26 maio 2018

Crato: Parque Ecológico Estadual Sítio Fundão inaugura uma trilha acessível

Fonte: “Diário do Nordeste” – por Antônio Rodrigues – Colaborador

    Crato. Com área de 93,52 ha, o Parque Estadual Sítio Fundão está sendo pioneiro no projeto de acessibilidade em suas trilhas. A Unidade de Conservação (UC), que preserva sua mata nativa, representando os biomas da Caatinga e Cerrado, além de conter uma diversidade de animais silvestres dentro da área urbana do Município, agora quer ampliar os visitantes, oferecendo mais facilidade de locomoção e interação para pessoas com algum tipo de limitação motora ou condição especial. Por enquanto, são pouco mais de 250 metros de trecho adaptado, que ainda serão expandidos.

     A ação "Trilha dos sentidos: acessibilidade e interação. Desafio sim, dificuldade não", realizada na manhã dessa sexta-feira (25), reuniu crianças cratenses de escolas públicas com necessidades especiais como cadeirantes, deficientes visuais, surdos e com mobilidade reduzida. O objetivo é que estas pessoas possam usufruir da natureza, bem como possibilitar que o Parque possa trabalhar a inclusão delas em ambientes naturais.

      O Sítio Fundão preparou algumas instalações diferenciadas, como trilha com paletes de madeira, uma réplica do Rio Batateiras e percurso com cordas para cegos. A ação também contou com intérpretes de libras. Além disso, o aplicativo para celular Ecomapss, que funciona na UC fornecendo informações sobre a flora e bens históricos de lá, agora conta com plaquinhas em braile descrevendo o nome popular e o científico das plantas.

      Segundo o professor João Abreu, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) de Crato, um dos desenvolvedores do aplicativo, a adaptação do aplicativo surgiu pela necessidade de passar mais informações do Parque para todas as pessoas. "Nós estamos ampliando o leque de pessoas. O papel dele se torna muito mais importante, pois pessoas que têm essa limitação vão poder ter a autodescrição pelo aplicativo", justifica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.