04 março 2018

Transformações - Por: Emerson Monteiro

Aos olhos vistos, mudanças aconteceram nesses tempos em razão das novas tecnologias. Os meios de comunicação demonstram com facilidade tais ocorrências de larga repercussão. A utilização de veículos há pouco de amplas possibilidades e mercado, em poucas décadas, duas talvez, deixou de apresentar crescimento e rentabilidade. A mídia impressa, jornais e revistas, reduzem tiragens e principiam a fechar as portas. O disco, em princípio que dividia espaço com fitas, depois com CD, agora demonstra impossível continuidade, forçando os produtores a recorrer às mídias de internet e experimentar matrizes outras até então desconhecidas. Os filmes, sucedâneos do teatro, dos VHS aos DVD também perderam mercado e as locadoras se veem na condição de insolvência inevitável. O livro ao seu modo, ainda que resistente durante certo período, hoje mantém o espaço de venda tão só aos raros letrados que leem, espécie de elite dos iniciados.

Isso em menos de três décadas e o mundo da comunicação de massa já reúne mutações jamais imaginadas, face ao desenvolvimento da transmissão de dados e aos fatores da técnica eletrônica dos condutores aperfeiçoados nos materiais de uso, surpresa dos mais audaciosos ficcionistas. Portanto, as tais inovações exigem criatividade extrema de artistas e empreendedores da industrial cultural. Ainda que busquem acelerar o processo de adaptação, persistirá uma longa defasagem a ser superada, isto sem a suficiente capacidade humana que corresponda vencer os desafios.



O rádio, a televisão, eis outros meios em xeque diante de tudo o que logo virá no desmonte verificado. Os telefones celulares agora significam salas de cinema, veículos de comunicação de massa portáteis, espécies de computadores de bolso, pedra de toque de tudo quanto circula no pensamento da atualidade, de largo poder de penetração e portabilidade. Espécie de segunda natureza da civilização, esses equipamentos representam o resultado de toda busca da transmissão de informação ambicionada durante toda a história. Resumo das pesquisas da indústria técnica e instrumento de propagação das modas e das ideias, nunca houve tanta expectativa com relação aos frutos de uma invenção humana de tamanha envergadura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.