25 setembro 2018

A Praça da Liberdade, um cartão-postal de Belo Horizonte – por Armando Lopes Rafael


    Visitando, dias atrás, a capital de Minas Gerais vi – com indizível satisfação – que o Governo do Estado/Prefeitura de Belo Horizonte/Mineradora Vale estão realizando nova requalificação na Praça da Liberdade, um belíssimo logradouro, a mais bonita praça dentre todas que conheço.

      Depois da requalificação da Praça Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, fiquei feliz em ver, também, os trabalhos de restauração da histórica praça belo-horizontina. Naquela ocasião pensei: quando será que Crato vai sair dessa letargia administrativa e voltará a cuidar melhor das praças da Cidade de Frei Carlos? Creio eu que só numa futura administração...

         Mas, voltemos à Praça da Liberdade. Fui informado de que o projeto de requalificação daquele logradouro resume-se a consertar tudo o que estava estragado. Novos equipamentos de segurança, iluminação pública e o calçamento estão sendo ali implantados, num convênio financiado pelo governo estadual/Prefeitura de Belo Horizonte/Mimineradora Vale. Um projeto que mostra a utilidade de uma Parceria Público-Privada–PPP.

Fotos da reforma da praça     


     Mas, agora vem o melhor: A revitalização da praça prevê a incorporação de pelo menos 20 novas árvores, entre palmeiras, ipês, ciprestes, tipuanas e magnólias. Um projeto de jardinagem já se acha bem adiantado, com novas plantas ornamentais e flores, para que a praça volte à exuberância de anos passados.

     Li, depois, em matéria publicada no jornal “Estado de Minas", que “Na parte interna, o coreto será restaurado, voltando aos tijolinhos que remetem ao século 19. Haverá a retomada da cor original, danificada por pichação e rabiscos. O piso e as ferragens serão as mesmas, porém, reformados. A ninfa, escultura conhecida do complexo, ganhará um novo braço, e a fonte também destruída por vândalos, será refeita. O mobiliário (bancos) também ganhará nova configuração, com peças conjuntas e individuais. Todos os outros monumentos passarão por obras e ganharão placas explicativas. Essas informações já existiam, mas foram roubadas desde a última obra na Praça da Liberdade, concluída na década de 1990”.

        Beleza! Este cartão-postal belo-horizontino será entregue à população já no início de novembro próximo. Parabéns aos mineiros.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.