07 julho 2018

A balança do querer - Por: Emerson Monteiro


Eis a base dos resultados na sequência natural dos acontecimentos. O homem põe. Deus dispõe. E a Natureza impõe. No que andar, resultados apresentam frutos do que plantamos na seara do Tempo. Isto no querer que produz, inevitáveis, as ações. Chega de longos discursos, quando o instante exige atitudes. De tanto falar, perdem sentido os palavreados à toa.

Nisso, entre a razão e a sensibilidade, mora o fiel desta balança do ser. Oportunidades mil de realizar felicidade fogem nas quebradas à medida que os ânimos ficam presos nas chances jogadas fora. Quantas e tantas oportunidades de ouro, e o querer pende noutras direções. Grandes naus, grandes tormentas. Nem era por não querer simplesmente. Era não querer a intenção ideal dos resultados a que aspirávamos. Vencer por vezes a cor do desejo de satisfazer os instintos. Caem as barreiras de contenção e vêm abaixo os sonhos de muitas ocasiões ricas perdidas que foram de amores verdadeiros. Lembro isso do passado, sobretudo na adolescência, fase que sujeita prolongar por mais tempo, o que dizem os clínicos, até que um dia termina e chega o senso.

Naquele período, os caminhos ficavam estreitos na disposição de fugir de si e se esconder longe dos silêncios reveladores. Atormentados no vão da sorte que a liberdade oferece, quais um animal selvagem, éramos espécie de donos do Universo, a promover respostas improvisadas, deduzindo que a vida logo sumiria na imensidão das ausências. Carrascos da alma, nos achávamos à beira do Infinito, e quebrar a cara, então, viraria solução.

Resultado, imensas florestas perderam a doce coerência. A outra metade da existência passaria a pagar pelos erros cometidos. Todavia, ainda que fosse de tal modo, chances hoje persistem de usufruir os raros acertos na forma de amizades, paciência, descobertas de justiça no coração e luz nas manhãs de céu aberto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.