21 novembro 2017

A luz do Sol - Por: Emerson Monteiro

Quiséssemos fazer uma comparação, seria o Sol o coração da Via Láctea. Em nós, esta força do coração, que reúne tanta energia da gravitação de nossos elementos quanto o Astro Rei na manutenção dos movimentos em torno do seu poder magnífico. Quanto querer, quanto equilíbrio infinito acontece todo tempo em torno das ondas magnéticas e dos raios luminosos. Assim também no exercício do poder o Coração, foco das determinações da Natureza ao giro de nossas forças e virtudes.

Algumas considerações ocasionais quanto aos mistérios da existência incluem as imagens dos evangelhos nas palavras de Jesus, ao afirmar ser Seu o caminho do Coração, o sol das almas. Caminho, verdade e vida, ninguém indo a Deus a não ser por meio dEle. Daí os raios da luz do Sol alimentar a vida que nasce em todo momento através das existências.

Sois deuses... E não saber, qual disse o Mestre Divino. Nascer e renascer a cada fração de tempo, e merecer o reencontro, outras vezes, até a libertação definitiva. Um eterno continuar feito apenas um traste parcial a bater nas paredes da concha, pérola de Si próprio. Luz que brilha nos céus sem brilhar a si, mas que lá um dia verá a Luz. Busca profana da santidade, autores do gesto desconhecido de ser a perfeição que não conhece, nem saber da certeza de existir. Isto, de se ser Deus e não o saber ainda.

Andar pelas ruas de país estranho à busca de endereço impossível, pois já o carrega consigo no âmago do coração. Desejo da satisfação já satisfeita, da completude invisível nas brumas do destino futuro. Almas salvas, porém audazes e renitentes, pecadoras em fase de transformação para melhor. Sorrir ingênuas da sorte dos mártires, e será um deles logo mais a caminho do sacrifício extremo. Aceitar de bom grado a condição dos perdidos, todavia cientes da eterna Salvação que lhes aguarda de braço aberto às luzes da Manhã.
 

Sesc leva música de concerto à Fortaleza e interior





No dia 22/11, o Sesc*, braço social do Sistema Fecomércio-CE, realiza apresentações do projeto Concertos Sesc Partituras em Fortaleza (19h), Sobral (19h30) e no Crato (19h). Com o projeto, os artistas participantes interpretam músicas presentes no acervo da biblioteca digital “Sesc Partituras”, que incentiva o desenvolvimento de artistas da música de concerto e o trabalho de compositores contemporâneos, além de apresentar ao público o repertório brasileiro da música de concerto.
Em Fortaleza, o projeto acontece no Teatro Sesc Emiliano Queiroz, com apresentação do Quarteto Risonare, formado por um grupo de instrumentistas integrantes da Orquesta Sinfônia da Universidade Estadual do Ceará (OSUECE), dirigida pelo maestro Alfredo Barros. O quarteto formado  pelos músicos Gabriel Padrón, Natan Gomes (Violinos), Awa Blayne (Viola de arco), Ricardo Monteiro (Violoncelo) desenvolve um repertório popular com músicas de concerto de câmara de vários compositores brasileiros.

O Quarteto Lerni, grupo também oriundo da Orquestra Sinfônica da UECE, se apresenta no Concertos Sesc Partituras em Sobral, no Auditório da Universidade Federal do Ceará - Campus Mucambinho, com o objetivo de difundir a música instrumental de concerto. O quarteto é composto por Max Pessoa (1° violino), Diego Cavalcante (2° violino), Rélmerson Lima (Viola) e Rômulo Átila (Violoncelo).

O projeto chega ao Crato com apresentação de voz e violão de Luciano Brayner e Weber dos Anjos no Teatro Sesc Adalberto Vamozi. Luciano está radicado no Cariri há 14 anos e tem participado ativamente da cena cultural da região, apresentando-se nos mais diversos eventos com seus shows autorais. Weber, natural de Fortaleza, é músico instrumentista de cordas dedilhadas e se dedica ao estudo e pesquisa de instrumentos antigos antecessores da viola caipira e do violão, sobretudo a guitarra barroca e a vihuela.

Sobre o Sesc Partituras

O “Sesc Partituras” é uma biblioteca digital sem fins lucrativos que preserva e difunde o patrimônio musical brasileiro, democratizando o seu acesso através da disponibilização de partituras digitalizadas e editoradas. Utilizando eficiente sistema de busca, o site permite a visualização e impressão integral das obras catalogadas e a audição da maioria delas, oferecendo importante suporte aos músicos, estudantes de música e pesquisadores.


Desde que foi lançado em 2012, o projeto já levou apresentações de concertos aos 27 estados brasileiros. O projeto tem por objetivo difundir e democratizar o patrimônio musical brasileiro de tradição escrita e a proposta visa divulgar o site Sesc Partituras, tornando-o vivo, difundindo a música brasileira e estimulando a formação de grupos de câmara, possibilitando ao público o contato com a riqueza da música no Brasil.


SERVIÇO

Concertos Sesc Partituras Fortaleza - Quarteto Risonare
Local: Teatro Sesc Emiliano Queiroz (Av. Duque de Caxias, 1701) 
Data: 22/11
Horário: 19h      

Programa do Concerto
Mirim (Guerra Peixe)
Ensaio de quarteto I (Francisco Mignone)
Ensaio de quarteto II (Francisco Mignone)
Reverie (Alexandre Levy)
Quarteto (Alexandre Levy)
O Santeiro de Tinguijada (Danilo Guanais)
Caminhando (Alceu Camargo)
Primeira Gavota (Alceu Camargo)
Segunda Gavota (Alceu Camargo)
Momento musical (Alceu Camargo)
Para Minha Mãe (Vicente Fonseca)
Sarau na roça (Aurélio Melo)
Sesc Partituras Sobral - Quarteto Lerni
Local: Auditório Campus Mucambinho- UFC (Rua Coronel Estanislau Frota, 563)
Data: 22/11
Horário: 19h30

Programa do Concerto
Mirim (Guerra Peixe)
Ensaio de Quarteto I (Francisco Mignone)
Ensaio de Quarteto II (Francisco Mignone)
Reverie (Alexandre Levy)
Caminhando (Alceu Camargo)
Valsinha (Alceu Camargo)
Momento Musical (Alceu Camargo)
Primeira Gavota (Alceu Camargo)
Para minha mãe (Vicente Fonseca)
O Santeiro de Tinguijada (Danilo Guanais)
Quarteto no. 1 (Alberto Nepomuceno)

Sesc Partituras Crato - Luciano Brayner e Weber dos Anjos
Local: Teatro Sesc Adalberto Vamozi (Rua André Cartaxo, 443)
Data: 22/11
Horário: 19h
  
Programa do Concerto

1.    Compositor (Flávio Fonseca) 
2.    Saudade Amiga (Barrozo Netto) 
3.    Manhã de Amor (Chiquinha Gonzaga) 
4.    Canteiro (Gilberto Mauro) 
5.    Lundú Brasileiro (C. Inácio da Silva) 
6.    Roxa Saudade (J. M. Câmara) 
7.    Uma Saudade (Barrozo Netto) 
8.    Minha Culpa (Cyro Delvízio) 
9.    Como Sonâmbulos (Cyro Delvízio) 
10. Quem Sabe (Carlos Gomes)

:::Gratuito:::
VIA BLOG DO CRATO


Justiça determina que Município de Juazeiro do Norte realize concurso público


O juiz da 1ª Vara Cível de Juazeiro do Norte, Renato Belo, deferiu tutela de urgência requerida em ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) na comarca de Juazeiro do Norte e determinou que, no prazo máximo de 180 dias úteis, o município realize e conclua concurso público para provimento de cargos em substituição aos contratados temporários. De acordo com o magistrado, “a sociedade não pode esperar os longos e lentos passos da Administração.”

A ação, de iniciativa dos promotores de Justiça Igor Pinheiro e Silderlândio do Nascimento, questiona a constitucionalidade da Lei Municipal que regula as contratações temporárias, uma vez que a mesma autoriza a admissão de pessoas sem estabilidade para as funções ordinárias da Administração Pública, o que é vedado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em diversas decisões com repercussão geral. Além disso, há impugnação ao Processo Seletivo simplificado lançado no segundo semestre.

Sobre o assunto, Igor Pinheiro esclarece que “desde o início da atual gestão, verifica-se um excesso nas contratações temporárias e esse é só o começo dos trabalhos investigativos na área, uma vez que o último relatório gerencial do Tribunal de Contas do Estado aponta que o Município de Juazeiro do Norte está no limite prudencial dos gastos com pessoal, o que proíbe a admissão de pessoal a qualquer título, inclusive temporários, sob pena de caracterizar crime contra a Administração Pública e ato de improbidade administrativa”. O Promotor esclarece ainda que “notificou o Prefeito José Arnon Bezerra para celebrar termo de ajustamento de conduta sobre o caso, mas o cronograma apresentado pelo Poder Público não demonstrava real interesse em realizar concurso público, pois a nomeação da comissão do certame estava previsto apenas para dezembro de 2018.”

MPCE
VIA BLOG DO CRATO


Tucano diz que reforma da previdência vai ficar para um próximo mandato



Para o deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB), dificilmente a Reforma da Previdência vai passar. Ele disse, nesta terça-feira, que falta diálogo e maior esclarecimento sobre a proposta do Governo Temer.

O parlamentar lembrou que há problemas na própria base do governo – não mencionou o PSDB, dividido e com a ala de Tasso Jereissati querendo romper com o governo, e até fez uma previsão: “Creio que o tema vai ficar para um próximo mandato.” Sobre a convenção nacional tucana marcada para o próximo dia 9, em Brasília, da qual sairá a nova direção do partido, Gomes de Matos afirmou estar apostando na tese de que Tasso deverá ser eleito. Não falou em votos.

Eliomar de Lima
VIA BLOG DO CRATO


Astrônomos monitoram estranho asteroide em forma de charuto que cruzou Sistema Solar




Rocha espacial vinda do espaço interestelar tem um dos formatos mais alongados já observados por cientistas.

Um asteroide interestelar que visitou o nosso Sistema Solar é considerado por cientistas um dos objetos cósmicos mais alongados já conhecidos. Ele foi descoberto em 19 de outubro, e sua velocidade e trajetória sugerem que se originou em um sistema planetário que orbita ao redor de outra estrela, e não o Sol. Astrônomos têm se empenhado em observar essa rocha espacial única, batizada como Oumuamua - em havaiano, "mensageiro de muito longe que chega primeiro" - antes que ela desapareça do nosso campo de visão.

Os resultados dessas observações sugerem que o objeto é pelo menos dez vezes mais comprido do que largo. Essa diferença entre largura e comprimento é a maior observada em qualquer asteroide ou cometa visto no nosso Sistema Solar. Usando o Very Large Telescope (VLT) do Chile, Karen Meech, do Instituto de Astronomia de Honolulu, no Havaí, e outros colegas pesquisadores verificaram que o objeto tem cerca de 400 metros de comprimento, apresenta uma uma rápida rotação e está sujeito a dramáticas mudanças de luminosidade.


Essas alterações de brilho, inclusive, foram a chave para a descoberta do formato desse asteroide.
Segundo Meech, os astrônomos observaram a base de dados de curvaturas de asteroides para classificar o Oumuamua, e perceberam que só cinco objetos possuíam curvas discretas que sugerem formato alongado. "Nossa margem de erro é muito pequena, então estamos confiantes de que ele é muito alongado", diz Meech.

UOL
VIA BLOG DO CRATO


Tribunal nega recurso para declarar Marisa Letícia inocente em processo do Triplex


Juiz Sérgio Moro determinou a extinção da possibilidade de pena para Marisa após sua morte, mas sem considerar inocência ou culpa. Desembargadores do TRF4 negaram recurso da defesa nesta terça-feira (21).

Por unanimidade, os desembargadores da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) negaram pedido da defesa da esposa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Marisa Letícia, falecida em 3 de fevereiro deste ano, que solicitava que ela fosse considerada inocente no processo do triplex no Guarujá.

Marisa Letícia estava entre os réus do processo por suspeita de envolvimento em lavagem de dinheiro. No julgamento, que condenou Lula a 9 anos e 6 meses de prisão, o juiz Sérgio Moro declarou a extinção da punibilidade dela, que é quando se retira a possibilidade de impor pena, mas sem considerar inocência ou culpa. A sessão da 8ª Turma do TRF4, em Porto Alegre, ocorreu na manhã desta terça-feira (21). O voto do relator dos processos da Lava Jato em segunda instância, desembargador João Pedro Gebran Neto, foi acompanhado pelo relator, Leandro Paulsen, e o decano da Corte Victor Laus. Todos negaram o recurso.

O advogado de Lula, Cristiano Zanin, sustenta que a absolvição de Marisa deveria ser reconhecida. "Deve se agregar o fato de que a recorrente foi submetida, ainda em vida, a uma humilhação decorrente da investigação, notadamente no que diz respeito ao levantamento de conversas telefônicas íntimas com seus familiares, gerando perante a opinião pública uma manifestação incompatível com a garantia da presunção de inocência", apontou.

"O Código Penal se determina que óbito extingue a punibilidade. Preserva todos os atributos da presunção da inocência", considerou Gebran. "O magistrado [Moro] fez o que tinha de fazer. Quando o réu falece, extingue a possibilidade que ele seja punido. O estado não julga quem faleceu, porque não tem possibilidade de puni-lo", completou Paulsen. "Essa pessoa não foi e não pode ser julgada. Se não foi e não pode, ela não pode ser absolvida", pontuou Laus, por fim. Conforme a decisão de Moro, as acusações que pesavam contra Marisa foram arquivadas. Já Lula foi condenado a 9 anos e seis meses, e aguarda recurso em liberdade.

Fonte: G1
VIA BLOG DO CRATO


Certidões de nascimento, óbito e casamento mudam a partir de hoje



As certidões de nascimento, casamento e óbito passam a ser diferentes a partir desta terça-feira (21). O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) mudou os registros que passaram a conter, entre outras coisas, o número do CPF. A intenção é a de que o documento se torne o número de identidade civil único.
Outra mudança é que os documentos passam a levar o termo "filiação" e não mais o termo "genitores". De acordo com o governo, é possível o recém-nascido ter dois pais, duas mães, uma mãe e dois pais e assim por diante. O mesmo vale para casais que tenham optado por técnicas de reprodução assistida, como é o caso da barriga de aluguel e da doação de material genético. Todas as mudanças passam a valer em todo o Brasil.

Nas certidões de óbito, o lançamento de todos os documentos permitirá o cancelamento automático dos documentos do falecido pelos órgãos públicos, contribuindo para a diminuição de fraudes.

VIA BLOG DO CRATO


Nova terapia genética consegue remissão completa de leucemia



Tratamentos que modificam células para que elas aprendam a vencer o tumor tem revolucionado medicina. O foco agora é a estrutura CD 22, presente em células malignas da leucemia.

Estudo publicado na "Nature Medicine" mostra que pacientes com leucemia resistentes à tratamento -- inclusive aqueles que já passaram por técnicas de terapia genética mais recentes -- podem tentar um outro tipo de estratégia de modificação de genes para vencer o câncer. No estudo, a remissão completa com a nova terapia foi atingida em 73% dos casos. A terapia genética voltada para o sistema imunológico se prepara para ser um dos tratamentos mais promissores para cânceres hoje sem terapia. A estratégia básica funciona mais ou menos assim: 1) células de defesa são retiradas do organismo do paciente; 2) elas são modificadas geneticamente em laboratório para aprender a reconhecer o tumor; 3) as novas estruturas são injetadas novamente no organismo; 4) espera-se que o corpo tenha "aprendido" a reconhecer células cancerígenas.

A estratégia parece simples, mas na prática cientistas estão tentando todas as variações desse mecanismo para tentar vencer o câncer (várias delas relatadas em matéria especial no G1). A pesquisa publicada nesta segunda-feira (20) na "Nature Medicine" está tentando um mecanismo diferente: as células de defesa T são modificadas para atacar um novo tipo de estrutura presente nas células malignas: o antígeno CD 22.


Um antígeno é uma estrutura presente nas células doentes que, por sua especificidade, deflagra uma resposta imune. Em um mecanismo similar à "chave-fechadura", a célula imune (fechadura) se prende a essa estrutura (chave) e a "mata". Nas terapias genéticas em curso hoje, a chave mais comum é o antígeno CD 19; no estudo da "Nature", no entanto, foi utilizada a estrutura CD 22.
De acordo com o estudo, o problema de alguns tratamentos com a estrutura CD 19 é que os tumores simplesmente perdem essa estrutura ao longo do tempo -- sendo a causa mais frequente de resistência ao tratamento. A pesquisa escolheu, então, o CD 22 (que é geralmente mantido após a perda do CD 19).

Como foi o estudo


Cientistas testaram o CART CD 22 (como é chamada a nova terapia), em 21 crianças e adultos, incluindo 17 que foram previamente tratados com imunoterapia por CD 19. A remissão completa foi obtida em 73% dos pacientes, com 5 desses pacientes tendo sido previamente tratados com CD 19.
Segundo autores, a pesquisa é a primeira a estabelecer a atividade clínica de terapias dirigidas para o antígeno CD 22. Uma importância do estudo é justamente mostrar que existem outras opções, mesmo para os pacientes que já foram tratados com terapias genéticas inovadoras.

Nos pacientes em que a doença voltou, cientistas atribuíram a falha à baixa densidade do CD 22. O achado também mostrou a importância de uma presença maciça da estrutura para que o câncer seja mantido sob controle.

Fonte: UOL
Via BLOG DO CRATO


Argentina faz megaoperação para resgatar submarino; oxigênio pode estar no fim






Marinha do país afirma que ARA San Juan dispõe de tanque suficiente para, no máximo, sete dias submerso. Último contato ocorreu na quarta-feira (15).

Equipes de busca argentinas contam com o apoio de militares norte-americanos nesta terça-feira (21) em uma fase crítica da busca pelo submarino ARA San Juan, desaparecido há seis dias, desde o dia 15 de novembro. A Marinha da Argentina afirma que a embarcação, com 44 tripulantes a bordo, possui capacidade para armazenar oxigênio e se manter submerso por sete dias no total, segundo informações da agência alemã Deutsche Welle.

A imprensa argentina definiu os esforços de busca do submarino como "sem precedentes" no país. De acordo com o jornal argentino "Clarín", quatro embarcações submergíveis pertencentes à Marina dos EUA, pilotadas por controle remoto, foram colocadas em ação. A Fragata Rademaker, pertencente à Marinha do Brasil, também foi deslocada para as buscas na Patagônia, segundo o Ministério de Defesa argentino. O ARA San Juan manteve contato com a base pela última vez na manhã de quarta-feira (15), quando estava no sul do Mar Argentino, a 432 km da costa patagônica do país.

Gabriel Galeazzi, um comandante naval, disse aos repórteres que o submarino veio à tona e comunicou um problema elétrico antes de sumir. "O submarino emergiu e relatou um mau funcionamento, e é por isso que seu comando terrestre ordenou que ele voltasse à sua base naval em Mar del Plata", afirmou.


Galeazzi disse que é normal submarinos sofrerem com o mau funcionamento dos sistemas. "Um navio de guerra tem muitos sistemas auxiliares, para que se passe de um para outro quando há uma pane", explicou.

Fonte: G1
VIA BLOG DO CRATO


Trump designa a Coreia do Norte como patrocinadora do terrorismo


O presidente Donald Trump anunciou nesta segunda-feira a designação da Coreia do Norte como Estado patrocinador do terrorismo, em um novo passo para fortalecer o isolamento internacional do governo de Pyongyang.

"Os Estados Unidos designam a Coreia do Norte como Estado patrocinador do terrorismo. Isso deveria ter ocorrido há tempos", afirmou Trump na Casa Blanca. Ele acrescentou que o governo norte-coreano "apoiou repetidamente atos de terrorismo internacional". Mais tarde, entretanto, o secretário de Estado, Rex Tillerson, afirmou que os Estados Unidos ainda têm "esperança" de que a diplomacia funcionará para conter a escalada de tensões com Pyongyang. "Ainda temos esperança na diplomacia", disse Tillerson, que acrescentou que, no entanto, Washington "continuará fazendo pressão sobre a Coreia do Norte para convencer outros países a adotarem ações por conta própria". A Coreia do Norte já havia sido incluída nesta lista em 1988 pelo governo de Ronald Reagan por causa da derrubada de um avião sul-coreano no ano anterior, mas foi retirada em 2008, durante a administração de George W. Bush. Atualmente nesssa lista figuram apenas o Irã, o Sudão e a Síria. Cuba foi retirada em 2015.

A inclusão da Coreia do Norte representa a adoção de novas sanções "em apoio a nossa campanha de pressão máxima para isolar esse regime assassino", afirmou o presidente americano. Em breve, segundo ele, o departamento do Tesouro anunciara uma nova e forte sanção contra a Coreia do Norte. Trump afirmou que a Coreia do Norte "deve por fim a seu programa ilegal de desenvolvimento de mísseis balísticos e cessar todo o apoio ao terrorismo internacional".

Fonte: Yahoo
VIA BLOG DO CRATO


Lula admite 'fragilidade' e diz que Bolsonaro 'tem direito' a se candidatar



O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste domingo (19) que a esquerda no país está "fragilizada" e que um de seus principais opositores, o deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ), tem o "direito de ser candidato". "O Brasil tem que colher aquilo que planta", declarou.

"Eu não sou de extrema esquerda e muito menos o Bolsonaro é de extrema direita. O Bolsonaro é mais do que isso e quem convive com ele sabe o que ele é. Não vou dizer porque acho que ele tem o direito de ser candidato, de convencer as pessoas, e o Brasil tem que colher aquilo que planta", disse Lula. Segundo o petista, o Congresso Nacional de hoje -com bancadas conservadoras expressivas-; é o reflexo do "pensamento político da sociedade brasileira em 2014". Em discurso de cerca de quarenta minutos durante o encontro do PC do B, em Brasília, Lula disse que a aliança formada por partidos de esquerda "está mais perdendo do que ganhando" e que é preciso mudar o discurso e a postura para vencer as eleições de 2018.

"Nós estamos fragilizados na luta para evitar [o desmonte do Estado], porque os congressistas que estão votando para desmontar não têm compromisso conosco. Se a gente não tomar cuidado, vai piorar nas próximas eleições. Toda vez que se fala em mudança, piora. Precisamos pensar no que fazer", afirmou o ex-presidente. "Não tenho mais idade de ficar criando o 'Fora, Temer' e ele estar dentro, de ficar criando o 'não vai ter golpe' e ter golpe. Vamos ter que parar de gritar e evitar que isso aconteça mesmo", completou. Uma militante da plateia chegou a falar que a solução, neste caso, seria "pegar em armas", em referência aos movimentos contrários à ditadura. Lula respondeu rindo e disse que era melhor "nem falar disso". "Eu não sei usar [armas]". O ex-presidente criticou mais uma vez o governo de Michel Temer e classificou o peemedebista e seus aliados como "ururpadores". "O compromisso deles é com o mercado, é atender ao desmonte do Estado", afirmou em referência à reforma trabalhista que, na avaliação do ex-presidente, retira direito dos trabalhadores.

Fonte: G1
VIA BLOG DO CRATO



Tribunal nega embargos, e Dirceu pode voltar para a cadeia



O Tribunal Regional Federal da 4ª Região negou, nesta terça-feira (21), embargos de declaração encaminhados pelo ex-ministro José Dirceu.

Dirceu já teve a condenação na Operação Lava Jato confirmada na segunda instância e tentava reverter a sentença ainda na esfera do tribunal. Em setembro, o TRF aumentou a pena que tinha sido determinada pelo juiz Sergio Moro e mandou o ex-ministro cumprir 30 anos e nove meses de prisão. Ele foi solto por decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) em maio deste ano, após ter sido detido em 2015. Com a recusa dos embargos, o ex-ministro pode ter que voltar à cadeia. Conforme entendimento do Supremo, o cumprimento da pena do réu pode ocorrer após a decisão de segunda instância. Ele aguardava a apreciação dos recursos em liberdade, em Brasília. Na corte regional, a defesa de Dirceu questionava suposta violação à ampla defesa, a utilização de depoimentos de delatores e a dosimetria da pena.

OUTROS RÉUS

Também foram condenados na mesma ação o lobista Fernando Moura, o ex-sócio de Dirceu Júlio César Santos, o irmão de Dirceu, Luiz Eduardo, o ex-assessor do ex-ministro Roberto Marques, o ex-diretor da Petrobras Renato Duque, o ex-sócio da empreiteira Engevix Gerson Almada. No caso de Duque, os juízes consideraram que houve erro e reduziram o valor da multa aplicada anteriormente.

Folhapress - Via BLOG DO CRATO


Exportações do Ceará crescem 70% de janeiro a outubro de 2017 em relação ao mesmo período de 2016


As exportações cearenses somaram, de janeiro a outubro de 2017, US$ 1,65 bilhão. O resultado é superior em 70 por cento os US$ 973 milhões verificados em igual período do ano passado. Já as importações alcançaram o valor de US$ 1,94 bilhão no acumulado de janeiro a outubro, apresentando queda de 86,9 por cento quando comparadas com o mesmo período de 2016, quando foram registrados US$ 3,1 bilhões. O saldo da balança comercial do Ceará totalizou um déficit de 287,4 milhões de janeiro a outubro deste ano, menor do que o verificado no mesmo período de 2016 (US$ 2,19 bilhões). O déficit da balança comercial é o menor desde 2009, quando registrou o valor de US$ 142 milhões.

Em outubro de 2017, as exportações totalizaram US$ 187,4 milhões, alta de 2,7 por cento em comparação ao mês imediatamente anterior (US$ 182,5 milhões), mas em relação a outubro de 2016 registrou crescimento de 29 por cento. As importações de outubro de 2017 alcançaram US$ 197,7 milhões, apresentando queda de 7,7 por cento em relação ao mês anterior, mas ainda ficando acima da média do valor importado ao longo do ano. Relativamente a outubro de 2016, é possível observar um crescimento de 35,4 por cento. O saldo da balança comercial cearense no mês de outubro foi deficitário em US$ 10,2 milhões. Já a corrente de comércio exterior cearense foi de US$ 385 milhões, acima da média do ano, com incremento de 32 por cento em relação ao mesmo período de 2016.

Os números estão no Enfoque Econômico (nº 168) – Comércio Exterior Cearense/outubro de 2017, que acaba de ser disponibilizado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado do Ceará. O desempenho das exportações cearenses nos dez primeiros meses de 2017 representou 0,9 por cento do total da pauta nacional, acima, portanto, do percentual de participação verificado no mesmo período de 2016 (0,6 por cento). A participação do Ceará nas exportações nordestinas também subiu, passando de 9,2 por cento para 11,9 por cento no período analisado.

Com o movimento das exportações e importações, a corrente de comércio do Ceará, no acumulado de janeiro a outubro de 2017, alcançou o valor de US$ 3,59 bilhões, com redução de 13 por cento em relação ao mesmo período de 2016. Essa queda da corrente de comércio pode ser explicada, em parte, pelo aumento atípico das importações no ano de 2016. Na análise mensal, as exportações em outubro de 2017 corresponderam ao montante de US$ 187,4 milhões, registrando alta de 2,7 por cento em comparação ao mês imediatamente anterior. Em comparação a outubro de 2016 registrou crescimento de 29 por cento. O documento foi elaborado por Ana Cristina Lima Maia, assessora Técnica do Ipece e contou com a colaboração de Lilian de Sousa Pereira.

VIA BLOG DO CRATO


Governo do Ceará propõe novo plano de cargos e carreiras para servidores de universidades estaduais


O Governo do Ceará realizou ação histórica para beneficiar servidores das universidades estaduais. Após reunião entre o Executivo e representantes das instituições de Ensino Superior cearenses, foi enviada à Assembleia Legislativa mensagem que objetiva instituir o Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos (PCCV) do quadro de pessoal técnico administrativo da Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece), Fundação Universidade Regional do Cariri (Urca) e da Fundação Estadual Vale do Acaraú (UVA). O documento foi assinado pelo governador Camilo Santana na última sexta-feira.

O plano representa conquista para uma luta de longos anos. Com a sua implementação, os servidores passam a responder pelas titulações de auxiliar, analista ou assistente na da Gestão em Educação Superior, com devidas gratificações pelo desempenho funcional como também por aprimoramentos através de cursos de capacitação (pós-graduações). Os profissionais serão, a partir da lei, vinculados à política contínua de valorização dos servidores públicos, a exemplo de outras categorias – Polícia Civil, Polícia Militar, Detran e Funceme.

A nova legislação vai contemplar 881 servidores no ambiente acadêmico e vai gerar um acréscimo superior a R$ 8,2 milhões. Atualmente, há o investimento de cerca de R$ 37,2 milhões.

GEC - Governo do Estado do Ceará
VIA BLOG DO CRATO


SENAI Juazeiro do Norte com matrículas abertas para cursos técnicos até hoje, dia 21



A unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial(SENAI Ceará), em Juazeiro do Norte, está com matrículas abertas para cursos técnicos nas áreas de administração e segurança do trabalho. E o melhor: sem processo seletivo com prova. O prazo vai até o dia 21 de novembro. As aulas começam nesse mesmo mês e serão realizadas no período da noite. Os interessados podem obter informações acessando AQUI o site do SENAI ou ligando para Central de Relacionamento do Sistema FIEC: (85) 4009-6300.

SENAI
Via BLOG DO CRATO



Governador apresenta modelo de gestão do Ceará em evento nos EUA


O governador Camilo Santana participou nesta segunda-feira (20), em New Haven, nos Estados Unidos, do evento “Encontro de altas autoridades: Uma nova gestão pública para um novo Brasil”. Realizado pela Fundação Lemann, em parceria com a Universidade de Yale, o seminário vai até terça-feira (21) e reúne cerca de 30 pessoas, entre gestores públicos, privados e sociedade civil.

“Esse é um momento ótimo para apresentarmos o modelo de gestão do Ceará, que já está sendo reconhecido internacionalmente, e debatermos os desafios para o futuro do nosso estado e do país”, citou Camilo Santana, que foi um dos três governadores convidados para participar do fórum, ao lado de Paulo Câmara (PE) e Paulo Hartung (ES). “A situação fiscal do Ceará e os avanços da educação nos últimos anos chamaram a atenção dos segmentos internacionais”, disse o governador cearense.

Durante o evento, Camilo Santana participou do fórum “Contexto do panorama internacional e desafios do Brasil”, que teve a mediação de Jorge Paulo Lemann, presidente do Conselho da Fundação Lemann. Nesta segunda-feira foram apresentadas experiências internacionais (EUA, Chile e Cingapura) de sucesso em gestão pública e os desafios para o Brasil.

Na terça-feira estão previstos debates entre os 30 participantes e a sessão “Como construir diálogo e colaboração para gerar transformações perenes”, que será apresentado pelo fundador do Programa de Negociação de Harvard, Willian Ury, um dos mais renomados especialistas em negociação do mundo. “Serão dias muito ricos para a troca de experiências em gestão pública e que, certamente, serão importantes para trazermos novas ideias para o Ceará”, afirmou Camilo Santana, que estava acompanhado do secretário Élcio Batista (Chefia de Gabinete).

Governo do Estado do Ceará
VIA BLOG DO CRATO


CRATO - O prédio do Sesi foi adquirido pelo Governo do Estado e passa a integrar a Universidade, com novo campus






A Universidade Regional do Cariri (URCA) passa a ocupar, a partir desta semana, o novo prédio adquirido pelo Governo do Estado, para integrar a instituição. O antigo SESI será ocupado pelo Centro de Artes da Universidade. Na última sexta-feira, o Vice-reitor da URCA, Francisco do Ó de Lima Júnior, Gabinete e corpo técnico estiveram em reunião com a direção dos cursos de Artes Visuais e Teatro para decidir os detalhes da transferência do campus de Juazeiro do Norte para o Crato.

A mudança ocorre em função de uma melhor infraestrutura para os cursos. Alunos, professores, direção do Centro e coordenação estiveram participando da reunião, debatendo os detalhes da transferência. A avaliação dos que fazem os cursos de Artes Visuais e Teatro é positiva quanto ao novo local, que conta com uma grande infraestrutura, incluindo salas de aula, apartamentos, estacionamento, áreas com piscinas, quadras e um auditório, com mobiliário que terá grande parte aproveitada pelos novos ocupantes da Universidade.

Um levantamento para as reformas prioritárias foi solicitado pelo Vice-reitor, para que sejam feitas de forma imediata para os novos ocupantes, além de uma lavagem do local. Inicialmente, os membros da administração dos cursos estarão ocupando as primeiras salas, para organizar todo o processo de mudanças para início das aulas. Mas, todo o mobiliário será transferido ainda esta semana. Uma avaliação das instalações elétricas, hidráulicas e de internet também já vem sendo providenciada para o local.

Redimensionamento

Segundo o Vice-Reitor, com a nova estrutura o Centro terá um redimensionamento e uma nova concepção, para a efetivação de suas atividades, no processo de formação. Com isso, haverá uma reestruturação. Durante a reunião, Lima Júnior destacou a necessidade das ações de encaminhamento, para a vinda dos cursos. Com isso, além de inicialmente a administração ser instalada, serão avaliadas as localizações das salas e dos laboratórios, com todas as condições pedagógicas para acolhimento dos estudantes e professores.

Os representantes do Centro de Artes, a diretora Mônica Vianna Mello, e o diretor adjunto, Ricardo Akira, destacaram as necessidades imediatas para o processo de mudança. Além disso, avaliaram o prédio como local de boa estrutura para abrigar os cursos.


Além do Centro de Artes, o prédio do antigo Sesi também contará com a adequação necessária, para possibilitar o funcionamento de equipamentos como piscinas e quadras esportivas, a serem utilizados na formação dos alunos do curso de Educação Física, além de atividades de extensão no espaço.

Conforme o Professor Lima Júnior, a aquisição do prédio vem sendo bastante comemorada pela comunidade acadêmica, num momento de significativa conquista para a Universidade Regional do Cariri. Durante esta semana, o local deve receber a visita do Secretário Adjunto da Casa Civil do Governo do Estado, Quintino Vieira, para realizar uma avaliação das possíveis mudanças que devem ocorrer para melhorias no prédio, com investimentos do Governo do Estado, para a URCA.

Fonte: URCA
Via BLOG DO CRATO


Brasil deveria acabar com universidades gratuitas, sugere Banco Mundial

Fonte: Estadão, 21-11-2017.

Entidade diz que Brasil gasta mal e sugere medidas para cortes nas contas
Para cortar gastos sem prejudicar os mais pobres, o governo deveria acabar com a gratuidade do ensino superior. Essa é uma das sugestões apresentadas no relatório "Um ajuste justo - propostas para aumentar eficiência e equidade do gasto público no Brasil", elaborado pelo Banco Mundial.
A ideia é que o governo continue subsidiando os estudantes que estão entre os 40% mais pobres do País. Porém, os de renda média e alta poderiam pagar pelo curso depois de formados. Durante a faculdade, eles acessariam algum tipo de crédito, como o Fies.
Essa proposta se baseia no fato que 65% dos estudantes das instituições de ensino superior federais estão na faixa dos 40% mais ricos da população. Como, após formadas, essas pessoas tendem a ter um aumento de renda, a suspeita dos técnicos é que a gratuidade "pode estar perpetuando a desigualdade no País".
O Brasil tem aproximadamente 2 milhões de estudantes nas universidades e institutos federais, ao passo que nas universidades privadas são 8 milhões de estudantes. Porém, o custo médio de um aluno numa faculdade privada é de R$ 14.000,00 por ano. Nas universidades federais, esse custo salta para R$ 41.000,00 e nos institutos federais o valor é ainda maior: R$ 74.000,00 ao ano.
Esse gasto, diz o estudo, é "muito superior" ao de países como a Espanha e a Itália, por exemplo. No entanto, o valor agregado em termos de conhecimento dos estudantes não é muito diferente do das faculdades privadas. Esse critério considera o que o aluno aprendeu em comparação ao que se esperava que ele tivesse aprendido.
Os gastos do governo com ensino superior são equivalentes a 0,7% do Produto Interno Bruto (PIB) e crescem, em termos reais, 7% ao ano, acima da média mundial. "As despesas com ensino superior são, ao mesmo tempo, ineficientes e regressivas", diz o relatório.
Uma reforma poderia economizar aproximadamente R$ 13 bilhões ao ano nas universidades e institutos federais. No nível estadual, a economia poderia ser de R$ 3 bilhões.
Além da cobrança de mensalidades, o estudo sugere que os gastos por aluno tenham como limite o valor gasto pelas instituições mais eficientes. As menos eficientes teriam, assim, de ajustar suas despesas à nova realidade.
Se as escolas do ensino fundamental e médio atingissem o nível das melhores do sistema, o desempenho na prova do Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (Ideb) subiria 40% para o nível fundamental e 18% no médio. No entanto, aponta o relatório, o Brasil gasta perto de R$ 56 bilhões a mais do que seria necessário para ter o atual desempenho.
A principal proposta para enxugar gastos nessas esferas é aumentar a quantidade de alunos por professor. O estudo diz que a quantidade de estudantes está caindo devido à redução das taxas de natalidade, nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A proposta é não repor os professores que deixam o sistema. Só com isso, a economia seria de R$ 22 bilhões.

Saúde
 
Enquanto no ensino fundamental a nova realidade do crescimento demográfico está esvaziando salas, nos postos de saúde a tendência é contrária: a demanda por atendimento aumenta devido ao envelhecimento da população.
Também nesse caso, o estudo sugere soluções para ajudar a reduzir os gastos que, segundo o banco, não trariam prejuízo ao atendimento. Se todo o sistema atingisse o nível das unidades mais eficientes, poderiam ser economizados R$ 22 bilhões. Entre as propostas, está o fechamento de hospitais de pequeno porte, que custam proporcionalmente mais do que os grandes, se for considerado o valor por atendimento prestado.
O relatório sugere também o fortalecimento do atendimento primário que filtraria os casos mais complexos para enviar aos hospitais. E que o atendimento dos casos mais simples possa ser feito por profissionais de saúde não médicos, deixando-os liberados para os casos mais complexos.
O governo poderia ter ganhos também com acréscimo na arrecadação tributária, da ordem de 0,3% do PIB, se fosse eliminada a dedução no Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). Segundo o relatório, esse mecanismo beneficia os mais ricos de maneira "desproporcional" e "constitui um subsídio para as despesas de saúde privada."

Democracia é isto: Câmara de Vereadores poderá conceder título de “Cidadão Cratense” a Jair Bolsonaro – por Armando Lopes Rafael


Deu entrada na Câmara Municipal de Crato, na sessão do último dia 20, Projeto de Lei concedendo o título de Cidadão Cratense ao deputado federal Jair Messias Bolsonaro. A autoria do projeto é do vereador Roberto Pereira Anastácio (Bebeto), foto abaixo:
O projeto, como era de esperar, provocou revolta junto a pessoas que se identificam com a esquerda, e contentou muita gente que vê em Jair Bolsonaro um potencial Presidente da República do Brasil. Jair Bolsonaro é pré-candidato e em pouco tempo já ocupa o segundo lugar nas preferências da população brasileira, suplantando políticos mais conhecidos como Ciro Gomes, Geraldo Alckmin, Marina Silva, dentre outros.
Bolsonaro tornou-se conhecido por suas posições em defesa da família e do Estado Brasileiro. Nas suas atividades parlamentares se destacou na luta pela aprovação da PEC300 a qual estabelece que a remuneração dos policiais militares dos estados não poderá ser inferior à da Polícia Militar do Distrito Federal, aplicando-se também aos integrantes do Corpo de Bombeiros Militar e aos inativos. Na verdade um reconhecimento à atuação corajosa e desassombrada de um político com fama de honesto e coerente.
Bom não esquecer que, anteriormente, a Câmara Municipal de Crato concedeu o mesmo título ao ex-presidente Lula. E a Internet postou protestos de muita gente que faz restrições à esquerda, ao PT e a Luiz Inácio Lula da Silva.. E que vê o ex-presidente Lula acusado de pesadas denúncias de corrupção passiva e ativa, mentor da criação do “Mensalão” e “Petrolão”, acusado de formação de quadrilha, recebimento de propinas juntamente com seus filhos. Mas isto é a prática da democracia. Todo cidadão no exercício dos seus direitos políticos pode se manifestar, desde que seja com responsabilidade e sem usar calúnias.

Quem é Jair Bolsonaro
 Jair Messias Bolsonaro é um militar da reserva do Exército brasileiro e já foi eleito 6 (seis) vezes deputado federal pelo Estado do Rio de Janeiro. Nas eleições de 2014, foi o deputado mais votado do Rio de Janeiro com apoio de 6% do eleitorado fluminense (464 mil votos). Tornou-se conhecido nacionalmente por suas posições nacionalistas e conservadoras, que estão em alta não só no Brasil, mas em todo o mundo.
Ele se posiciona de forma contrária à legalização das drogas. Além disto, também apresentou um projeto de lei que estabelece a castração química voluntária como condição para que uma pessoa condenada por estupro possa progredir o regime de pena É assumidamente anticomunista e por sua franqueza e transparência vem angariando apoio em todo o Brasil.
Em várias entrevistas, Bolsonaro se posicionou favoravelmente à instituição da pena de morte no Brasil para casos de crimes premeditados, pois, segundo ele, "o bandido, ele só respeita o que ele teme". Também é a favor da redução da maioridade penal e em 2008, foi o único deputado do Rio de Janeiro a votar contra o projeto de lei para ampliar o uso de armas não letais, justificando que esse tipo de recurso já é utilizado.
Já recebeu diversos títulos de Cidadão, tanto de Estados como de grandes cidades brasileiras.

Crato está de Luto - Falece José Milton Arraes, pai do advogado Ernani Brígido e de Camila Arraes.



Na foto: A esposa Gláucia, Camila Arraes, e José Milton Arraes

É com imensa tristeza que anuncio o falecimento do nosso grande amigo e irmão cratense, José Milton Arraes, pai do advogado Ernani Brígido e de Camila Arraes ( esposa do Dep. Federal André Figueiredo ) e casado com Gláucia Arraes.

José Milton era uma pessoa extremamente conhecida e querida na sociedade Cratense, e nos últimos anos viveu com sua família, em Fortaleza. Grande entusiasta das idéias pioneiras, era um atento leitor do Blog do Crato, do qual foi colaborador e incentivador desde o início ( 2005 ). Devemos muito ao José Milton Arraes, aos seus grandes conselhos, dicas, e à sua eterna força. 

Quero aproveitar para me solidarizar com toda a família enlutada, nesse momento de profunda tristeza, principalmente aos meus queridos Ernani Brígido e Camila Arraes, e dizer que também compartilho e me irmano nesta hora de dor. Mal tenho palavras para descrever o Zé Milton Arraes, a sua amizade, a bondade, o carinho, o amor, a dedicação, aquela eterna gentileza, um gentleman. O Zé Milton é um ente querido, que tive o prazer de conhecê-lo nos anos 80, quando éramos  ainda radioamadores aqui em Crato, inclusive comprei um equipamento a ele, que está aqui até hoje. 

O Blog do Crato está de luto e o Crato perde mais um dos seus grandes ícones. Parece até que as boas almas estão nos deixando, pouco a pouco. De 3 anos para cá, a quantidade de amigos que estão no outro plano é enorme. Há poucos dias perdemos dois outros grandes, Inácio Ferreira Teles, e Nezim Patrício. Lamentável. O Crato perde um grande Cratense, um homem digno, que com sua história de vida, mostrou que se consegue tudo, com honestidade, inteligência e gentileza. Salve, grande amigo, grande Cratense  José Milton Arraes. Que Deus, em sua infinita bondade, o receba de braços abertos nas hostes celestiais e dê o espírito da merecida conformação e consolo a toda a família enlutada.

Dihelson Mendonça

BLOG DO CRATO - Desde 2005 registrando todo dia a história do Crato para a posteridade


Imperatriz Lepoldina não sofreu lesões graves antes de morrer, dizem pesquisadores



Estudiosos contestam versão de que ela teria morrido em decorrência de um aborto e agressões de Dom Pedro I. Motivo teria sido uma grave doença que evoluiu rapidamente.

Um grupo de pesquisadores saiu em busca de desvendar um mistério secular: como morreu, aos 29 anos, a imperatriz Maria Leopoldina? Estudiosos descobriram e contestam a versão que até então vigorava de que as agressões de Dom Pedro I poderiam ter sido a causa da morte. A reportagem foi exibida pelo RJTV nesta segunda-feira (20).

A última revelação, aliás, veio da cripta onde estava sepultada a imperatriz. Durante os últimos três anos, historiadores, arqueólogos e peritos trabalharam para descobrir por qual razão morreu, em 1826, Leopoldina, esposa de Dom Pedro I e mãe de Dom Pedro II. Passaram-se nove dias desde que a imperatriz sofrera um aborto. Febre alta e outros sintomas levaram a uma infecção generalizada. A versão de que ela teria sido agredida pelo imperador veio das interpretações de uma carta da própria Leopoldina. Segundo o relato, ela teria levado um chute na barriga, ainda grávida, e até teria sido empurrada escada abaixo. A partir disso, os pesquisadores passaram a estudar os corpos do imperador e da imperatriz. Com auxílio dos recursos mais modernos da medicina, os estudiosos descobriram que antes da morte não houve "trauma muito violento".

"Um abortamento, no terceiro mês, para ser provocado por um trauma , ele teria que ser um trauma muito violento, a gestante teria que ter ruptura de alguns órgãos, ou mesmo uma fratura óssea", contou o médico-legista Luis Roberto Fontes. A historiadora Valdirene Ambiel complementa dizendo que Leopoldina não "apresentou nenhum tipo de fratura". Para os especialistas, o aborto sofrido pela imperatriz se deu por conta de uma doença que evoluiu de maneira grave. Ainda assim, os pesquisadores afirmam que não podem garantir que Dom Pedro nunca tenha sido violento com a esposa, mas ressaltam que não foi um ato de violência que levou à morte da imperatriz.

O sofrimento da imperatriz

Em dezembro de 1826, mês e ano em que a imperatriz morreu, o Diário Fluminense publicou os boletins médicos que mostraram como sofreu, em seus últimos dias, Maria Leopoldina.
A morte gerou comoção na sociedade e uma multidão foi para a frente do Palácio da Quinta. A popularidade de Leopoldina voltou a ser revivida como personagem histórica durante a novela da TV Globo, "Novo Mundo".

Fonte: G1
Via BLOG DO CRATO