12 dezembro 2017

O ciciar das cigarras na Serra - Por: Emerson Monteiro

Há nisso um código que eu sei que há, quando elas se comunicam e dizem saber, entre si, o que ainda não sei. Justificam o exercício de falar nos longos cios aquilo que dizem em resposta umas às outras, ao calor da tarde finda e o início da noite, que chega leve nos haustos do dia que foi. Atenuam o tempo através das rimas de vozes harmoniosas, que cantam o mistério das horas que logo conterão o escuro e acalmarão de tudo a festa da Natureza. O som, sons, que circula ritmado, avisando em contraponto os acordes que entrelaçam e reúnem de sinfonia o calor do sol poente, toques sibilantes das pautas invisíveis. Adentram suavemente o túnel das almas impacientes que aceitam continuar as marchas soltas da solidão em respostas indecifráveis. São elas, as cigarras, que fecham as janelas do Universo nas nuvens dos acordes que penetram o canteiro das matas. Vidas e sinais vindos lá de longe, distantes ao fulgor das estações. Chegam, cumprem o instinto de falar à vastidão dos sentimentos e tocam, quais sinos de notas intermináveis, os violinos santos da orquestra divina. Vozes dolentes, assim, riscam de voos as ondas que vêm e vão das praias da escuridão, e batem insistentes o rochedo das estrelas espalhadas nos céus. Intermitentes, gritam, balem, e baixam o tom dos instrumentos ao sabor do início, do jeito que vieram. Quais aves que regressam aos ninhos, as cigarras cumprem essa função esplendorosa de afinar o adeus das tardes e aceitar a noite que lhes abraça em albor fiel. E aos poucos silenciam, outra vez, ao gosto de contar dentro das cores esmaecidas o agora das ninfas; o dia vira sonhos, silvos de outras vozes a cantar o mundo das histórias que permanecerão vivas no coração das pessoas. Elas, então, talvez adormecidas ou presentes para sempre, circularão pela soma dos desejos quais fagulhas e segredos luminosos, a revelar fogueiras de silêncio às distâncias infinitas do Ser.

Somos isso - Por: Emerson Monteiro

Na busca incessante das vidas, até encontrar Jesus no centro de nossa presença, em nós imaginamos que Ele esteja nalguém ou nalgum lugar fora do nosso coração, e seguimos alimentando horas e situações aonde possamos avistá-lO e nEle depositar nossa inteira existência. Onde está teu tesouro aí está teu coração, disse o Mestre da Galileia. Temos, pois, esse condão, de projetar nós mesmos naquilo que toca mais forte em nossa razão de ser, a essência de si. Os humanos vêm sustentando tais propostas desde que o mundo existe e nele vivem.  "Assim, se alguém lhes disser: ‘Ele está lá, no deserto! ’, não saiam; ou: ‘Ali está ele, dentro da casa! ’, não acreditem. Porque assim como o relâmpago sai do Oriente e se mostra no Ocidente, assim será a vinda do Filho do homem. Mateus 24, 26-27

À medida que nos conscientizarmos da importância da nossa conversão pessoal nas nossas existências, só então ser-nos-á possível a realização plena do Ser nas nossas almas. Eis a equação simples das religiões, das filosofias. A total entrega de tudo quanto há na nossa íntima condição de sustentar a Natureza na vida física. A justificativa de todas as crenças. O motivo da consciência.

Recolhe-te à solidão do teu quarto e falarás com Deus, que Ele habita o teu coração. Reunirá em ti o Universo inteiro. Enfim serás uno contigo e com tudo quanto há. Prudentemente desvendarás o mistério da Existência e revelarás tua fé e teu sentido de viver. Sustentarás o que dizem todos os livros e todas as escrituras sagradas. Acharás a paz dos justos e a dignidade dos místicos. Terás contigo a companhia dos eleitos e a felicidade dos melhores sonhos. Porquanto o tesouro de viver é ser feliz.

(Ilustração: O astrônomo, de Veermet).

Estamos de mala e cuia para o FACEBOOK - BLOG DO CRATO



Se você ainda não acessa a página do Blog do Crato no Facebook, não faz a mínima idéia do que está perdendo. Depois das redes sociais, a internet nunca mais foi a mesma. Estou dando prioridade a postagens no Facebook e outras redes ao invés da publicação no site. Porquê lá, é onde o povo está. Só para se ter uma idéia, o número de visitas da página do Blog do Crato nesta semana, foi de 165 mil. Enquanto no site, tínhamos no máximo 180 mil por mês. Então, todo dia estou postando umas 12 a 20 notícias lá. Se você deseja saber o que acontece no Crato, no Cariri, no Brasil e no mundo, visite e curta a nossa página. Marque o CURTIR, porque você se torna nosso seguidor. Isso significa que toda nova mensagem, você será alertado, você nunca mais ficará desatualizado. E de vez em quando eu pego as matérias postadas pelo Armando e outros escritores e levo para lá também. 





Faça suas compras natalinas no Shopping Residence, em Crato


Os Cratenses e turistas já podem conferir a belíssima decoração natalina do Shopping Residence deste ano. A câmera mal pode captar em detalhes, que só podem ser melhor apreciados ao vivo. Estive por lá na tarde de ontem, de onde trago para vocês estas imagens. Faça uma visita ao shopping Residence, e confira as promoções das suas inúmeras lojas neste natal. 










Fotos: Dihelson Mendonça