04 dezembro 2018

O crescimento do segmento de cervejas artesanais no Cariri

Loja Mestre Cervejeiro em Juazeiro do Norte: 
nova opção para os apreciadores de cervejas artesanais

Dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento apontam para um crescimento de 37,7% no número de cervejarias artesanais registradas no Brasil em 2017. Em números absolutos, os dados revelam 187 cervejarias a mais do que 2016, saltando de 493 para 679. Outra informação interessante: 8,9 mil produtos foram registrados por estes negócios em 2017. Uma média de 13 para cada marca. Esses números são indicativos do excepcional crescimento do setor, acrescido do fato de que as cervejarias artesanais e independentes, que não têm relação com grupos econômicos internacionais, estão conscientizando o consumidor sobre a degustação da bebida, além de contribuírem para a cultura gastronômica local.

O Cariri é uma das regiões onde este segmento de bebidas tem tido uma significativa alavancada, tanto no ramo da produção como do comércio. Essa nova realidade fez com que o Senac-CE levasse seu curso de sommelier de cervejas à unidade de Juazeiro do Norte, e motivou a abertura de uma franquia da rede Mestre Cervejeiro na cidade, inaugurada em julho por três jovens empreendedores: Dário Gledson, Carlos Porto e Tiago Bantim (foto à direita).

Mestre Cervejeiro é a maior rede de lojas de cervejas artesanais do Brasil, com mais de 60 unidades em operação. Em Juazeiro, funciona diariamente das 10 as 22 horas, localizada no polo gastronômico, bairro Lagoa Seca.

Duas outras iniciativas também merecem destaque: a criação do grupo Cervejeiros Cariri, que reúne apreciadores com o intuito de divulgar e fomentar a cultura cervejeira na região; e da cervejaria Kurato, que carrega a história e a cultura do Cariri desde o seu nome, inspirado na história da cidade do Crato.

Para o empresário Tiago Bantim, diante deste promissor cenário, com perspectiva de que o setor seja ainda mais incrementado, aliado a uma maior exigência do consumidor, com paladar cada vez mais depurado, - a tendência é de que haja uma maior qualificação dos produtos, com ampliação da diversidade de marcas e tipos de cervejas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.