30 junho 2019

“Tchau, Sofá”! – por Armando Lopes Rafael

Palavras por mim pronunciadas, na noite de sábado, 29 de junho – no Cariri Shopping – fazendo a apresentação do livro “Tchau, Sofá”, de autoria do Dr. Leonardo Távora

 Médico Francisco Leonardo Garcia Fernandes Távora

     Quem nunca escutou aquele provérbio, definindo as iniciativas de uma pessoa para deixar marcada sua passagem por esta terra: “escrever um livro, plantar uma árvore e ter um filho”?  Pois, agora, Leonardo Távora completou essa tríplice exigência. Se antes ele já tinha gerado filhos e plantado árvores, agora escreveu um livro, com um título curto, objetivo e antenado com a problemática dos dias atuais: “Tchau, Sofá”.

     Leo tem consciência de que não são apenas as três iniciativas – há pouco citadas – para garantir a perpetuação de um nome neste planeta Terra. São necessários outros atos para se deixar um legado, uma memória, uma reputação positiva. Dentre eles, repartir, com o nosso próximo, para que ele tenha uma qualidade de vida melhor, o conhecimento que adquirimos, ao longo das nossas vivências.

        O livro “Tchau, Sofá”, vai nessa linha! Orienta e incentiva as pessoas às mudanças comportamentais e atitudinais, a fim que tenhamos uma vida mais saudável no esvair do nosso tempo. E essas descobertas foram frutos das próprias inquietações de Leonardo Távora.

       (Abro um parêntesis para lembrar: recentemente, o Ministério da Saúde divulgou uma pesquisa que revela que quase metade da população brasileira está acima do peso. Segundo o estudo, 42,7% da população estava acima do peso no ano de 2006. Em 2011, esse número já havia subido para 48,5%. Em 2015, o Brasil já tinha cerca de 18 milhões de pessoas consideradas obesas. Somando o total de indivíduos acima do peso, o montante chega a 70 milhões de brasileiros, o dobro de há três décadas. Hoje, na metade de 2019, a situação deve ser bem pior. Fecho o parêntesis).

          Leo, com seu livro “Tchau, Sofá”, vem nos mostrar o óbvio: a prática regular de atividade física sempre esteve ligada à imagem das pessoas saudáveis.  

         Leo é um homem irrequieto no melhor sentido desta palavra! Aliás, diga-se de passagem, todo ser humano tem um coração irrequieto. No entanto, poucos têm coragem de administrar essa irrequietude, para, com isso, melhorar o mundo.

        Leo colocou sua irrequietude a serviço do bem e do próximo. E vem colhendo bons frutos nesse desiderato. Este livro, “Tchau, Sofá!”, é uma prova disso. A obra nos mostra que precisamos de atos físicos, de sepultar os hábitos sedentários, e, com isso, melhorar o nosso dia a dia. “Tchau, Sofá!” nos ensina a identificar as rotinas viciosas que impedem o nosso pleno desenvolvimento físico e espiritual.

           Valeu seu esforço, Leonardo Távora!
            Na sua correria pelos hospitais do Cariri (onde você consolidou a imagem de um profissional competente e humano, e é por isso que você é tão querido por seus pacientes), você sacrifica horas que podiam ser vividas com a sua exemplar família, composta de quatro mulheres (Carol, Lara, Lia e Maria) você beneficia uma vasta comunidade com seus conhecimentos.

            Parabéns, Leonardo, por mais essa vitória na sua profícua vida. Todos estamos felizes com mais essa conquista. Para usar uma linguagem dos dias atuais: “Leo, você é show” ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.