14 julho 2019

Cronica do domingo -- por Armando Lopes Rafael

Santo   Antônio Maria Claret

    Este santo, cujo nome completo é Antoni María Claret i Clará, foi um sacerdote católico espanhol, que depois foi Arcebispo em Cuba. Ele foi o fundador, em 1849, da Ordem dos Padres Claretianos, também conhecida como Congregação dos Filhos do Imaculado Coração de Maria.

    Na Rua da Bahia, em Belo Horizonte (atrás do hotel em que sempre me hospedo naquela cidade) ergue-se a belíssima Basílica de Nossa Senhora de Lourdes, administrada desde o seu início pelos padres claretianos.

    Lá, sempre venero a estátua de Santo Antônio, de mitra e báculo, num dos altares da basílica. Atribuem a Santo Antônio Claret várias profecias. Dentre elas, a que transcrevo abaixo, retirada de um artigo da ACI.
  
“Segundo a tradição, o Padre Claret estava percorrendo as zonas montanhosas de Santiago quando se apresentou a Virgem da Caridade para lhe predizer o futuro de Cuba, profecia que logo o sacerdote transmitiu a seus paroquianos e membros de sua congregação. A revelação da Virgem “falava de um jovem muito ousado que subiria por essas mesmas montanhas com as armas na mão, e depois de uns anos desceria triunfante com uma espessa barba, acompanhado de outros homens também barbudos e com cabelos compridos”. 

“Esses jovens trariam, pendurando de seus pescoços, medalhas da Caridade do Cobre e crucifixos que em pouco tempo deixariam de usar, para logo negar com vergonha suas crenças”. A profecia adiciona que o jovem líder “seria aclamado por todos por causa de numerosas reformas de benefício popular, iria dando procuração pouco a pouco de todo o poder, sumindo ao povo cubano sob uma férrea ditadura que duraria décadas, nos quais Cuba sofreria numerosas calamidades e penúrias. Finalmente, esse homem morreria na cama”.

     Qualquer semelhança com a ditadura de Fidel Castro não é mera coincidência...

***   ***   ***
Conselhos práticos de Santo Antônio Maria Claret:

1. Não deixes para ninguém o que tu mesmo podes fazer.
2. Não disponhas do dinheiro antes de tê-lo em mãos.
3. Não compres coisa alguma, por mais barata que seja, se não a
    necessitares.
4. Evita o orgulho, porque é pior que a fome, a sede e o frio.
5. Nunca te arrependas de ter comido pouco.
6. Se estiveres zangado, conta até 10 antes de responder, e se estiveres
    ofendido, será melhor contar até 100.
7. Pensa bem antes de dar conselho, e esteja pronto para servir.
8. Fale bem do teu amigo; e de teu inimigo não fales nem bem nem mal.
9. A resposta suave e humilde quebranta a ira; as palavras duras excitam o furor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.