16 abril 2019

Curso de produção de mudas de pequi é ofertado para produtores rurais de Crato


Com o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva do pequi no município, a Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFCE, campus Crato, está desenvolvendo um projeto inovador cujo objetivo é a produção de mudas de Pequi na Floresta Nacional do Araripe – FLONA.

Os produtores de quatro comunidades, em sua maioria mulheres, participaram na sexta-feira, 12, e no sábado, 13, no Sítio Cruzeiro, de uma capacitação. O momento reuniu 20 participantes da Baixa do Maracujá, Santo Antônio e Cruzeiro, para aprender com os bolsistas Jouynbert Rodrigues e César Araújo, técnicas de produção do pequi, como processos, higienização, retirada da casca, secagem à sombra, entre outros passos.

 
 Uma das participantes, Margarida da Hora, não escondeu a alegria da realização do curso. Ela e o esposo, Antônio da Hora, já trabalham plantando mudas de pequi, no entanto, eles ainda não conheciam a técnica. Logo na abertura do curso, dona Margarida reforçou o agradecimento a Deus, a Prefeitura e ao IFCE pela concretização de um curso tão importante.

De acordo com a Professora Francinilda Araújo, uma das idealizadoras do projeto, a ideia é fortalecer a cadeia produtiva do Pequi no município e agregar valor para assim garantir a permanência do homem do campo no campo. A pesquisadora destaca a importância do pequi para a gastronomia
e tratamentos terapêuticos. “Esse curso de produção de mudas é a parte mais importante do processo. É a garantia da permanência do Pequizeiro aqui”, afirma.

Segundo o Secretário de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, Zilcélio Alves, o principal objetivo da pasta é trabalhar o fortalecimento da cadeia produtiva do pequi, para isso o órgão e
parceiros incentivam a reflorestação da Chapada do Araripe. Além do curso e a produção de mudas, a industrialização do pequi também faz parte das ações do projeto.

Fonte: Gazeta do Cariri

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.