12 setembro 2018

Uma Exposição de obras renascentistas sobre São Francisco – por Armando Lopes Rafael

    Dias atrás, estando em Belo Horizonte, tive oportunidade de ver a mais bonita das exposições de pinturas, dentre as várias por mim já presenciadas. Trata-se da Exposição São Francisco na Arte de Mestres Italianos, exposta na Casa Fiat de Cultura, localizada na Praça da Liberdade, um espaço que abriga vários museus e memoriais da capital mineira.

     Lá foram expostas vinte obras de importantes coleções italianas, que datam dos séculos XV a XVIII, ou seja, dos séculos onde as artes renascentista e barroca tiveram grande divulgação, e cuja produção continua encantando a humanidade. São vinte óleos sobre telas, do acervo de 15 museus de 7 cidades italianas, telas de renomados pintores como Tiozinho Vercílio, Perugini, Razio Gentileschi, Guido Reni, Guercino e os Carracci, dentre outros.

   Os quadros expostos em Belo Horizonte pertencem a importantes coleções italianas e estão sendo expostas pela primeira vez ao Brasil, graças ao patrocínio da Fiat. Para completar a beleza daquele momento, a mostra inclui, ainda, outra atração paralela:  um passeio virtual à Basílica Superior de Assis, na Itália.

    
     


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.