10 outubro 2018

Motivos de amar a Civilização - Por: Emerson Monteiro


Alguns talvez imaginem razões de contrariedade. Ficamos longe disso, entretanto. Há motivos de sobra de otimismo neste mundo. Os ventos sempre serão favoráveis aos navios que tenham aonde chegar, no dizer de Sêneca. Olhar em frente e seguir, ainda que diante de aparentes contradições. Tudo marcha inexoravelmente (inevitavelmente) a um fim útil, isso livre de opiniões gerais adversas. Força poderosa, mais até que força poderosa, o próprio Poder, a tudo conduz. Se é assim assim deverá ser. Coincidência não existe. O acaso é mera cogitação mental. Resta, pois, aceitar de bom grado os transes pelos quais tenham que passar todo tempo, individual ou coletivamente. No centro de um furação existe a paz, vem da Lei, causa primeira do quanto persistirá.

As gerações guardam a sabedoria que significa Cultura, de pessoa a pessoa transfere o primor das consequências. O que competirá aos viventes, desenvolver a consciência e divisar o objetivo desse movimento.

Uns procuram descobrir a essência do bem-estar; outros, entretanto, insistem chocar contra os rochedos e as limitações. Esquecidos da ciência da água, esquecem o princípio universal da adaptação aos valores da realidade.

São tantas as conquistas da inteligência que nem todos os livros até agora feitos jamais comportariam tais resultados humanos da História. O que a raça humana ocasionou do uso dos recursos originais contam a favor do empenho da boa vontade dos Céus. Carece, agora, tão só trabalhar o resumo desses resultados e estabelecer a Verdade no coração. Vencer o egoísmo que precisa ser dominado e plantar o Bem no senso das criaturas; praticar o que aprendemos das fórmulas inteligentes e efetivas.

Deixamos claro o que avaliamos: Mesmo que haja o que repensar, lastro enorme de valiosos resultados indica o destino a que os humanos anseiam e decerto viverão no passar dos dias do Futuro.

(Ilustração: Foto de Emerson Monteiro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.