17 novembro 2018

Meu Tio Quinco - Por: Emerson Monteiro


Joaquim Bezerra Monteiro, eis o seu nome inteiro, o mesmo do avô. Irmão de minha mãe e meu padrinho de batismo, foi companhia próxima de minha família desde o tempo em que morávamos no sítio em Lavras da Mangabeira, aonde ia sempre nos ver e passar conosco alguns dos dias sertanejos. À época, possuía um jipe e fazia viagens com Dr. Jefferson Albuquerque, nas suas vistorias para a Carteira Agrícola do Banco do Brasil. Lembro que, numa dessas vezes, quando lá passaram, fins de 1954, pouco tempo antes de nos mudarmos para o Crato. Na ocasião, Dr. Jefferson levou e distribuiu com os meninos moedas de 20 centavos com a efígie de Getúlio Vargas. Abriu cartucho de moedas novinhas em folha, douradas, motivo da satisfação da garotada que as recebia.

Meu pai desenvolvia providências para iniciar atividades profissionais ao lado de meu tio Quinco, sócios numa serraria que instalaram. Compraram terreno e máquinas, e trabalharam com sucesso. No começo, deixava a família no sítio e só retornava aos finais de semana, até o dia em que nos transferimos de vez para o Crato.

Ficamos instalados na sua casa, na Rua José de Alencar, enquanto meu pai alugava a nossa, na Rua Padre Ibiapina, Bairro Pinto Madeira, vizinha da serraria. Dinâmico e incansável, cuidava da propriedade que seu pai deixara ao morrer, em 1946. O Monte Alegre, sítio dos brejos da Batareira, com engenho de rapadura e alambique de cachaça, que administrava para a manutenção dos irmãos, os quais orientou e custeou os estudos, Vanice, Neide, Nailée, Nertan, Nairon, Neidje-ieb, Neimann, Nairton e Nirson. Com a perda do meu avô, por ser o mais velho dos filhos homens, lhe coubera, pois, zelar pelo patrimônio da família e fazer render o suficiente para a manutenção de todos. Eles eram pessoas que se destacaram pela inteligência e dedicação dos livros, lutadores; devido à liderança dele, encontraram desiderato e acharam os meios de trabalhar, formando suas famílias e crescendo nas profissões escolhidas. Enquanto isso, Quinco fornecia os recursos financeiros, nessa primeira fase dos empreendimentos.

Mais adiante, veio morar conosco, na casa da Padre Ibiapina, um bangalô de dois pavimentos e ampla área em volta, cercado de mangueiras. Ia com frequência ao Rio e a São Paulo, na segunda metade da década dos anos 50, a fim de comprar carros, que os revendia no Cariri.

Ele sempre me distinguia com suas atenções, devido ser meu padrinho e estarmos sempre próximos. Nos seus retornos do Sudeste, por diversas vezes trazia presentes, que hoje me aparecem como lembranças felizes da infância. Recebi, certa vez, um dragãozinho a corda, que, ao andar, soltava faíscas pela boca; um helicóptero, que rodava girando a hélice; roupas diferentes; e outros mimos que tocavam o meu afeto.

Depois casou com Tia Lisieux e vieram os filhos, Marco Antônio, Dante, Alana e Monteiro Junior. Moraram algum tempo no Crato e seguiram para Fortaleza, onde viveram em torno de uma década ou mais um pouco. Víamo-nos constantemente nas suas vindas ao Cariri. Aqui dispunha de uma propriedade no município de Juazeiro do Norte, o Sítio Coité, nas imediações do distrito da Palmeirinha, com engenho que manteve após vender o Monte Alegre, no Crato. Retornava com assiduidade o ano todo, e mais nos períodos de moagem, e administrava rebanhos bovinos que também preservou em uma área de serra para as bandas do Pernambuco.

BOLSONARO = ELEIÇÕES E IDEOLOGIA - Parte 2



NA PRIMEIRA PARTE DESTE ARTIGO, COMENTEI COMO O GENERAL MOURÃO  FILHO  DE MINAS GERAIS, E O GENERAL AMAURI KRUEL DE SÃO PAULO DERRUBARAM O GOVERNO ESQUERDISTA DE JOÃO GOULART. ENTÃO TODO O EXÉRCITO SE MOBILIZOU DE NORTE  A SUL, SENDO QUE NO NORDESTE, MIGUEL ARRAIS QUE ERA GOVERNADOR DE PERNAMBUCO FOI PRESO E EXILADO.
ASSUMIU O PODER O CEARENSE GENERAL CASTELO BRANCO, E AÍ FOI ESTABELECIDA A REVOLUÇÃO. DEPOIS VIERAM OUTROS GENERAIS COMO: COSTA E SILVA, GEISEL,  GARRASTAZU MÉDICE, FIGUEREDO, ETC. FOI UM DOS MELHORES TEMPOS QUE CONHECI NO BRASIL. A NAÇÃO DESENVOLVEU, ACABOU-SE A INFLAÇÃO, O DESEMPREGO, CONSTRUÍRAM TODAS AS RODOVIAS AINDA HOJE EXISTENTES, COMO  A RIO -  BAHIA,  BELÉM – BRASÍLIA,  ETC .

RESSALTE- SE QUE AMBOS OS GENERAIS ERAM DE UMA CONDUTA EXTREMA EM RELAÇÃO AO DINHEIRO PÚBLICO, QUE A NAÇÃO TEVE UM GRANDE DESENVOLVIMENTO.
ARMANDO FALCÃO, CEARENSE ERA MINISTRO DA JUSTIÇA DO GENERAL GEISEL. TODO DOMINGO O GENERAL SAÍA DO RIO  PARA IR  PARA PETROPÓLIS, E UM DIA ARMANDO FALCÃO PERGUNTOU AO MESMO: GENERAL, O SENHOR PODERIA ME LEVAR ATÉ ITAIPAVA NO DOMINGO? ENTÃO O  GENERAL RESPONDEU: ARMANDO EU POSSO LEVÁ – LO ATÉ PETRÓPOLIS DE LÁ O SENHOR PEGA UM TÁXI, POIS EU NÃO POSSO GASTAR GASOLINA, POIS É UM CARRO OFICIAL.
FALEI DOS GENERAIS E VENHO PARA O ANO DE 2018 – E  ACONTECE UM FATO INUSITADO. UM CAPITÃO DO EXÉRCITO, DEPUTADO FEDERAL, QUASE DESCONHECIDO, CANDIDATOU-SE A PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, PARTIDO PEQUENO O PSL, SOMENTE UM DEPUTADO, SEM DINHEIRO, SEM VERBA ELEITORAL,COM 7 SEGUNDOS DE  TELEVISÃO, VENCEU TODO ESQUEMA POLÍTICO BRASILEIRO.

NO AUGE DA CAMPANHA FOI FERIDO MORTALMENTE, ESCAPANDO POR UM MILAGRE, PASSANDO 45 DIAS INTERNADO, E O POVO NA RUA SE MOBILIZOU COMO HÁ 54 ANOS, FOI A RUA DE CAMISA AMARELA, COM A BANDEIRA DO BRASIL,  E MUDOU TODO O RUMO DAS ELEIÇÕES. O PT, QUE ERA O LÍDER DA OPOSIÇÃO,  COM SUA BANDEIRA VERMELHA ENCHEU AS RUAS COM SUA MOBILIZAÇÃO. PORÉM, QUANDO SENTIU QUE O POVO ESTAVA CANSADO, EXPOLIADO, DESEMPREGADO, ASSASSINADO, ENCOSTOU A BANDEIRA VERMELHA E SAIU AS RUAS COM AS CORES DO BRASIL, OU  SEJA VERDE – AMARELO, MÁS JÁ ERA TARDE .

MESMO O CANDIDATO AFIRMANDO QUE IA BAIXAR O PREÇO DO GÁS DE COZINHA PARA R$: 49,00.  NÃO CONVENCEU,  O QUE SE VIU FOI UMA MOBILIZAÇÃO DE NORTE A SUL, E O CAPITÃO VENCEU. O CAPITÃO TEM O MESMO D.N.A DOS GENERAIS. É UM HOMEM SIMPLES, MORA NUM CONDOMÍNIO NO RIO DE JANEIRO, TOMA CAFÉ NUM COPO DE VIDRO, NUMA MESA SIMPLES, COM UMA GARRAFA TÉRMICA E DOIS PEDAÇOS DE PAES.
SÉRIO, PORÉM SEGUNDO FONTES, BEM HUMORADO, VAI GOVERNAR ESTE PAIS,  E  TRAZER O MESMO NO RUMO DO PROGRESSO.

SOMENTE PELAS ESCOLHAS DO SEU MINISTÉRIO, JÁ DÁ PARA VER, QUE POLÍTICOS CORRUPTOS, NENHUM VAI OCUPAR QUALQUER CARGO NO SEU GOVERNO.
LOGO QUE ASSUMA, O BRASIL VAI TOMAR OUTRO RUMO, E OS PEDROS 
 STEDILES,  E OS JOSÉS RAINHAS DA VIDA, JUNTO COM OS BOULOS, NÃO VAI MAIS TOMAR TERRAS E PROPRIEDADES DE QUEM COMPROU COM TANTO TRABALHO.
MANUELA, CANDIDATA A VICE-PRESIDENTE DE HADDAD NÃO VAI MAIS MOSTRAR  A TATUAGEM EM CIMA DO SEU PEITO DIREITO DO LÍDER TERRORISTA CHE GUEVARA, QUE ESTA SEMANA TEVE UMA ESTÁTUA SUA ARRANCADA EM UMA CIDADE NO RIO GRANDE DO  SUL.
O BRASIL VAI MUDAR. TODOS NÓS ESPERAMOS QUE PASSADO A ONDA DA ELEIÇÃO,  OS BRASILEIROS SE UNAM COM UM SÓ OBJETIVO.
ÓRDEM  E  PROGRESSO.

UM ABRAÇO A TODOS OS AMIGOS DO BLOG DO CRATO.
VALDEMIR CORREIA  DE  SOUSA