01 janeiro 2018

Como era o Crato Antigamente -- por Dihelson Mendonça

(Postagem de 2008, ou seja, feita há 10 anos, mas sintomática com o início de 2018)
Ontem recebi a visita do meu grande amigo Hugo Linard ( que por sinal, está se preparando para escrever um livro de memórias ).
Ele me trouxe uns DVDs com fotos antigas maravilhosas que gostaria de compartilhar com todos:
FONTES: foto 02, 05, 06, 07, 08 e 09 do acervo de Lucia Maria de Oliveira Castro P. Tavares. Fotografias doadas pelo Padre Lauro Gonçalves Pita.
As demais, não sabemos a procedência. Apenas que foram doadas, como todas as outras, ao Blog do Crato por Hugo Linard. Se alguém souber dos direitos autorais das outras fotos, por gentileza, comuniquem. Sou fotógrafo também, com mais de 15.000 fotos já realizadas, e sei bem o que é o problema hoje em dia do uso não autorizado que as pessoas fazem de nossas fotos.

Abraços,
Dinhelson Mendonça

 
Comentário de Armando Rafael
A cidade tinha aspecto aristocrático. As pessoas (até os pobres) vestiam-se com dignidade.
A sanha igualitária advinda com a construção do monstrengo chamado de Brasília, a Capital da República (ô título apropriado) em 1960, contribuiu para a destruição quase total do patrimônio histórico/arquitetônico da "Cidade de Frei Carlos". É a velha e medíocre mania de imitação do que não presta. Atualmente os prédios do centro citadino são quadrados, feios, sem estética... 
Triste!
Hoje o centro de Crato é feio, sujo, "plastificado" devido às abusivas propagandas comerciais. Até o bonito Colégio Santa Teresa de Jesus colocou em seu jardim um horroroso "out door" que enfeiou a fachada daquele prédio histórico. 
De quem teriam partido tão infeliz ideia?
Viva a ignorância!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.