15 junho 2019

São Nuno de Santa Maria, um grande santo de Portugal

Ele foi o fundador da Casa de Bragança

Monumento a São Nuno de Santa Martia, em frente ao Mosteiro da Batalha, em Portugal

     Entre os diversos santos portugueses – canonizados pela Santa Igreja Católica Apostólica Romana –  avulta como estrela de primeira grandeza, a figura gloriosa e venerável de São Nuno de Santa Maria, que em vida foi Dom Nuno Álvares Pereira, Condestável do Reino de Portugal e tronco da Dinastia dos Bragança, à qual pertenceu os dois Imperadores brasileiros (Pedro I e Pedro II) e da qual descende os membros da atual Família Imperial Brasileira.

     Como dizia seu epitáfio, foi "o famoso Nuno, o Condestável, fundador da Casa de Bragança, excelente general, beato monge, que durante a sua vida na terra tão ardentemente desejou o Reino dos Céus depois da morte, e mereceu a eterna companhia dos Santos". Dom Nuno Álvares Pereira  nasceu  em Paço do Bonjardim (ou Flor da Rosa, próximo à cidade de Crato de Portugal) em  24 de junho de 1360.

     Do seu casamento com Leonor de Alvim, o Condestável Dom Nuno Álvares Pereira teve três filhos, dois rapazes que morreram jovens, mas apenas uma filha chegou à idade adulta e teve descendência, Beatriz Pereira de Alvim, que se tornou mulher de D. Afonso, o 1.º Duque de Bragança, dando origem à Casa de Bragança, que viria a reinar em Portugal três séculos mais tarde.

      Após a morte da sua mulher, tornou-se carmelita (entrou na Ordem em 1423, no Convento do Carmo, que mandara construir como cumprimento de um voto). Toma o nome de Irmão Nuno de Santa Maria. Aí permanece até à morte, ocorrida em Lisboa, no dia 1º de Novembro de 1431 (dia de Todos-os-Santos), com 71 anos, rodeado pelo rei e os infantes.

        Foi canonizado pelo Papa Bento XVI em  26 de Abril de 2009.

Acima, gravura de  São Nuno de Santa Maria, o Condestável do Reino de Portugal.

(Postado por Armando Lopes Rafael)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.