17 maio 2018

Ainda haverei de ver!? - Por: Jorge Carvalho


Concluído e revitalizado o Estádio Virgílio Távora (O Mirandão). As ruas da minha cidade limpas, calçadas arborizadas, depósitos para a coleta seletiva do lixo. Praças revitalizadas e propícias ao lazer de crianças, jovens e idosos. As serestas retornarem à Praça da Sé. Ainda haverei de ver! Os bairros do meu sofrido Crato sendo respeitados, seus moradores com direito fundamental de andar por ruas limpas, saneamento básico presente. Ainda haverei de ver o Sport Club do Crato, o querido rubro-negro da cidade, sendo o nosso representante no Campeonato Cearense (1ª ou 2ª divisão). Ainda haverei de ver (ouvir) em uma emissora de rádio educativa ou universitária, instalada em minha cidade, a música de Abidoral, Pachelly, Salatiel, Leninha, João do Crato, Correinha, Eduardo Júnior, Aécio Ramos, Dihelson Mendonça, Tiago Araripe; Reisado do Mestre Aldenir, Coco das Mulheres da Batateira, Reisado Dedé de Luna, Maneiro Pau do Mestre Cirilo; a poesia de Luciano Carneiro, Olival Honor, Bastinha Job, Josenir Lacerda; as crônicas de Emerson Monteiro, Dr. José Flávio, Roberto Jamacaru; os artigos educativos de Alexandre Lucas e professor Carlos Rafael. Ainda haverei de ver minha cidade possuir um sistema de transporte coletivo que atenda dignamente às crianças, aos adolescentes e trabalhadores que, confortavelmente, se desloquem ao seu ambiente de trabalho ou seu local de estudo. Retornando da mesma maneira aos seus lares. Ainda haverei de ver as nossas escolas de samba retornarem à avenida iluminada (Dr. João Pessoa, Praça da Sé) num trabalho sério de resgate desta manifestação popular (o Carnaval). Ainda haverei de ver as nossas festas tradicionais, cívicas, comemorativas (Dia de Reis, Carnaval, Dia do Município, festas juninas, Festa da Padroeira, Semana do Folclore, malhação do Judas, Natal...) calendarizadas, discutidas com a população. Ainda haverei de ver o(a) secretário(a) de Cultura sendo eleito pelo voto popular. Ainda haverei de ver os nomes do saudoso Elói Teles e do inesquecível e injustiçado Correinha sendo lembrados para darem denominação a alguns futuros logradouros que por casualidade a atual administração venha a construir (ainda haverei de ver?). Ainda haverei de ver na entrada da minha cidade, via Bairro São Miguel, uma bela placa, bem iluminada com a frase: BEM VINDO, AQUI NASCEU CEGO ADERALDO. Outra, no bairro Batateira, com a frase: BEM VINDO, AQUI NASCEU SÁ RORIZ - HERÓI DA SEGUNDA GRANDE GUERRA. Ainda haverei de ver?

Crato: prossegue o mapeamento do Parque Ecológico do Sítio Fundão

O Parque Estadual do Sítio Fundão completa dez anos em 2018. A iniciativa do mapeamento  é resultado de uma parceria entre o campus do IFCE e a Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará. 
 Um app de olho na conservação da natureza. Aplicativo, criado por professores e estudantes do campus de Crato do IFCE-Instituto Federal do Ceará, mapeia a flora e os bens históricos tombados do Parque Estadual Sítio Fundão, uma unidade de conservação (UC) localizada no município de Crato.
A iniciativa, chamada de Ecomapss, já vem funcionando desde o mês de janeiro/2018, com uma trilha interpretativa pelo parque, que identifica e fornece informações sobre plantas nativas, fósseis e pontos históricos da região.
Resultado de uma parceria entre o campus e a Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará (Sema), o projeto foi desenvolvido pelos professores Gauberto Barros (Zootecnia) e João Alberto Abreu (Sistemas de Informação) e pelos estudantes João Willamy e Matheus Soares, do curso de Sistemas de Informação.

Expocrato promete ser o maior festival do Norte e Nordeste

Fonte: "Diario do Nordeste" -por Antonio Rodrigues - Colaborador

Além da entrega do novo Parque Pedro Felicio Cavalcante, a Expocrato terá muitos atrativos
Maquete do novo Parque de Exposição Pedro Felício
      Com a promessa de ser "o maior do Norte/Nordeste", foi lançado, ontem, o Festival Expocrato 2018, que será de 14 a 22 de julho. Com mais de 40 atrações, o evento ganha o reforço do Parque Pedro Felício Cavalcanti, que está sendo reformado. A mudança criou a expectativa de que o público aumente consideravelmente, assim como a feira de animais e as vendas.
       A Expocrato chega à 67ª edição, ao longo de 74 anos, trazendo, em sua abertura, após 16 anos, o cantor cearense Raimundo Fagner. Além dele, outros grandes artistas nacionais, como Luan Santana, Skank, Simone e Simaria, Jorge e Mateus, Marília Mendoça e Xand Avião estarão se apresentando. O passaporte para todos os dias, em seu primeiro lote, custa de R$ 110 a R$ 900, até segunda-feira (21). A partir daí, os preços serão reajustados.
       A Multi Entretenimento, Social Music, Arte Produções e Mega Som serão as responsáveis pelo festival e prometem uma mega estrutura com algumas novidades. Algumas delas são a roda gigante de 20m de altura, camarotes ampliados, lounge com palco, apresentações nos intervalos dos shows, praça de alimentação e um super palco. A área de shows contará com setores de preços específicos: Arena, Área Vip, Camarote Premium e Camarotes Corporativos.
        "A gente promete fazer o melhor possível. Estamos há bastante tempo lutando para isso. Começamos a nos reunir com autoridades para traçar projetos de trânsito, segurança, saúde. Um evento desses tem que envolver todo mundo", conta o diretor do grupo Arte Produções, João Carlos Diógenes.
       Outra novidade, neste ano, é a participação mínima de 30% de artistas da região do Cariri. A iniciativa partiu do prefeito de Crato, José Ailton Brasil, que, pela Câmara Municipal, criou Lei com um novo código tributário de desconto de 40% no imposto sobre serviço (ISS) para estes grupos.

Feira estruturada
       Um dos organizadores do evento, Francisco Leitão, presidente da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos da Bio-Região de Araripe (Accoa), espera que a agropecuária tenha um aumento. "Já contatamos com amigos criadores e colegas de outras exposições, teremos um número superior", garante. Dez dias antes do evento dá para ter o número de animais expostos, mas Leitão acredita que haverá um terço a mais de caprinos, ovinos e bovinos, e crescimento de quatro vezes em equinos.
     "Isso é resultado do engrandecimento da exposição de 2007 para cá. Passamos a ter exposições ranqueadas. Esse trabalho e a credibilidade é o que fortalece a cada ano", explica. Além do aumento, os criadores poderão encontrar melhor estrutura ao fim da reforma do Parque. Os armazéns terão banheiros e está sendo construído um alojamento para os tratadores, que terão mais conforto.
       Os lojistas estão aguardando um aumento no número de visitantes na edição deste ano, a partir da ampliação do Parque de Eventos. O empresário Geraldo Pinheiro, um dos diretores da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL), conta que o comércio espera um aumento de 15% nas vendas durante os nove dias. "A nossa expectativa, como empresário, é a melhor possível. O comércio da Expocrato só perde para o Natal. Com a ampliação, terá condições de receber mais pessoas. Ela crescendo, tudo que fica no entorno crescerá", afirma.

Dom Gilberto convida governador Camilo Santana para solenidade do centenário de Dom Vicente Matos

    O Bispo Diocesano de Crato, Dom Gilberto Pastana de Oliveira, enviou correspondência ao Governador do Ceará, Camilo Santana, convidando-o para participar da solenidade de encerramento das comemorações alusivas ao centenário de nascimento de Dom Vicente de Paulo Araújo Matos. O evento final deverá ocorrer no próximo dia 11 de junho. O último evento constará da Sessão Especial da Câmara de Vereadores de Crato em homenagem a Dom Vicente Matos – tendo como local o auditório da URCA, às 19:00 h – quando será sancionada a lei que denominou de “Avenida Dom Vicente de Paulo Araújo Matos”, a avenida que se inicia no bairro Mirandão e termina no monumento a Nossa Senhora de Fátima, localizado no bairro do mesmo nome. Nesta sessão serão outorgadas duas Medalhas Post-Mortem a Dom Vicente Matos, as quais serão guardadas no memorial do 3º Bispo de Crato a ser instalado num anexo da Catedral de Crato.

         Na carta enviada ao Governador Camilo Santana, Dom Gilberto inseriu os seguintes parágrafos:
 “  Ocioso explicar para V. Excia. a importância e o que representou Dom Vicente Matos para a promoção social do Cariri.  V.Excia. – filho de pais católicos e atuantes nas atividades da Igreja Católica na nossa região –, tendo vivido toda a sua infância e adolescência entre nós, conhece bem o relevante papel exercido pelo 3º Bispo de Crato.
        Para que esta data fosse devidamente festejada, a Diocese de Crato, em parceria com a Prefeitura Municipal de Crato/Câmara de Vereadores de Crato/Universidade Regional do Cariri/Fundação Padre Ibiapina/ Instituto Cultural do Cariri/ Academia de Cordelistas de Crato/Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Crato e Seminário São José de Crato organizaram uma programação que será cumprida entre os dias 08 a 11 de junho vindouro”.