos geográficos sabemos que a região do Cariri cearense, tem um relevo horizontalizado em torno da Chapada do Araripe, e atinge altitudes médias de 750m, porém, em algumas formações atingem mais de 900m.

       A geografia física do território do Alentejo português é bastante uniforme, com a planície a dominar a paisagem quase por completo, com altitudes que na maior parte do território ondulam entre apenas 200 a 400 m de altitude, interrompida aqui e ali por vales e por serras com vertentes pouco inclinadas e semeada de barragens relativamente extensas. O Cariri cearense possui vegetação variada, incluindo carrasco, caatinga, floresta tropical e cerradão. De suas escarpas, surgem fontes e mananciais que irrigam o sopé, garantindo mais fertilidade, tornando o Vale do Cariri uma das áreas mais povoadas do Ceará.

       No quesito “história” o Crato português dá um banho no seu homônimo brasileiro. O Crato do Alentejo, remonta ao século 3º antes de Cristo, enquanto que o Crato brasileiro surgiu apenas por volta de 1740, ou seja, foi povoado há apenas 279 anos. 

Catedral de Nossa Senhora da Penha -- Crato-Ceará

Texto e postagem de Armando Lopes Rafael

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.