05 março 2018

Memorial da Imagem e do Som do Cariri registra:

109 anos de nascimento do poeta-maior Patativa do Assaré

Por Jackson Bantim (Diretor-Fundador do Memorial da Imagem e do Som do Cariri Luiz Gonzaga de Oliveira)




Um dos maiores privilégios que tenho, ao longo de uma já longa existência, foi ter conhecido, convivido e privado da amizade de Patativa do Assaré, um dos maiores poetas da língua portuguesa e, quiçá, do mundo.

Um pouco dessa amizade, que tanto me enche de orgulho, estar registrado no vídeo “Depoimento de uma amizade: de Patativa do Assaré à Jackon Bantim (Bola)”, que realizei como uma prova da grande estima e admiração que tenho pelo poeta-maior e, notadamente, como uma forma de gratidão pela sua amizade.

Se já bastaria ter conhecido a imortal obra poética de Patativa, um verdadeiro tesouro de sabedoria e sensibilidade, imagina, então, ter conhecido e convivido, desde os anos 1970 até o seu falecimento, em 2002, com a sua pessoa de infindáveis virtudes humanas. Patativa foi um verdadeiro cavalheiro, no sentido mais clássico e profundo do termo, e, consequentemente, um amigo leal, generoso e de uma afeição incomum. Isso sem falar, no deleite que foi compartilhar um pouco de sua intimidade familiar, conhecendo sua dileta esposa, dona Belinha, seus filhos e filhas.

Inesquecíveis e providenciais foram os dias em que me abalei do Crato até Assaré, inicialmente para a Serra de Santana e depois para a casa perto da Igreja-Matriz, onde o poeta passou os seus últimos anos. Foram momentos de grandes e sábias lições que tomei com o poeta-mestre, pérolas de vida que até hoje me são válidas.

Na data de hoje, que marca mais um aniversário de nascimento de Patativa, presto-lhe este tributo, compartilhando com os leitores do conceituado Blog do Crato este pequeno, mas valioso documentário que deixou registrado um lampejo do que foi uma amizade entre duas pessoas que se irmanaram pela identificação recíproca, pela vida, pela arte.  Para assistir ao documentário, basta clicar no link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=_4u0vRHNFV8

Parabéns, meu eterno amigo Patativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.